Buscar

Desafio Colaborativo de Química Analítica Quantitativa

Prévia do material em texto

Desafio Colaborativo de Química Analítica Quantitativa
	Segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível), é obrigado possuir 25% de etanol anidro na gasolina, além de possuir uma margem de erro de apenas 1% para mais ou para menos. Com isso, para realizar testes de teor de álcool em amostra de gasolina, é possível através de análises instrumentais, onde estão divididos em três grupos, que são: cromatografia, eletroquímica e espectroscopia. Além dessas análises, ainda é possível realizar um teste de análise clássica conhecida por “teste da proveta”, contudo para realizar esse tipo de teste é prático e simples, veja como realizá-lo a seguir:
· Uma proveta de 100 mL, limpa, seca, desengordurada e com tampa;
· 50 mL da gasolina que se deseja analisar;
· 50 mL de solução de cloreto de sódio (NaCl) na concentração de 10% p/v, isto é, 100g de sal para cada 1 litro de água (muitas vezes, utiliza-se apenas água, mas o indicado pela ANP é com a solução aquosa de cloreto de sódio).
Em seguida, coloque 50 mL de gasolina na proveta, adicione 50 mL da solução de cloreto de sódio. Tampe a proveta e faça a homogeneização da gasolina e a solução. Faça isso invertendo a proveta lentamente por dez vezes sucessivas, após deixe o mesmo em repouso por 15 minutos. Feito isso é possível determinar a quantidade de etanol que tinha na amostra de gasolina, exemplo: depois da separação das camadas, o volume da fase aquosa passou de 50 mL para 60 mL e a de gasolina ficou 40 mL. Então é possível visualizar que 10 mL de álcool foram extraídos da gasolina. Em seguida basta realizar uma regra de três simples:
50 mL --- 100%
10 mL --- x
50 . x = 10 . 100%
x = 1000%/50
x = 20%
Feito isso, basta buscar nos parâmetros legais e comparar, neste exemplo nota-se que esta gasolina atende os parâmetros legais. Também é possível verificar a porcentagem diretamente através desta equação:
Outro tipo de teste é o “Testes de Densidade na Gasolina Aditivada”, que consiste em uma proveta de 1 L, uma proveta de 100 mL com boca e tampa esmerilhadas, densímetros para petróleo com escalas 0,700 à 0,750 g/cm³ e 0,750 à 0,800g/cm³, um termômetro ASTM 12C e água destilada com 10% de sal (NaCl).
Referência Bibliográfica:
BRASIL POSTOS. Brasilposto, 2015. Aprenda a fazer os testes de qualidade em combustíveis. Disponível em: <https://www.brasilpostos.com.br/noticias/gerenciamento-do-posto/aprenda-a-fazer-os-testes-de-qualidade-em-combustiveis/>. Acesso em: 28, agosto de 2020.
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. Mundoeducação: Determinação do teor de álcool na gasolina. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/determinacao-teor-alcool-na-gasolina.htm>. Acesso em: 28, agosto de 2020.

Continue navegando