Buscar

Avaliação de Risco e Impacto Ambiental - Atividade 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação de Risco e Impacto Ambiental - Atividade 4
Questão 1 Marque Verdadeiro ou Falso:
( ) A Agenda 21 tornou-se uma importante estratégia da promoção da transparência dos processos públicos e do envolvimento da comunidade na participação da resolução de problemas locais, proporcionando o espírito de cidadania e criticidade diante aos problemas ambientais, que são consequentes de maus planejamentos e manejos dos recursos naturais. Isto tem incentivado as pessoas a formarem grupos, associações ou organizações não governamentais para desenvolverem ações de solução de problemas e também a cobrar e fiscalizar os serviços públicos, tanto na esfera executiva, como legislativa.
( ) Lei 10.257/2001, Esta lei constitui um dos maiores avanços legislativos, após um vagaroso processo de tramitação ela foi aprovada e hoje é sem dúvida um símbolo de inovação e progresso, no que tange a construção de cidades sustentáveis.
( ) “Nosso Futuro Comum” foi o alerta sobre os recursos naturais serem limitados, e, portanto, termos que buscar meios de proporcionar o bem-estar das gerações futuras, mas sem ignorar as necessidades da geração atual que já sofre por causa das disparidades sociais. Assim, o desenvolvimento sustentável tem como objetivos integrar e compatibilizar o desenvolvimento econômico e social e a qualidade ambiental.
( ) A lei 6.938/1981 criou a garantia ao direito a cidades sustentáveis. É imprescindível que, para a execução de seus objetivos, tanto a população, quanto os municípios através de seus Planos Diretores, tornem-se responsáveis pela garantia da aplicação desta lei, para assim acabar com o crescimento globalizado descontrolado, que favorece os interesses de uma minoria capitalista, enquanto que a maioria da população vive mal e em locais precários.
c. V, V, V, F. 
Questão 2 O planejamento das cidades no Brasil deve abranger todos os planos setoriais ligados à qualidade de vida no processo de urbanização, como, por exemplo, o saneamento básico, moradia, transporte e mobilidade. Associe corretamente:
Tem o objetivo de fomentar o acesso à moradias com projetos sustentáveis, como coleta de água da chuva, cisternas, energia solar, reuso da água etc.
Resposta: Moradias sustentáveis
 
Tem o objetivo de sensibilizar as pessoas com as questões socioambientais.
Resposta: Educação ambiental
 
Tem o objetivo da manutenção e incremento da área de cobertura verde nas ruas e praças.
Resposta: Arborização urbana
 
Tem o objetivo de permitir que todas as classes sociais, especialmente as mais desfavorecidas, tenham acesso à informação e à políticas públicas de caráter socioambiental
Resposta: Inclusão socioambiental
 
Tem o objetivo de recuperar as áreas degradas públicas municipais como nascentes, matas ciliares, encostas e/ou outras áreas de relevância difusa e coletiva.
Resposta: Recuperação de áreas degradadas
 
Tem o objetivo de dar manutenção e criar novas áreas de acordo com a necessidade da população.
Resposta: Manejo e manutenção de parques, bosques e jardins públicos
 
Questão 3 Na sistematização das ações de planejamento ambiental, podem-se destacar as seguintes fases:
Define qual instrumento de planejamento ambiental irá ser utilizado.
Resposta: Implementação, metodologia e operativa.
 
Define os indicadores a serem diagnosticados.
Resposta: Analise e sistematização de indicadores ambientais.
 
Define por meio de consultas públicas o zoneamento de ações.
Resposta: Elaboração de um modelo de organização territorial.
 
Executa ações definidas nas fases anteriores.
Resposta: Proposição de medidas e instrumentos e mecanismos de gestão.
 
Realiza diagnósticos formando um banco de dados sólido para análise.
Resposta: Diagnóstico do meio com identificação dos impactos, riscos e eficiência de uso.
 
Questão 4 A partir da Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra no século XVIII, mudanças profundas começaram a acontecer no modo de vida dos seres humanos. Passamos a explorar os recursos naturais de uma maneira mais intensa e, em especial, a madeira para queima e também os combustíveis fósseis por meio do carvão mineral (PÁDUA, 2002). Dentre tantas consequências dessas formas de desenvolvimento, que inclusive são praticados até hoje como uma forma de herança cultural do Brasil colonial, tanto nas cidades como no meio rural, podemos destacar:
e. Todas as alternativas corretas. 
Questão 5 Marque Verdadeiro ou Falso conforme o texto a seguir:
O conceito de desenvolvimento sustentável apresentado pela ONU em 1987 no “Relatório de Brutland” foi ratificado no documento elaborado durante a Rio-92 chamado “Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento”, e traz a premissa que o desenvolvimento deve estar planejado dentro do limite de sustentabilidade que se baseia em diversos princípios, sendo aqui destacados três deles:
Princípio 3 – O direito ao desenvolvimento deve ser exercido de modo a permitir que sejam atendidas equitativamente as necessidades de desenvolvimento e de meio ambiente das gerações presentes e futuras.
Princípio 4 – Para todos os Estados e todos os indivíduos, como requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável, irão cooperar na tarefa essencial de erradicar a pobreza, a fim de reduzir as disparidades de padrões de vida e melhor atender às necessidades da maioria da população do mundo.
Princípio 5 – Para alcançar o desenvolvimento sustentável, a proteção ambiental constituirá parte integrante do processo de desenvolvimento e não pode ser considerada isoladamente deste.
Falso

Continue navegando