Buscar

IV CLUBE DA LEITURA IPSIS LETRAS - CAMPO GERAL DE GUIMARÃES ROSA

Prévia do material em texto

IV CLUBE DA LEITURA: IPSIS LETRAS - CAMPO GERAL DE GUIMARÃES ROSA
Questão 1/5 - IV CLUBE DA LEITURA: IPSIS LETRAS - CAMPO GERAL DE GUIMARÃES ROSA
“A análise da produção existente sobre a história da infância permite afirmar que a preocupação com a criança encontra-se presente somente a partir do século XIX, tanto no Brasil como em outros lugares do mundo.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
NASCIMENTO, C. T. do; BRANCHER, V. R.; OLIVEIRA, V. F. de. A construção social do conceito de infância: algumas interlocuções históricas e sociológicas. Disponível em: <http://coral.ufsm.br/gepeis/wp-content/uploads/2011/08/infancias.pdf>. Acesso em 09 abr. 2019.
Sobre o conceito de infância presente ao longo da narrativa Campo Geral e as experiências gozadas pelas personagens, baseando-se ainda na leitura do artigo A infância e ritos de passagem em “Campo geral” de Guimarães Rosa, é correto dizer:
	
	A
	Há a preocupação em abordar a infância sob o ponto de vista sócio-histórico, relacionando infância, sertão e modernidade.
Você acertou!
“[...] a preocupação desse narrador em abordar a infância sob o ponto de vista sócio-histórico, relacionando infância, sertão e modernidade.” (Artigo “Infância e ritos de passagem em “Campo Geral” de Guimarães Rosa, p. 115).
	
	B
	As personagens Miguilim e Dito protagonizam experiências análogas de infância, ambas vivenciando as tensões entre o “antigo-medieval” e a “modernidade”.
	
	C
	O entendimento de que a infância é um momento de quebra e de transformação do ser humano consolida a crítica em relação à dureza do universo sertanejo.
	
	D
	O momento da infância é sempre tomado como sinonímia de segurança e afastamento das agruras que serão protagonizadas longe do espaço de Mutum.
	
	E
	A voz de Miguilim a partir do discurso indireto livre consolida-se como uma ironia, reverberando a impossibilidade de se pensar na infância no espaço sertanejo.
Questão 2/5 - IV CLUBE DA LEITURA: IPSIS LETRAS - CAMPO GERAL DE GUIMARÃES ROSA
“Miguilim, dividido de tudo, se levantava mesmo, de repente são, não ia morrer mais, enquanto seo Aristeu não quisesse. Todo ria. Tremia de alegrias.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
ROSA, J. G. Manuelzão e Miguilim. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
Sobre a personagem Miguilim e baseando-se na leitura do artigo A infância e ritos de passagem em “Campo geral” de Guimarães Rosa, avalie as sentenças a seguir:
I. Acaba sendo inserido no mundo adulto por conta das experiências violentas e pelo contato precoce com o trabalho
II. Nega-se a aceitar os cuidados concedidos às crianças, entendendo a superproteção como um sinal de fraqueza, um atributo típico da modernidade.
III. Transita entre os mundos da criança e do adulto.
São corretas apenas as alternativas:
	
	A
	I e II, apenas.
	
	B
	II e III, apenas.
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	I e III, apenas.
Você acertou!
A sentença II é falsa, uma vez que, ao longo de toda a narrativa, a personagem Miguilim jamais se nega a aceitar os cuidados reservados às crianças, haja visto o seu estreitamento afetivo com o tio e a sua própria mãe. A sentença I é verdadeira, tal como pode ser observado a seguir: “[...] as experiências violentas, o contato precoce com o trabalho e outras vicissitudes do mundo adulto fazem dele um adulto precoce em alguns momentos.” (Artigo “Infância e ritos de passagem em “Campo Geral” de Guimarães Rosa, p. 116). No caso da asserção III, esta também é verdadeira, uma vez que Miguilim “[...] tem convivência concomitante com o mundo da criança e do adulto.” (Artigo “Infância e ritos de passagem em “Campo Geral” de Guimarães Rosa, p. 116).
	
	E
	II, apenas.
Questão 3/5 - IV CLUBE DA LEITURA: IPSIS LETRAS - CAMPO GERAL DE GUIMARÃES ROSA
“[...] Tio Terêz, de bom coração, ensinou-o a armar arapuca para pegar passarinhos. Pegavam muitos sanhaços, aquelas pássaros macios, azulados, que depois soltavam outra vez, porque sanhaço não é pássaro de gaiola. – “Que é que você está pensando, Miguilim?” – Tio Terêz perguntava. – “Pensando em Pai...””.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
ROSA, J. G. Manuelzão e Miguilim. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
Segundo o artigo A infância e ritos de passagem em “Campo geral” de Guimarães Rosa, a vida de Miguilim retratada ao longo da narrativa é um ponto de partida para que seja possível discutir como a ideia de infância – em um contexto que representa o arcaico -  não é percebida por todos da mesma maneira. A figura do pai de Miguilim acaba sendo atrelada a questões como:
	
	A
	Proteção e cuidado.
	
