Buscar

Desafio Colaborativo da disciplina de Deontologia e Legislação

Prévia do material em texto

Quais as infrações cometidas pelo farmacêutico, segundo os deveres e proibições do “Código de Ética da Profissão Farmacêutica” e quais as medidas cabíveis pelo conselho?
	Segundo as RESOLUÇÕES DO CFF – Nº 417, 418/2004 e 431/2005. O CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA, no exercício das atribuições que lhe confere o artigo 6º, alínea “g”, da Lei n° 3.820, de 11 de novembro de 1960.
Segundo os deveres:
Art. 2° - O farmacêutico atuará sempre com o maior respeito à vida humana, ao meio ambiente e à liberdade de consciência nas situações de conflito entre a ciência e os direitos fundamentais do homem
Art. 12 - O farmacêutico deve comunicar ao Conselho Regional de Farmácia, por escrito, o afastamento de suas atividades profissionais das quais detém responsabilidade técnica, quando não houver outro farmacêutico que, legalmente, o substitua. 
§ 1º - A comunicação ao Conselho Regional de Farmácia deverá ocorrer no prazo máximo de 5 (cinco) dias após o afastamento, quando este ocorrer por motivo de doença, acidente pessoal, óbito familiar, ou outro, a ser avaliado pelo CRF. 
§ 2º - Quando o afastamento for motivado por doença, o farmacêutico ou seu procurador deverá apresentar à empresa ou instituição documento datado e assinado, justificando sua ausência, a ser comprovada por atestado, no prazo de 5 (cinco) dias. 
§ 3º – Quando o afastamento ocorrer por motivo de férias, congressos, cursos de aperfeiçoamento, atividades administrativas ou outras atividades, a comunicação ao Conselho Regional de Farmácia deverá ocorrer com antecedência mínima de 1 (um) dia.
Segundo as proibições:
Art. 13 - É proibido ao farmacêutico:
IV. praticar ato profissional que cause dano físico, moral ou psicológico ao usuário do serviço, que possa ser caracterizado como imperícia, negligência ou imprudência;
Medidas cabíveis:
Segundo a RESOLUÇÃO Nº. 461 de 2 de maio de 2007:
Art. 2º - As infrações éticas e disciplinares serão apenadas, de forma alternada, sem prejuízo das sanções de natureza civil ou penal cabíveis, com as penas de:
I. advertência; 
II. advertência com emprego da palavra “censura”; 
III. multa; 
IV. suspensão; 
V. eliminação.
Art. 12 - As infrações éticas e disciplinares de ordem farmacêutica prescrevem em 5 (cinco) anos.
Art. 13 - Esta Resolução entra em vigor a partir de sua publicação.
Quais os princípios da bioética foram infringidos e por quê? Justifique.
	Segundo a RESOLUÇÃO Nº 596 de 21 de fevereiro de 2014. Ementa: Dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica, o Código de Processo Ético e estabelece as infrações e as regras de aplicação das sanções disciplinares.
Art. 3º - A dimensão ética farmacêutica é determinada em todos os seus atos, sem qualquer discriminação, pelo benefício ao ser humano, ao meio ambiente e pela responsabilidade social.
Art. 5º - O farmacêutico deve exercer a profissão com honra e dignidade, devendo dispor de condições de trabalho e receber justa remuneração por seu desempenho.
Art. 6º - O farmacêutico deve zelar pelo desempenho ético, mantendo o prestígio e o elevado conceito de sua profissão.
	Ao infringir esses artigos, ele não realiza os princípios de promoção, a proteção e a recuperação da saúde, promovendo ao usuário o uso irracional de medicamentos.
Referência Bibliográfica
BRASIL - CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. RESOLUÇÕES DO CFF – Nº 417, 418/2004 e 431/2005. Disponível em: <http://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/76/08-codigodeetica.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2020.
BRASIL - RESOLUÇÃO Nº 596 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2014. Disponível em: < http://www.cff.org.br/userfiles/file/resolucoes/596.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2020.

Continue navegando