A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) -

Pré-visualização | Página 1 de 2

33995 . 7 - Ética e Cidadania - 20211.A
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário
Nota finalEnviado: 03/02/21 16:03 (AMT)
10/10
1. Pergunta 1
/1
Cidadania refere-se a pessoa que vive e pertence a cidade. Vida comunitária que compartilhamos por estarmos juntos. O Filósofo Michael Walzer, filósofo norte-americano e ex-professor da Universidade Harvard afirma que: “Vida comunitária é um treino para a cidadania”. 
Diante dessa afirmação podemos concluir que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
O sentido da comunidade se constrói a partir do conceito do homem “comum” por pertencer a um grupo, ser comum é ser igual aos outros, não é ser superior ou inferior, mas igual.
Resposta correta
2. 
A diversidade apresentada em comunidades é favorável para que a cidadania enfoque os aspectos individuais em detrimento do coletivo.
3. 
Os interesses individuais se sobrepõem aos interesses da comunidade na prática de respeito mútuo.
4. 
O exercício da cidadania deverá considerar exclusivamente os interesses individuais.
5. 
A tensão entre indivíduo e coletividade aproxima os sujeitos para a defesa do pensamento individual.
2. Pergunta 2
/1
A democracia enquanto regime político traz o desafio para o cidadão de viabilizar sua participação nas decisões políticas, mas ao mesmo tempo essa participação pode ser prejudicial aos próprios cidadãos quando as informações técnicas ou quando o discurso emocionado influencia as opiniões e gera um resultado indesejado.Nesse sentido:
I - A democracia tem de estar constantemente se renovando e se aperfeiçoando. Um exemplo desta situação são os discursos de ódio e preconceito que observamos nos meios de comunicação e nas mídias sociais.
PORQUE
II - Confundimos o direito de expressão com direito de ofensa.
A partir das afirmativas apresentadas, assinale a opção correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
As duas são verdadeiras e a segunda complementa corretamente a primeira.
Resposta correta
2. 
As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
3. 
As duas afirmativas são falsas.
4. 
A primeira é uma afirmativa falsa e a segunda verdadeira.
5. 
A primeira é uma afirmativa verdadeira e a segunda falsa.
3. Pergunta 3
/1
No Brasil e na América Latina, a partir das décadas de 80 e 90 organizam-se documentos que assegurem a efetivação dos direitos dos cidadãos. Um dos pressupostos mais importantes da democracia é a participação política do cidadão, cuja principal forma de expressão é o voto. Abaixo, lista-se documentos que fixam os direitos dos cidadãos brasileiros, avalie e depois escolha a opção correta: 
I-Constituição de 1988.
II-Lei de Diretrizes e Bases-LDB 1996. 
III-Estatuto da Criança e do Adolescente e do Adulto.
IV-Programa Nacional de Direitos Humanos 1996.
V-Projeto Político Pedagógico. 
Escolha a opção correta sobre os documentos que assegura os direitos dos cidadãos brasileiros.
Ocultar opções de resposta 
1. 
As afirmativas I e II e IV estão corretas.
Resposta correta
2. 
As afirmativas I e III estão corretas.
3. 
As afirmativas I, III e V estão corretas.
4. 
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
5. 
As afirmativas II e IV estão corretas.
4. Pergunta 4
/1
Ética e moral são dois termos geralmente confundidos. Por serem parecidos, muitas pessoas assumem que o significado seja o mesmo. Embora estejam relacionados, são termos que têm origem bem distinta. Como vimos, as diferenças entre o conceito de ética e moral são importantes. As normas morais tendem a ser relativas a cada cultura e consideram a historicidade. Nesse sentido, elas podem ser questionadas e até revistas ou extintas. Isso significa que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
As palavras “ética” e “moralidade” são sinônimas e correspondem à mesma ideia.
2. 
Nunca agiremos de forma “moral” se formos contra as regras que a sociedade institui.
3. 
A moral como conjunto de valores através dos quais as pessoas guiam seus comportamentos, tende a ser relativa e depende do país e do momento histórico em que as pessoas fazem parte.
