Buscar

Apol 3 Direito Constitucional RI

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Direito Constitucional
Leia o trecho a seguir: 
"Os estados possuem Constituições estaduais, de acordo com as suas competências. As Constituições dos estado não podem contrariar o que diz a Constituição Federal, já que esta é a norma do topo do ordenamento jurídico. Ainda, as Constituições obedecem a uma regra de simetria com a Constituição Federal, de maneira que as disposições desta geralmente se repetem naquelas, adaptadas aos estados".
Fonte: HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 4.
Tendo em conta o texto citado acima e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina com relação aos estados e à Constituição Federal, assinale a alternativa correta:
A- São reservados aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas pela Constituição Federal.
B- São reservados aos Estados todas as competências que essas entidades entenderam necessárias.
C- São reservados aos Estados apenas as competências elencadas pelo plano de integração nacional.
D- São reservados aos Estados todas as competências que os governadores decidiram implementar durante os seus mandatos.
E- São reservados aos Estados as competências circunscritas no plano de desenvolvimento local.
Questão 2/5 - Direito Constitucional
Leia o trecho a seguir: 
"Como vimos anteriormente, o Brasil é uma república federativa, o que implica o exercício do poder na forma de federação. É, então, dividido em estados, que, em conjunto, constituem a federação. A nossa tem formação distinta daquela encontrada nos Estados Unidos da América (EUA). Esse país é o principal exemplo de federação que podemos encontrar." 
Fonte: HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 4.
Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina, assinale a alternativa que descreve corretamente a formação da federação no Brasil:
A- O processo de formação da federação no Brasil foi feito de baixo para cima, diferindo assim da formação da federação estadunidens
B- Diferentemente dos Estados Unidos, a formação da federação no Brasil se deu de cima para baixo e o país foi dividido em estados pelo poder central.
C- A formação da federação no Brasil foi feita de cima para baixo, de modo que os estados não possuem formação histórica própria.
D- O processo de formação da federação no Brasil legou aos Estados muita autonomia frente ao governo central.
E- A formação da federação no Brasil diferiu da norte-americana porque na federação brasileira os estados possuem funções mais relevantes do que na norte-americana.
Questão 3/5 - Tecnicas de Comunicação
“A pontuação está serviço da compreensão e, para isso, vale-se de sinais gráficos que devem ser utilizados de acordo com a estrutura interna do enunciado”. 
Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 5, p. 213.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:
I – A vírgula não deve ser usada para separar data e endereços. Exemplo: A Semana da Arte Moderna ocorreu em São Paulo entre 13 e 19 de fevereiro de 1922.
II – A vírgula não pode ser usada para separar o vocativo (chamamento) das frases. Exemplo: Dr. Otávio deixei em sua mesa todos os recados anotados.
III – Usa-se a vírgula par isolar o aposto (termo explicativo) nas frases. Exemplo: Castro Alves, famoso poeta do romantismo brasileiro, nasceu na Bahia.
IV – A vírgula deve ser usada para separar os elementos de enumeração. Exemplo: Marcela, Ana, Clara, alguém me ajude.
	
	A
	Apenas as assertivas I e II estão corretas
	
	B
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
	
	C
	Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
	
	D
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas
	
	E
	Apenas as assertivas II e III estão corretas
Questão 4/5 - Direito Constitucional
Leia o texto abaixo e responda:
“O chefe do seu Poder Executivo é o governador, como os Estados. Seu poder legislativo é exercido pela Câmara Legislativa, que parece ser um nome decorrente da junção da Câmara dos Vereadores do município com a Assembleia Legislativa dos estados.” 
Fonte: HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 4, p. 117.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa  correta:
I – O Distrito Federal não pode ser considerado nem como um estado e nem município, uma vez que ele é um ente federativo distinto dos demais. Nesse sentido, o Distrito Federal possui características de estado e de município.
II – O Distrito Federal não possui autonomia política e administrativa, sobretudo por causa da sua posição estratégica no território brasileiro. Em razão disso, a sua gestão é de responsabilidade do Senado Federal e das Forças Armadas.
III – A Constituição determina que o Distrito Federal acumule as competências dos estados e dos municípios, ou seja, ele pode legislar e atuar nas mesmas atividades e funções dos estados e dos municípios.
	
	A
	Apenas a assertiva III está corretas
	
	B
	Apenas as assertivas I e II estão corretas
	
	C
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
	
	D
	As assertivas I, II e III estão corretas
	
	E
	Apenas as assertivas II e III estão corretas
Questão 5/5 - Tecnicas de Comunicação
“Pronomes são palavras que substituem os substantivos ou os determinam, relacionando-os às pessoas dos discursos”. 
Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 6.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:
I – Eu e nós são pronomes em primeira pessoa. O pronome Eu, está primeira pessoa do singular. O pronome Nós, na primeira pessoa do plural.
II – Há três possibilidades para colocarmos o pronome oblíquo na frase: antes do verbo (Eu lhe enviei uma carta), no meio do verbo (Enviar-lhei-ei uma carta) após o verbo (envio-lhe uma carta)
III – Tu e vós são os pronomes que estão na segunda pessoa. O pronome Tu, está na segunda pessoa do singular. O pronome Vós, está na segunda pessoa do plural. 
IV – Os pronomes de tratamento, como por exemplo, Vossa Senhoria, pertencem a 1ª e a 2ª pessoa.
	
	A
	Apenas as assertivas I e II estão corretas
	
	B
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
	
	C
	Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas
	
	D
	Apenas as assertivas I, II e III  estão corretas
	
	E
	Apenas as assertivas II e III estão corretas

Continue navegando