Buscar

Atividade - Perícia Forense

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA – PERÍCIA FORENSE
	DUPLA:
	
	TURNO:
	
O princípio básico para o estabelecimento de um perfil de DNA de interesse forense está relacionado aos 0,4% de DNA exclusivo de um determinado sujeito. A probabilidade de qualquer outra pessoa, incluindo-se irmãos gêmeos univitelinos, ter os mesmos alelos em cada lócus cromossomal é mínima.
( ) Certo
( ) Errado
Justifique:
Em 28 de Fevereiro de 2017, o Instituto Médico Legal de Alagoas recebeu 6 corpos, vítimas de um acidente de trânsito, que estavam no mesmo veículo. Segundo informações da polícia e da perícia de local de crime, eram todas da mesma família: mãe (42 anos), pai (42 anos), 3 filhos: um menino (20 anos) e duas meninas (16 e 12 anos, respectivamente), e o irmão do pai (25 anos). O médico legista conseguiu fazer a identificação apenas do pai e das duas filhas usando métodos antropológicos, exames odontológicos e impressão digital. Os outros 3 corpos estavam carbonizados e amostras de tecidos tiveram que ser enviadas para o laboratório de DNA, não tendo sido possível identificar nem o sexo das vítimas. Amostras dos três indivíduos previamente identificados também foram enviadas para o laboratório de DNA para servirem de referência.
A partir do fato acima relatado, assinale a alternativa correta e justifique:
( ) Na obtenção de DNA de boa qualidade de todos os tecidos encaminhados, a análise de marcadores do cromossomo Y possibilitaria identificar com precisão a amostra feminina, assim como identificar e individualizar a amostra referente ao tio paterno e ao filho, usando a amostra do pai como referência.
( ) Não é possível realizar análise de DNA mitocondrial para identificar o irmão, usando as irmãs como referência, uma vez que o mesmo é do sexo masculino.
( ) Uma vez que qualquer grau de carbonização torna o DNA extremamente fragmentado em todos os tecidos e não acessível para análise, não é possível fazer a identificação de nenhum dos 3 corpos carbonizados.
( ) Na obtenção de DNA de boa qualidade de todos os tecidos, seria possível realizar análise de 22-23 marcadores do tipo microssatélite e identificar todos os corpos por meio de teste de paternidade reversa, usando o pai e as duas filhas como referência.
Justifique:
Sobre a obtenção, coleta, armazenamento e preservação de material biológico para fins de análise de DNA, é correto afirmar que:
( ) O esmalte de dentes humanos é uma fonte importante de DNA para uso forense.
( ) O DNA acaba se preservando sob temperaturas de carbonização.
( ) A polpa dental é um tecido rico em DNA, pois o mesmo pode ficar preservado mesmo diante da morte por grandes desastres.
( ) O armazenamento do DNA deve ser feito em pH bastante ácido, para evitar a desnaturação.
Justifique:
_________________________________________________________________________________
A Genética Forense é uma ciência que cada vez mais tem auxiliado o direito na identificação de pessoas, investigação de paternidade e elucidação de crimes. De acordo com esta ciência, tem-se o seguinte:
( ) O DNA mitocondrial, por ser muito sensível, não tem utilidade em grandes desastres.
( ) O DNA dos gêmeos idênticos determina a formação da mesma impressão digital.
( ) O DNA mitocondrial é encontrado no núcleo das células.
( ) O DNA mitocondrial é proveniente do material genético da mãe.
Justifique:
_________________________________________________________________________________
Descreva em detalhes, as principais formas de coletar manchas de sangue em locais de crime, incluindo os materiais que podem ser utilizados para este tipo de procedimento:
Justifique cada procedimento:
Parte superior do formulário

Continue navegando