Resposta correta
4. 
Nós não podemos pensar sobre as normas morais que são impostas.
5. 
Nós temos que viver com as normas morais porque essas orientam nossa cultura.
5. Pergunta 5
/1
Por ser judia e ter vivido os horrores do Nazismo, Hanna Arendt ressaltou a importância da liberdade para a existência de um espaço público para o exercício da cidadania através da política. Para Hanna Arendt:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Todas as afirmativas apresentadas estão corretas.
Resposta correta
2. 
A política é vivida com liberdade e se opõem a violência.
3. 
O recurso do medo e da violência acabava com qualquer tipo de relação política.
4. 
A exceção é o Estado que monopoliza o direito do uso legal da força dentro da lei, mas que não pode cercear a experiência política na convivência coletiva.
5. 
Os sistemas totalitários são a forma mais extrema de desnaturação da coisa política, posto que suprimem por completo a liberdade humana.
6. Pergunta 6
/1
Realizando um exercício de pensamento, vamos imaginar em que situação o mundo se encontraria caso o homem ignorasse as leis formuladas a partir dos conceitos de ética e moralidade. A ética é importante porque respeita os outros e a dignidade humana, ética é o que todos temos só falta desenvolver e acreditar no bem, a ética orienta-nos e ajuda-nos para uma vida boa. Sobre o conceito de ética, a única opção que não atende a seu sentido é:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Ao escolhermos orientar nossa ação pensando na preservação negativa da interação social e desconsiderando o outro, estamos atuando de forma ética.
Resposta correta
2. 
A moral e a ética são temporais, ou seja, ao longo do tempo vão-se modificando, evoluindo, porque estão abertas a novos conceitos e críticas.
3. 
A ética está em todos os discursos. A propósito de qualquer acontecimento, levantam-se as vozes dos moralistas para invocar a necessidade de reforço ético.
4. 
A ética, então, pode ser o regimento, a lei do que seja ato moral, o controle de qualidade da moral.
5. 
O valor moral além de ser um instrumento indispensável para o bom funcionamento da sociedade e integração dos indivíduos nela, também significa respeito à vida.
7. Pergunta 7
/1
A ética está em todos os discursos. Ética, infelizmente, é moeda em curso até para os que não costumam se portar eticamente. A propósito de qualquer acontecimento, levantam-se as vozes dos moralistas a invocar a necessidade de reforço ético. Considerando que o valor moral é uma necessidade para a sobrevivência em sociedade, a valorização da vida coletiva. Então, é correto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A moral é a área da filosofia que procura investigar todos os problemas apresentados pelo agir humano, relacionados com os valores estéticos.
2. 
A ética se constitui como ciência da vida individual. A ética é teoria, parte do fato da existência da história da Antropologia.
3. 
Desde o nascimento nos é ensinado o que é certo e errado e a partir disso nos desvencilhamos dos valores impostos pela sociedade.
4. 
A ética é importante porque respeita os outros e a dignidade humana, ética é o que todos temos só falta desenvolver e acreditar no bem, a ética orienta-nos e ajuda-nos para uma vida boa.
Resposta correta
5. 
A ética não é praticada sem nenhum tipo de determinação vem de todos, do inconsciente.
8. Pergunta 8
/1
Thomas Hobbes, clássico da política, pensou em um estado forte que pudesse suprir o estado de guerra, vigente antes do contrato social. Sem leis e sem Estado, você poderia fazer o que quisesse. Os outros também poderiam fazer com você o que quisessem. Esse é o “estado de natureza” descrito por Thomas Hobbes, que, vivendo durante as guerras civis britânicas (1640-60), aprendeu em primeira mão como esse cenário poderia ser assustador. Sem uma autoridade soberana não pode haver nenhuma segurança, nenhuma paz.
Fonte: LAW, Stephen. Guia Ilustrado Zahar: Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
Considere as afirmações:
I. A argumentação hobbesiana em favor de uma autoridade soberana, instituída por um pacto, representa a defesa