Buscar

BIO 1º ANO 15 a 19 JUNHO

Prévia do material em texto

3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação- CREDE 3
ROTINA DE ESTUDO DOMICILIAR
EEM: RAIMUNDA SILVEIRA DE SOUZA CARNEIRO
PROFESSORES:  HELENA MENEZES / SAMARA LOURENÇO.
DISCIPLINAS: BIOLOGIA 
TURMA: 1º ANOS A / B / C / D
TURNO: MANHÃ / TARDE
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 H/A
DATA: 15 a 19 DE JUNHO DE 2020
Olá prezado (a) aluno (a) de 1° ano, tudo bem com você?
Estamos aqui para contribuir com sua aprendizagem nesse momento de estudo domiciliar, pensamos na melhor maneira de organizar e elaborar um plano que possa contribuir ao máximo e assim você consiga ganhar ainda mais conhecimento.  Fique à vontade para tirar dúvidas com seus professores, assistir vídeos aulas e resolver os exercícios para ampliar seus conhecimentos. Esperamos colaborar com seu crescimento educacional, profissional e emocional nesse momento de continuação ao ensino médio está a acontecer com aulas remotas, será um precioso momento de amadurecimento e crescimento pessoal. Desenvolva uma rotina de estudo diária assim seu dia será bem-sucedido e expressivo, fazendo com que esse processo seja mais tranquilo e harmonioso, não esqueça que aqui estamos mesmo distantes como sendo seu principal apoio.
Bons estudos!
 1- IMPORTÂNCIA DO CONTEÚDO A SER ESTUDADO
Objetivo da aula
· Conhecer os principais componentes e estrutura do núcleo;
· Comparar as várias formas do núcleo;
· Identificar a importância do núcleo para a manutenção das atividades da célula.
Importância 
O Núcleo Celular é uma parte de extrema importância para a célula. Pode-se dizer que o núcleo é como se fosse o "cérebro" da célula, pois é a partir dele que partem as "decisões", como a divisão celular, por exemplo. Em outras palavras, o núcleo pode ser considerado como o centro de controle da célula. É no núcleo que ficam guardados os genes, que carregam as informações fundamentais para o funcionamento da célula e, por consequência, de todo o organismo.
Função
É onde se localizam os cromossomos compostos de moléculas de ácido desoxirribonucleico, DNA, que carrega toda a informação sobre as características da espécie e participa dos mecanismos hereditários. Cada região do DNA é composto por genes que codificam as informações para a síntese de proteínas, que ocorre nos ribossomos. De acordo com o gene codificado, será sintetizada um tipo de proteína, que será usada para fins específicos.
Representação do processo de síntese proteica que começa no núcleo e depois acontece no citoplasma. Além disso, quando o organismo precisa crescer ou se reproduzir a célula passa por divisões que acontecem também no núcleo.
Componentes do Núcleo
O núcleo contém nucleoplasma, substância onde fica mergulhado o material genético e as estruturas que são importantes para que desempenhe suas funções, como os nucléolos.
E também há a carioteca ou membrana celular, que delimita o núcleo e envolve o material genético.
Representação da estrutura do núcleo e sua ligação com o retículo e os ribossomos.
Carioteca
A membrana que envolve o núcleo é chamada de carioteca, tem natureza semelhante às restantes membranas celulares, ou seja, dupla camada de lipídios e proteínas. A membrana mais externa está ligada ao retículo endoplasmático e muitas vezes possui ribossomos aderidos. No lado interno da membrana interior há uma rede de proteínas (lâmina nuclear) que ajudam na sustentação da carioteca e participam do processo de divisão celular, contribuindo para a fragmentação e reconstituição do núcleo. Existem poros na carioteca que são importantes para controlar a entrada e saída de substâncias.
Cromatina
As moléculas de DNA associadas às proteínas histonas compõem a cromatina. A cromatina pode estar mais densa, mais enrolada, sendo chamada heterocromatina que se diferencia da região de consistência mais frouxa, a eucromatina. O conjunto dos cromossomos que constituem cada espécie é o cariótipo; no ser humano, por exemplo, são 22 pares de cromossomos autossômicos e 1 par de cromossomos sexuais. Os cromossomos humanos, por exemplo, têm forma e tamanho típicos o que facilita a sua identificação.
Nucléolos
Os nucléolos são corpos densos e arredondados compostos de proteínas, com RNA e DNA associados. É nessa região do núcleo onde são fabricadas as moléculas de RNA ribossômico que se associam a certas proteínas para formar as subunidades que compõem os ribossomos. Essas subunidades ribossômicas ficam armazenadas no nucléolo e saem no momento de realização da síntese proteica.
2- TÓPICOS DO CONTEÚDO A SER ESTUDADO
Livro do aluno
· Capítulo 10 – Núcleo e divisão celular
· Tópico 01 – Núcleo: Noções gerais – Páginas 231 e 232
· Tópico 02 – Estrutura do núcleo – Páginas 232 a 234
3- ORIENTAÇÕES DE ESTUDO
1° PASSO: Estudo do texto presente no livro didático do aluno, no componente de Biologia, nas páginas 231 a 234. 
 
2° PASSO: Vídeo 1: Biologia - Citologia - Estudo do Núcleo
Para melhor entendimento assista o vídeo disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=dj7NWvBmkCU
3° PASSO: Vídeo 2: Núcleo celular – Brasil Escola
Para melhor entendimento assista o vídeo disponível em:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=7&v=e-fDR62HyrU&feature=emb_logo
Observação: O aluno pode optar por assistir apenas um vídeo, já que os dois apresentam a mesma temática – Núcleo celular.
4- EXERCÍCIOS A SEREM RESOLVIDOS
O aluno irá resolver a presente atividade no google forms, na plataforma Google Sala de aula.
01. Quantos pares de cromossomos há no cariótipo da espécie humana?
02. Qual é a importância do núcleo para a célula?
03. O que é nucléolo? Qual é a sua importância para a célula?
04. Explique em que consiste a cromatina.
05. Observe a ilustração abaixo e responda às questões.
a) Escreva o nome das estruturas indicadas na figura acima.
b) Descreva a importância de cada uma dessas estruturas.
c) Como são denominadas as células que possuem as estruturas indicadas na figura?
06. No núcleo, que é uma região da célula delimitada por membrana, encontramos o material genético do organismo. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica corretamente o nome dado às células que possuem núcleo definido.
a) Células autotróficas.
b) Células heterotróficas.
c) Células eucarióticas.
d) Células procarióticas.
e) Células virais
5- AVALIAÇÃO DO MOMENTO DE ESTUDO
- O aluno será avaliado conforme a resolução da atividade proposta.
- A efetivação da atividade servirá como frequência ao aluno e posteriormente valerá nota para o segundo bimestre.

Continue navegando