Buscar

AD2-INFORMÁTICA part2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO - AD2 – 2020.01
DISCIPLINA: Informática na Educação
COORDENADOR (A): Edméa Santos
AD2
Produzir um projeto coletivo (plano de aula, vídeo, quadrinho, jogo ou qualquer outra atividade formativa) que ajude a combater o problema da propagação de fake news.
Documentar o processo de desenvolvimento do projeto em um pequeno vídeo (até 5 minutos) apresentando a proposta, público alvo e seu funcionamento, sem deixar de comentar como foi a concepção e os desafios enfrentados na criação projeto.
Faixa etária: 8 anos
INTRODUÇÃO DA ATIVIDADE:
A educação é a única forma de interromper o ciclo de disseminação de fake news nas redes sociais. Levando em conta a importância de trabalhar o tema com a faixa etária de nossos alunos que é de oito anos, onde há muita energia e curiosidade, por isso, criamos um jogo para que de maneira lúdica os alunos iniciem juntos o hábito de investigar as informações que recebem aprendendo a ouvir uns aos outros.
OBJETIVO:
Fazer as crianças perceberem que as notícias que circulam podem ser mentirosas, por isso, antes de comentar e falar com outros colegas, temos que procurar saber se é mentira ou verdade.
DESENVOLVIMENTO:
As crianças chegam em sala de aula, comentando que ouviram falar que apareceu um gambá no refeitório. Cada criança conta uma história, uns dizem que o gambá era enorme, outros dizem que era peludo, outros dizem que ele correu o refeitório e quebrou uns pratos, e etc.
A professora atenta, aproveita a oportunidade da situação e conversa com as crianças alertando que as pessoas contam muitas histórias mentirosas e que temos que ter cuidado para não espalharmos mentiras, pois essas mentiras podem prejudicar outras pessoas, que as vezes nem conhecemos. No caso da história do Gambá, no refeitório, não prejudica ninguém, mas tem muitas histórias que podem prejudicar e a pessoa que está espalhando mentiras, pode ir presa.
Então vamos esclarecer toda essa informação! 
A professora explica que eles precisam checar, para saber se a notícia é verdadeira. Eles têm que perguntar para as merendeiras, para fiscal da escola, para a diretora, para os professores, para o pessoal do setor administrativo, enfim, quanto mais pessoas perguntarem a checagem será mais completa.
As crianças saem para checar a notícia, escrevem numa folha de papel: 
NOTÍCIA VERDADEIRA: A informação foi comprovada, está correta.
NOTÍCIA FALSA: Quando a informação estiver incorreta.
NOTÍCIA EXAGERADA: Quando a informação está quase correta, mas houve um exagero.
Feito isso a turma se reunirá em sala de aula com a checagem da informação em mãos. A professora pede para que as crianças, que anotaram na folha de papel, expliquem e todos juntos chegam a uma conclusão da notícia que estavam conversando no início da aula.
Chegam a conclusão que a notícia foi EXAGERADA, na verdade, foi um gatinho que apareceu no refeitório.
CONCLUSÃO:
Ao final da investigação, a professora conversa com os alunos dizendo que não devemos espalhar as notícias que ouvimos sem verificar o que realmente aconteceu. Devemos sempre verificar as fontes corretas, a veracidade das informações não só na escola, mas em casa, na rua e na internet também.

Continue navegando