Buscar

BRACHIARIA DECUMBENS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PASTAGENS
As pastagens são a principal fonte de alimentação do rebanho bovino brasileiro e a fonte mais barata de alimento para ruminantes (QUEIROZ et al., 2007). Aproximadamente 75% das áreas agricultáveis são ocupadas por pastagens, o que corresponde a cerca de 20% do território nacional (QUEIROZ et al., 2007).
Os capins do gênero Brachiaria são os mais plantados, em virtude da ampla adaptação a diversas condições climáticas e de solo (QUEIROZ et al., 2007). 
Como todas as culturas, pastagem também é atacada por algumas pragas. Segundo Gallo (2002) como praga tem-se as cigarrinhas ( Zulia enteriana, Deois flavopicta, Deois schach e Mahanarva fimbriolata), Cochonilha-dos-capins (Antonina graminis), Percervejo-das-gramíneas (Blissus antillus), Curuquerê-dos-capinzais (Mocis latipes) e Gafanhotos (Schistocerca spp. e Rhammatocerus spp.), entre outras, as quais as citadas se destacam.
A Brachiaria decumbes pode ser cultivada em áreas de até 1.750 m acima do nível do mar e solos de baixa fertilidade, de textura arenosa até argilosa, desde que bem drenados (QUEIROZ et al., 2007). Ela é recomendada para criação de bovinos de corte e de leite e bubalinos nas suas diversas fases, porém não é recomendada para equinos, pois não consomem bem a forragem de braquiária (QUEIROZ et al., 2007).
Quando bem manejada e adubada, pode-se conseguir uma produção de leite de 11 L/vaca/dia e ganhos de 500 a 600 g/novilho/dia (QUEIROZ et al., 2007).
A Brachiaria decumbens é uma espécie perene, que ocorre de forma nativa no leste tropical da África em altitudes acima de 800 m, sob um clima moderadamente úmido, em pastagens abertas, ou em áreas com arbustos esporádicos e em solos férteis (EMBRAPA, 2014).
De acordo com Vilela et al. (1998) o fósforo é o nutriente mais importante para a formação de pastagens em solos da região do Cerrado. Pode-se optar pelas diversas fontes disponíveis no mercado, como fosfatados solúveis (superfosfato simples e triplo), fosfatos naturais (de origem sedimentar).
REFERÊNCIAS
CAVALLARO JÚNIOR, M. L. Fertilizantes orgânicos e minerais como fontes de N e de P para produção de rúcula e tomate. 2006. 39 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Produção Agrícola)–Instituto Agronômico, Campinas, 2006. Apud CAIONE, G. et al. Fontes de fósforo para adubação de cana-de-açúcar forrageira no cerrado. Pesq. Agropec. Trop., Goiânia, v. 41, n. 1, p. 66-73, 2011. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/pat/article/viewArticle/8497>. Acesso em: 09 Dez. 2014. 
EMBRAPA. Gado de Corte.Acessado em: 09 Dez. 2014. Online. Disponível em: http://www.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/ct/ct01/04especies.html#4.9 Brachiaria decumbens.
GALLO, D. et al. Manual de Entomologia Agrícola. Piracicaba: FEALQ, 2002. 920 p. 10 v.
QUEIROZ, D. S. et al. Braquíaria (Brachiariaspp.). In: Paula Júnior, T. J. de; Venzon, M. (Coords.). 101 Culturas: Manual de tecnologias agrícolas. Belo Horizonte: EPAMIG, 2007. cap. 19, p. 161-174.
VILELA, L. et al. Calagem e adubação para pastagens da região do cerrado. Planaltina: Embrapa-CPAC,1998.28p. (Circular Técnica, 36).

Outros materiais