Buscar

Avaliação diagnóstica 1º ano Física - ondas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação diagnóstica
1. Você já deve ter visto que a ondulatória é a parte da física que estuda as ondas e os fenômenos relacionados a elas. Sendo assim, o que é uma onda? O que é frequência de uma onda?
2. Qual a diferença entre uma onda mecânica e uma onda eletromagnética?
3. Cite exemplos do seu cotidiano em que as ondas eletromagnéticas e mecânicas estejam presentes.
4. Quais são os danos causados ao ser humano quando é exposto durante um período prolongado a raios ultravioletas? Qual é a camada que nos protege destes raios que são emitidos pelo sol?
5. Porque durante uma tempestade é comum vermos o clarão de um raio e, só depois de algum tempo, ouvirmos o barulho de um trovão?
6. O ser humano é capaz de ouvir sons com frequências na faixa de 20Hz a 20.000 Hz. As frequências acima de 20.000 Hz são chamadas de ultrassom. Apesar de não ser audível ao ser humano, este por sua vez torna-se útil para outras aplicações, cite alguma.
7. O que é uma fonte luminosa? É possível enxergar os objetos em total escuridão? 
8. No momento em que você se encontra sentado na sua cadeira respondendo esse exercício, você pode estar em movimento? Justifique. 
9. Um veículo viaja a 20m/s, em um local onde o limite de velocidade é de 80km/h. O motorista deve ser multado? 
10. Em uma recente partida de futebol entre Brasil e Argentina, o jogador Kaká marcou o terceiro gol ao final de uma arrancada de 60 metros. Supondo que ele tenha gastado 8,0 segundos para percorrer essa distância, determine a velocidade escalar média do jogador nessa arrancada. 
11. Um automóvel percorre 200 m com uma velocidade escalar de 12 m/s. determine o tempo gasto pelo automóvel para realizar tal façanha. 
12. O guepardo, ou chita é o animal terrestre mais veloz que se conhece. Partindo do repouso, ele pode chegar a 26 m/s em apenas 2 s, exibindo espantosa aceleração.
a) Calcule a aceleração do animal durante esse intervalo.
b) Compare o valor obtido com a aceleração da gravidade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais