Buscar

PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E ÉTICA - AULA01 - ESTÁCIO

Prévia do material em texto

1.
		Estado é uma organização de um grupo de pessoas em determinado território, visando o bem comum. Para existência do Estado, é necessário existir um conjunto de regras que possibilitem sua existência. Há um ramo do Direito com o objetivo de criar regras de organização do Estado e distribuição das esferas de competência do poder político. Este ramo do Direito é determinado como:
	
	
	
	Direito Civil.
	
	
	Direito do Trabalho.
	
	
	Direito Penal.
	
	
	Direito do Consumidor.
	
	
	Direito Constitucional.
	
Explicação:
Direito Constitucional é o ramo do Direito que incide em uma série de princípios, conceitos e instituições que constam em vários direitos positivos ¿ Direito Penal, Civil, Trabalho, Consumidor etc ¿ classificando e sistematizando-os para uma visão unitária. Assim, a resposta correta é: Direito Constitucional.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Ao ingressar em um restaurante, Tício lê um cartaz afixado no estabelecimento que diz: "Não aceitamos cheques" Artigo 5º, inciso II, da Constituição Federal: Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude de lei . Tício, ao terminar sua refeição, tenta pagar com cheques, mas é de pronto informado pelo dono do estabelecimento que deverá pagar a conta de outra forma. Tácio, mesmo contrariado, faz o pagamento em dinheiro.
Com relação ao que foi afirmado acima, assinale a questão correta:
	
	
	
	se o dono do estabelecimento não aceitou o pagamento em cheque, Tício poderia ir embora, pois na esfera cível não caberia nenhuma indenização
	
	
	Tício poderia utilizar o cheque de terceiros para o pagamento da conta, o que anularia a não aceitação pelo dono do estabelecimento
	
	
	o dono do estabelecimento terá que, obrigatoriamente, aceitar o pagamento em cheque, pois é um título de crédito à vista
	
	
	Tício poderia chamar a polícia para obrigar o dono do estabelecimento a aceitar o pagamento em cheque 
	
	
	tendo em vista o princípio da legalidade, o dono do estabelecimento não é obrigado a aceitar o pagamento em cheque, pois não há lei que obrigue esta prática
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A Constituição Brasileira ao ditar que a liberdade de expressão é um direito fundamental, proibindo o anonimato. Isso significa que cada pessoa é que decide que informações divulgar. A proibição do anonimato esta ligada a todos os meios de comunicação; esta regra constitucional é refletida apenas junto apenas às:
	
	
	
	Atividades Políticas.
	
	
	Atividades Jurisdicional.
	
	
	Atividades ligadas ao magistério.
	
	
	É de grande amplitude e não tem destinatário específico.
	
	
	Atividades jornalísticas.
	
Explicação:
A Constituição Federal de 1988 dispõe em seu Artigo 5º, IV: - e livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; A liberdade de expressão tem seu ônus, tal como o de se manifestar, e, ao assumir a autoria da manifestação pode eventualmente responder por danos a terceiros. O veto constitucional ao anonimato, busca impedir a consumação de abusos no exercício da liberdade de manifestação do pensamento, assim exigindo-se a identificação de quem se vale dessa prerrogativa, sem destinatário específico. Assim, a resposta correta é: É de grande amplitude e não tem destinatário específico.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A Constituição Federal de 1988 assegura em nível de cláusula pétrea ¿ artigo da Constituição que não pode ser alterada ¿ evitar que um dos Poderes da União usurpe funções dos outros, consolidando a separação dos poderes. Um destes poderes, em sua função típica, deve traduzir o sentimento social junto a um fato ocorrido na sociedade que necessitasse de normatização. Este poder do Estado é chamado de:
	
	
	
	Polícia.
	
	
	Administrativo.
	
	
	Legislativo.
	
	
	Judiciário.
	
	
	Executivo.
	
Explicação:
A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 2º dita: Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. - tendo o legislador consagrado o princípio da separação dos poderes ou princípio da divisão funcional do poder do Estado. O Poder Legislativo no Brasil é composto pela Câmara dos Deputados e Senado, que representam o povo em seus anseios e necessidades discutindo legislações que possam traduzir estas demandas. Assim, a resposta correta é: Legislativo.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O Artigo 5º da Constituição Federal determina em seu inciso III que é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado(a):
	
	
	
	a utilização da obra sem a autorização do autor
	
	
	a cópia não autorizada da obra
	
	
	a participação de terceiros
	
	
	a prisão perpétua
	
	
	o anonimato
	
Explicação:
A pergunta nos remete ao princípio da liberdade de expressão e livre manifestação de pensamento, se estes são absolutos ou não; - para uma melhor resposta vamos nos socorrer de legislação estuda no conteúdo, a Constituição Federal; - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; tendo em vista a leitura do artigo e do inciso, a resposta correta é: o anonimato.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Analise as afirmativas abaixo:
I) A alternância de poder é característica da República
II) a alternância de poder é característica da Monarquia
III) a alternância de poder é característica das Ditaduras
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
	
	
	
	a opção III está correta
	
	
	as opções II e III estão corretas
	
	
	a opção II está correta
	
	
	a opção I é falsa
	
	
	a opção I está correta
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O jornalista Tício, em publicação recente, escreve no jornal "A Folha de Notícias" que o Senador Rodan Sá apresentou declaração de renda à Receita Federal contendo inúmeras fraudes nos valores, o que ensejou ao Senador Rodan Sá ingressar em juízo contra o jornalista Tício. Tício alega em sua defesa a liberdade de expressão, e que, segundo a Receita Federal, as informações sobre as fraudes citadas por Tício nos dados são falsas, não cabendo ao Senador nenhuma indenização de cunho material ou moral.
Com relação ao que foi afirmado acima, assinale a questão correta:
	
	
	
	O Senador Rodan Sá não pode processar, pois Tício tem foro privilegiado
	
	
	Tício não poderá processar a Receita Federal pelo desmentido da informação
	
	
	A Receita Federal poderá ser processada pelo Senador Rodan Sá por ter informado que as informações em sua declaração são verdadeiras
	
	
	Tício não é obrigado a indenizar, pois está sob o manto do princípio constitucional da liberdade de expressão
	
	
	O jornalista ou profissional que trabalhe com divulgação de informações, ou veicular informações (notícias), fica sujeito a responder pelos danos causados indevidamente, que possa causar a outrem
	
Explicação:
A pergunta nos remete a choque de dois direitos constitucionais, o direito a liberdade de expressão, levantado por Tício, e o direito a privacidade e dados pessoais de Rodan Sá ¿ neste choque muitas das vezes apenas a análise do caso concreto poderá determinar qual deles tem razão, pois mesmo sendo direitos constitucionais, estão não são absolutos ¿ um dado a questão é muito importante, as informações sobre as fraudes eram falsas ¿ assim o argumento da liberdade de expressão não pode servir de salvo conduto para que se diga qualquer coisa sobre um terceiro ¿ assim, pelas opções de resposta a que se enquadra na situação é: O jornalista ou profissional que trabalhe com divulgação de informações, ou veicular informações (notícias), fica sujeito a responder pelos danos causados indevidamente, que possa causar a outrem.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A Constituição Brasileira determina que o EstadoBrasileiro tem como um de seus fundamentos o valor social do trabalho e a livre iniciativa e que, em consequência disso, este configura-se obrigatoriamente capitalista; determina também que nas relações entre capital e trabalho será sempre reconhecido o valor social do trabalho.
 Com relação ao que foi afirmado acima, assinale a questão correta:
	
	
	
	estes são fundamentos das Teocracias
	
	
	estes são fundamentos do Comunismo
	
	
	estes são fundamentos da Monarquia
	
	
	estes são fundamentos da República
	
	
	estes são fundamentos do Socialismo
	
Explicação:
Para uma melhor resposta vamos nos socorrer do texto da Constituição Federal que trata da questão do trabalho e da livre iniciativa - Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; - o próprio texto em caput dita em sua parte final ...¿ tem como fundamentos¿¿ - que, como citada acima tem como determinação ¿ os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa¿ - assim a resposta correta é: estes são fundamentos da República.

Continue navegando