	B
	Reflexão e conselho.
	
	C
	Incompreensão e castigo.
Você acertou!
“O leitor encontra um Miguilim confuso, jogado entre os dois lados da representação de um mundo em transição. Da mãe e do tio recebe o carinho e a compreensão; do pai, a incompreensão e o castigo.” (Artigo “Infância e ritos de passagem em “Campo Geral” de Guimarães Rosa, p. 117).
	
	D
	Segurança e masculinidade.
	
	E
	Fragilidade e doença.
Questão 4/5 - IV CLUBE DA LEITURA: IPSIS LETRAS - CAMPO GERAL DE GUIMARÃES ROSA
 “Um certo Miguilim morava com sua mãe, seu pai e seus irmãos, longe, longe daqui, muito depois da Vereda-do-Frango-d’Água e de outras veredas sem nome ou pouco conhecidas, em ponto remoto, no Mutum. No meio dos Campos Gerais, mas num covoão em trecho de matas, terra preta, pé de serra. Miguilim tinha oito anos. Quando completara sete, havia saído dali, pela primeira vez: [...]”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
ROSA, J. G. Manuelzão e Miguilim. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
O excerto anterior apresenta o início da narrativa de Campo Geral. A partir de sua leitura e, ainda, cotejando as reflexões presentes no artigo A infância e ritos de passagem em “Campo geral” de Guimarães Rosa, é possível afirmar a respeito do tempo enquanto elemento da narrativa:
	
	A
	A passagem do tempo não se faz relevante, justamente porque o foco narrativo se interessa em outras questões, tais como a construção do enredo e a demarcação do espaço.
	
	B
	Ganha relevância desde o início e acaba sendo simbólico para apontar o âmbito psicológico de personagens como Miguilim, salientando como a infância é marcada por diferentes ritos de passagem.
Você acertou!
“Das informações contidas nesse primeiro parágrafo da narrativa, dados importantes se destacam. Em primeiro lugar, a passagem do ano sete para o oitavo da vida do protagonista. O narrador sugere, neste início, o que no decorrer da obra será seu ponto principal, ou seja, a marca dos ritos de passagem constantes no período da infância.” (Artigo “Infância e ritos de passagem em “Campo Geral” de Guimarães Rosa, p. 119).
	
	C
	Transforma-se em justificativa para a morte de Dito, salientando a impossibilidade de alguém mudar o destino.
	
	D
	Estrutura-se de forma desornada e irregular, o que impede que o leitor determine o que é passado, presente e futuro.
	
	E
	Ajuda a criar a tensão entre o arcaico e o moderno, delimitando o espaço do sertão apenas no passado do objeto narrado.
Questão 5/5 - IV CLUBE DA LEITURA: IPSIS LETRAS - CAMPO GERAL DE GUIMARÃES ROSA
“[...] o sentimento da infância não significa o mesmo que afeição pelas crianças: corresponde à consciência da particularidade infantil, essa particularidade que distingue essencialmente a criança do adulto, mesmo jovem.”. (ARIÉS, 2006, p. 99).
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: 
ARIÉS, P. História social da criança e da família. 2. ed. Trad. Dora Flaksman. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
Sobre a concepção de infância presente na narrativa Campo geral e, baseando-se na leitura do artigo A infância e ritos de passagem em “Campo geral” de Guimarães Rosa”, é correto afirmar que:
	
	A
	Trata-se de uma questão pouco relevante para o desenvolvimento da narrativa, uma vez que o espaço sertanejo é caracterizado por uma espécie de não-infância.B
	Está arquitetada na ideia do arcaico e do imaginário de que toda criança precisa experimentar o progresso da modernidade.
	
	C
	Estrutura-se diante de um mundo idílico e fantasioso, no qual ser criança é uma espécie de suspensão do tempo.
	
	D
	Traduz um ideal sertanejo de pureza e inocência, justamente contrário à violência da modernidade.
	
	E
	Leva em conta mais do que o caráter mítico e místico ali tão evidentes.
Você acertou!
Desde o início do artigo, os autores destacam o fato de que o caráter mítico e místico ligado à infância, embora existente, não é o único responsável por conduzir a arquitetura da obra. Na seção de considerações finais do artigo, ganha relevância o fato de que “Embora seja correta a afirmação de que a infância em Guimarães Rosa esteja conectada fortemente com o elemento mítico e místico, não se pode refutar a tese de que sua obra se ancore numa abordagem sócio-histórica e em elementos culturais e antropológicos ligados ao antigo-medieval e à modernidade.”
(Artigo “Infância e ritos de passagem em “Campo Geral” de Guimarães Rosa).

Continue navegando