Buscar

Estagio curricular Oficil editado 24-11

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

17
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO– ICSC
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ESTÁGIO CURRICULAR
THUANI MAIA ALVES DE SOUSA
RA 1205057
POLO OBJETIVO– CAÇAPAVA
2019
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO– ICSC
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Estágio Curricular
THUANI MAIA ALVES DE SOUSA
RA 1205057
Trabalho de Estágio Curricular apresentado à Universidade Paulista – UNIP Polo Objetivo – Caçapava-SP como requisito básico para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. 
Orientador: Alessandra Carvalho Teixeira
POLO OBJETIVO – CAÇAPAVA
2019
NOME: Thuani Maia Alves de Sousa 
RA: 1205057
BANCA EXAMINADORA - ESTÁGIO CURRICULAR
Relatório de Estágio Curricular defendido em Banca Examinadora para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis da Universidade Paulista- UNIP- Polo Objetivo- Caçapava.
 
Professora Orientadora: Alessandra Carvalho Teixeira
Banca composta pelos professores: 
- Adriana Rodrigues Balardim 
- Ana Carolina Reis Covelli
	
 
Coordenadora de Ciências Contábeis – U NIP – EAD
 Ma. Divane Alves da Silva
São Paulo
Dezembro de 2019
AGRADECIMENTOS
Á minha família por todo apoio e incentivo, meus amigos e aos colegas do trabalho com o fornecimento de material para a realização deste trabalho e a Deus pela oportunidade e benção.
SÚMARIO
CAPÍTULO 1: APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO	5
1.1 Razão social	5
1.2 Origem	5
1.3 Evolução	5
1.4 Endereço	6
1.5 Ramo de Atividade	6
1.6 Filiais	6
1.7 Missão e Objetivo da Empresa	6
1.8 Principais concorrentes	7
1.9 Principais produtos	7
1.10 Organograma geral da organização	8
CAPÍTULO 2. APRESENTAÇÃO DA ÁREA EM QUE SERÃO REALIZADAS AS ATIVIDADES (ÁREA ESTAGIADA)	9
2.1 Nome do departamento / setor	9
2.2 Organograma especifico do departamento/setor	9
2.3 Descrição sucinta das funções contidas no organograma do departamento/setror	10
CAPÍTULO 3. DESCRIÇÃO DETALHADA DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA FUNÇÃO EXERCIDA	11
Capítulo 4: CONTEXTUALIZAÇÃO PRÁTICA E TEÓRICA	12
4.1 Identificação do problema na Empresa	12
4.2 Encaminhamento das soluções para o problema identificado	12
4.3 Contextualização Teórica	17
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS	19
6. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS	20
7. TERMO DE CONVALIDAÇÃO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO CONTRATADO	21
CAPÍTULO 1: APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 
1.1 Razão social 
IPA Industria Produtos Automotivos Rgs Ltda
1.2 Origem 
No site Institucional da Empresa nos revela que a IPA é uma empresa nacional fundada em 1997, em Gravataí (RG). Foi construída dentro do Complexo Industrial General Motors do Brasil para fazer parte de um novo conceito de fabricação e entrega de componentes sequenciados para a montadora e se consolidou no setor de produtos plásticos fabricados por processo de sopro e injeção, como tanques e tubos de combustível para veículos.
1.3 Evolução 
Inicialmente em 2001, foi criada a unidade IPA do mesmo grupo, na cidade de Jaguariúna dentro do Distrito Industrial Park, atendendo o mercado automotivo e demais mercados, via injeção e sopro de termoplástico.
Em 2006 a empresa abre sua primeira filial no exterior localizada no Parque Logístico Industrial de Zárate na província de Buenos Aires na Argentina sendo a mais nova unidade do grupo e a primeira filial no exterior atendendo o segmento automotivo.
Em 2007 inaugura em Caçapava (SP) mais uma unidade onde concentrasse o maior volume de produção sendo ela a maior do grupo, está unidade atende clientes nacionais e internacionais. 
Com uma operação de Extensão em 2009 foi fundada a IPA Anchieta em São Bernardo do Campo (SP), destinada a montagem de tanques dentro do complexo da Volkswagen.
Em 2012, foi fundada a IPA Porto Real (RJ) dentro do Polo Agroindustrial, do complexo da Peugeot Citroen, destinada a montagem de tanques e tubos.
Em 2014 fundada a IPA em Jaguariúna (SP) como filial, atendendo o mercado automotivo e demais mercados, via injeção e sopro de termoplástico.
1.4 Endereço 
A Filial base para produção deste trabalho está localizada na Rua Dr Rosalvo de Almeida Teles, 800 – Parque Nova Caçapava, Caçapava SP 
1.5 Ramo de Atividade 
O Ramo de atividade da Unidade IPA Ind. Prod. Automotivo RGS Ltda, conforme dados extraídos do site da Receita Federal é a fabricação de outras peças e acessórios para veículos automotores não especificados anteriormente.
 1.6 Filiais 
Atualmente a empresa possui filiais espalhadas em todo território nacional e internacional Gravataí (RS), Jaguariúna (SP), Porto Real (RJ), Anchieta em São Bernardo do Campo (SP), Caçapava (SP) e Zaárate (ARG).
Porém este trabalho terá como base na Unidade de Caçapava (SP), onde serão relatadas suas atividades desenvolvimentos.
1.7 Missão e Objetivo da Empresa 
Missão
Ser totalmente envolvida e comprometida com êxito dos clientes, fornecedores e parceiros;
- Fornecer produtos com qualidade;
- Motivar e preservar o bem-estar dos colaboradores;
- Inovação e desenvolvimento de tecnologias;
- Agilidade e flexibilidade
- Apoio a comunidade
Objetivo 
Ter uma gestão focada para projetar, desenvolver e fornecer sistemas integrados para combustíveis, com níveis de tecnologia, qualidade e custos mundialmente competitivos, buscando sempre a melhoria contínua de seus recursos.
1.8 Principais concorrentes
· Kautex Textron do Brasil Ltda – Autopeças
· Ti Automotive 
1.9 Principais produtos 
A empresa tem como atividade principal a fabricação de tanques de combustível, em que a matéria-prima utilizada é o polietileno de alta densidade (PEAD). Tem como função principal a armazenagem do combustível acoplada no interior do mesmo.
A IPA, no setor automotivo, trabalha com uma linha de mais de 300 itens, acumulando mais de 20 anos de experiência nesse mercado. Devido ao seu reconhecimento, atende às principais montadoras que produzem localmente.
A empresa tem diversificado sua gama de produtos nos últimos tempos a fim de ampliar seu portfólio e atender com excelência a diferentes mercados. Atualmente, atende também aos segmentos de brinquedos, agronegócio, e produtos plásticos armazenamento de químicos.
Sua capacidade operacional possibilita atender a novos negócios, focados em Linha Branca – peças plásticas como bandeja e puxador de porta –e Linha Amarela – como os conectores para a construção civil. 
1.10 Organograma geral da organização
Abaixo segue as estruturas hierárquicas da Empresa Ipa Ind. Prod. Automotivos Rgs Ltda.
						
Conselho Fiscal 
ACIONISTAS 
FISCAL 
CONTABILIDADE 
FINANCEIRO 
CONTROLADORIA	
MANUTENÇÃO
PRODUÇÃO
PROCESSO
COMPRAS Cadeia Suprim.
OPERAÇÕES 
ENGENHARIA
RH 
CFO 
QUALIDADE
PMO – Processo de melhoria ConT
 
CEO
Auditoria 
VENDAS 
Fonte: IPA Ind. Prod. Automotivos Rgs Ltda
CAPÍTULO 2. APRESENTAÇÃO DA ÁREA EM QUE SERÃO REALIZADAS AS ATIVIDADES (ÁREA ESTAGIADA)
2.1 Nome do departamento / setor 
	Contabilidade/ Fiscal 
2.2 Organograma específico do departamento/setor 
 ACIONISTAS 
CEO
CFO
CONTROLADORIA
CONTABILIDADE
FISCAL
FINANCEIRO
Fonte: adaptado ao modelo da Ipa Ind. Prod. Automotivos Rgs Ltda.
2.3 Descrição sucinta das funções contidas no organograma do departamento/setror
O Setor de Faturamento realiza as seguintes atividades:
As funções do Faturista são: Fazer o acompanhamento da programação das montadoras e pedidos, em seguida realizar a emissão de Nfs e conferir os dados fiscais, como CFOP, NCM, pedido cliente, consignados e o controle de canhotos.
Recebimento Fiscal:
A Função do recebimento fiscal é realizar as entradas de Nfs serviço, Nf-e, CT-e dentro do Sistema FS Fujita Sisten de todas operações, tudo com pedidos vinculados ao sistema.
Setor Fiscal/Tributação.
A Função do fiscal é realizar a conferência das notas fiscais de Entrada, Saídas, Serviços Tomados, industrialização, remessa para teste, no ERP FS Fujita Sisten, acompanhar a legislação fiscal e tributária, apuração dos impostos federais, municipais e estaduais, preenchimento das guias
de pagamento, elaboração e entrega de obrigação acessórias, assessoria no registro contábil das provisões tributárias, treinamentos a faturista e recebimentos, bem como auxilio do comercial.
Setor Financeiro Contas a Pagar e Receber.
Contas a. Pagar – responsável por todos os pagamentos de fornecedores, salários, impostos, investimentos, fluxo de caixa, relatórios gerenciais de controle de Investimento.
Contas a. Receber – responsável por todo recebimento de clientes, remessa e negociação junto ao banco.
CAPÍTULO 3. DESCRIÇÃO DETALHADA DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA FUNÇÃO EXERCIDA 
No Departamento de Fiscal da IPA faço parte como, Analista Fiscal Sênior, onde sou responsável por toda a área fiscal do grupo, apuração, entrega de obrigações fiscais, coordenando os setores de faturamento e recebimentos fiscal de todas as unidades.
Diariamente recebemos os lotes de entradas e saídas das unidades e realizamos as conferencias dos livros fiscais, analisando a operação fiscal, impostos envolvidos, classificação interna dos produtos, onde já é feita a análise através de um código interno onde o mesmo já classifica para departamento contábil integrar no sistema.
Realizava o acompanhamento da legislação, organizava treinamentos aos faturistas e recebimentos fiscais.
No primeiro dia do Mês tínhamos que iniciar as apurações dos impostos,federais,estaduais e municipais. 
Parte federal é tributada pelo Lucro Real, no regime não – cumulativo, apurávamos o PIS/COFINS individualmente e depois era feito a consolidação dos impostos.
No ICMS, temos a centralização do recolhimento e apuração para unidades do estado de SP, onde a unidade de Caçapava- SP, era a unidade centralizadora. As demais unidades de SP, após apurarmos emitimos NF de transferência de ICMS de saldo devedor/credor para estabelecimento centralizador.
Em seguida era feito a elaboração e geração dos arquivos para o envio e analises das obrigações acessórias, como SPED FISCAL com Bloco K, CONTRIBUIÇÃO, onde participei e realizei as implantações quando iniciaram estas obrigações.
O departamento Fiscal, realizava a preparação e o envio da DCTF, DCTF-WEB, GIA, SPED REINF, registros de serviços tomados nas prefeituras.
Realizava o suporte ao departamento de comercial, auxiliando em novos projetos, preparando toda a parte tributário que seria envolvida no processo, cálculos ferramentais, entre outros.
O departamento de Fiscal tem um cronograma extenso para cumprir todas suas atividades dentro dos prazos assim já definidos pela Auditoria.
Ao final do fechamento encerrasse o mês com o preenchimento das informações do faturamento por filial e o reporte para Auditoria.
O Grupo Ipa tem sua Diretoria e Auditoria interna que acompanha seus resultados através do Fechamento Contábil e Fiscal com até o 10° dia útil do mês.
Capítulo 4: CONTEXTUALIZAÇÃO PRÁTICA E TEÓRICA 
4.1 Identificação do problema na Empresa 
Nas rotinas vivenciadas dentro do departamento de Fiscal durante todo processo de fechamento e apurações dos impostos federais, pude observar que a empresa estava acumulando um saldo de IPI muito alto em sua apuração, em virtude das suas vendas estarem com a Suspensão de IPI conforme previsto no art.29 da Lei 10637/2002.
Quando realizávamos as compras de bombas para utilização nos tanques de combustível, adquiríamos diretamente da montadora que nos revendia. 
Neste momento adquiríamos o material para utilização em nosso processo industrial com o destaque de IPI, ocasionado os créditos da entrada em nossa apuração.
Após a produção do tanque de combustível, ocorria a venda direto para a montadora sem o destaque de IPI. Dado este fato puder fazer o seguinte questionamento:
De que forma é possível utilizarmos este Saldo de IPI acumulado em nosso Livro de Apuração de IPI, trazendo retornos para a empresa, de forma correta e dentro da legislação?
4.2 Encaminhamento das soluções para o problema identificado
Para trazer uma solução para a problemática o primeiro passo foi entender o conceito através de estudos e pesquisas aprofundadas dentro da legislação de IPI.
O Livro Registro de Apuração do IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados -  é obrigatório para as indústrias e estabelecimentos equiparados, estabelecido pelo Regulamento do IPI.
Seu objetivo é apurar o IPI devido pelo estabelecimento no período.
No Livro Registro de Apuração do IPI, modelo 8, apuram-se os totais dos valores contábeis e dos valores fiscais das operações de entrada e saída, extraídos dos livros próprios, atendido o Código Fiscal de Operações e Prestações - CFOP.
No livro Registro de Apuração do IPI serão também registrados os débitos e os créditos do imposto, os saldos apurados e outros elementos que venham a ser exigidos.
Ficando dispensados a escrituração do Livro de apuração de IPI para as microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo regime de Simples Nacional.
 A apuração de IPI é realizada mensalmente.
Após realização de pesquisas, identifiquei que conforme norma estabelecida pela Receita Federal, os saldos credores são passíveis de ressarcimento. Os contribuintes enquadrados nesta situação podem solicitar o pedido eletronicamente através do site do Programa PER/DCOMP, conforme IN RFB Nº 1717, de 17 de Julho de 2017.
O pedido de ressarcimento pode ser realizado somente no fim de cada trimestre.
Quanto à restituição do valor, demanda algum tempo para o Fisco realizar o pagamento e mesmo assim, a conta é isenta de qualquer correção monetária.
Em virtude do prazo para pagamento em conta, a melhor alternativa é realizar a declaração de compensação com outro tributos federais, viabilizando o fluxo de caixa da empresa, e trazendo um retorno imediato.
Caso a empresa possuir créditos de IPI acumulados, só serão objetos e passíveis de ressarcimento aqueles dentro do prazo de até 05 (cinco) anos.
Fonte: site Secretaria da Receita Federal do Brasil - RFB
Passo 1: Identificar nas apurações de IPI da empresa os saldos de IPI apurados nos últimos 5 anos, onde foi constatado um saldo de R$ 330.772,40 entre os anos de 2016 a 2018.
Passo 2: Organizar todas as apurações destes períodos com saldos credores, bem como os livros de entradas com créditos de IPI.
Passo 3: Após levantamentos de dados como as apurações, livro de entradas, iniciei a elaboração das declarações no programa Perdcomp disponibilizado pela Receita Federal.
Tela do Programa Perdcomp- Figura 1
Fonte: Receita Federal
Passo 4: Informar as declarações cadastrais, tipo de crédito, que seria o Pedido de Ressarcimento de IPI.
Passo 5: Informar as apurações do primeiro trimestre com saldo credor, de todos os CFOPs constantes na apuração.
Passo 6: Informar as entradas com créditos de IPI deste trimestre.
Passo 7: Verificar o saldo que o programa apurou e checar se está batendo nossa apuração de IPI.
Passo 8: Após validações do crédito apurado Passível de Ressarcimento de IPI é realizado a entrega da Declaração com o uso do Certificado Digital da empresa.
Passo 9: Com o envio do Pedido de Ressarcimento é gerado o número do Recibo de entrega, onde iremos utilizar na Declaração de Compensação, que deverá ser feita no Programa PERDCOMP.
Passo 10: Identificar os Impostos Federais que serão compensados na Declaração de Compensação, limitados o valor gerado no pedido de Ressarcimento de IPI.
Passo 11: Criar uma Declaração de Compensação no Programa PERDCOMP, devendo informar o Número do Recibo do Pedido de Ressarcimento de IPI que gerou o crédito, informando o trimestre e ano, em seguida o Débito a compensar e enviar a declaração à Receita Federal.
Passo 12: Realizar o estorno no Livro de Apuração de IPI e SPED do crédito utilizado.
“O estorno deverá ser efetivado no Livro Registro de Apuração do IPI (LRAIPI) ou na Escrituração Fiscal Digital (EFD), popularmente conhecido como Sped-Fiscal, do estabelecimento.
Registra-se que no caso de Sped-Fiscal, o estorno deverá ser efetuado mediante lançamento dos respectivos valores, entre outros, no Registro E520 e no Registro E530.
Base Legal: Ajuste Sinief nº 2/2009 e; Art. 41, §
2º da IN RFB nº 1.717/2017 (Checado pela Valor Consulting em 11/09/19).”
Passo 13: Elaborei uma planilha para um melhor controle no pedido de ressarcimento e suas compensações, pois qualquer irregularidade no preenchimento, a empresa era notificada.
Período de 2016. Figura 2.
Fonte: Ipa Ind Prod. Automotivos Rgs Ltda
Período de 2017. Figura 3
Fonte: Ipa Ind Prod. Automotivos Rgs Ltda
Período de 2018. Figura 4.
Nestas planilhas são informados os números dos Perdcomps inicial, respectivo valor do pedido de Ressarcimento por trimestre, bem como, os pedidos de compensação e os impostos que foram compensados.
Passo 14: Em seguida o departamento contábil realizada os lançamentos na contabilidade dos pedidos de ressarcimentos e as compensações, utilizando a planilha e as declarações.
Passo 15: Realizar a comunicação ao departamento financeiro e a diretoria sobre os impostos que foram compensados gerados pelos Saldos das apurações de IPI, melhorando o fluxo de Caixa da empresa, pois não iria ter que disponibilizar um dinheiro para pagar o imposto.
Passo 16: Na Declaração da obrigação acessória da DCTF- Declaração de Débitos e Créditos Tributários federais, realizar a confissão de dívida dos impostos federais apurados, e informar o pagamento do imposto, através na declaração de compensação e inserir o número do recibo da declaração, para que o fisco possa identificar o pagamento.
Ações para Implementação:
Trimestralmente a equipe Fiscal, realizava o acompanhamento dos saldos de IPI de todas unidades do grupo, passíveis de ressarcimento e em seguida elaborava as declarações no programa PERDCOMP.
Contabilidade: Realizava os lançamentos contábeis;
Financeiro: Programava seu fluxo de Caixa;
Direção: Equipe Fiscal disponibilizava, os valores de créditos apurados e o ganho que a empresa estava tendo.
Ganhos e Benefícios 
Os benefícios são inúmeros e os resultados são os melhores, atendendo necessidades da empresa, sobre seu fluxo de caixa e o retorno imediato e utilização do crédito que estava sendo acumulado em nossas apurações.
A resposta sobre este Processo foi positiva pela diretoria.
Após checadas todas as etapas do processo foi executado um treinamento com todos da área fiscal.
4.3 Contextualização Teórica	
Para cada meta a ser atingida existe o planejamento que é o ponto de partida para concretizar o objetivo “ O Planejamento significa a definição das metas sobre as tarefas e o uso dos recursos necessários para alcançá-las (DAFT 2005 pag.5). Refere-se que o propósito do planejamento e estabelecimento das metas é de ajudar a organização a alcançar um desempenho organizacional satisfatório. 
A contabilidade tem evoluído significativamente através dos tempos, dentro deste contexto é inegável o uso da tecnologia sob a nova visão e desenvolvimento do profissional contábil. A introdução de sistemas e aplicativos computacionais possibilitou entre outras coisas maior flexibilidade na manutenção e armazenamento dos dados, bem como na ampliação do conjunto de informações, eliminando a lentidão dos processamentos apresentados em décadas anteriores. Entretanto, o advento da informática na área contábil propõe que o contador, assim como todo e qualquer profissional, participe de um processo de atualização de seus conhecimentos, buscando constantemente compreender as inovações tecnológicas, a fim de produzir com qualidade os serviços prestados a sociedade. Conforme https://blog.cefis.com.br/tecnologia-profissional-contabil/
Está nova geração de informatização agrega a contabilidade um grandioso banco de informações que as empresas podem dispor de dados atualizados e permanentes e sobretudo, com agilidade, segurança e qualidade dos serviços contábeis que são imprescindíveis.
Com interface da problemática, segundo Vieira (2010 pag. 31) “O ato de inserir no país produtos ou serviços oriundos do exterior” segundo o autor o Brasil iniciou seu processo de abertura comercial no ano de 1998 implantando uma política de comercio internacional como objetivo principal de inserir o país no comercio mundial.
Sousa, (2010, p. 6), afirma que,
 Os países, para se desenvolverem e acompanharem a concorrência dos mercados mundiais, necessitam importar maquinário, tecnologia, fertilizantes, minérios e outros insumos necessários à sua produção, pois sem isso não acompanharão a competitividade dos mercados mundiais nem alcançarão o melhor desempenho nas suas atividades. O crescimento dos países reflete-se no aumento das importações, sobretudo daqueles bens que são imprescindíveis à produção industrial ou agrícola; 
Os resultados positivos na execução desta nova operação se dá ao desenvolvimento e treinamento continuo aos envolvidos no processo. 
As organizações são movidas por pessoas que a cada processo coopera com suas habilidades, conhecimento, competência etc.
Atualmente as organizações precisam inovar e ser cada vez mais competitivas e o seu maior capital é o intangível, ou seja, as pessoas e o seu conhecimento o maior patrimônio das organizações. Conforme Chiavenato (2009 pag. 338 e 339) “O Treinamento tem sido entendido como processo pelo qual a pessoa é preparada para desempenhar de maneira excelente as tarefas especificas do cargo que deve ocupar”.
Quando acontece dentro das organizações a troca de informação e experiência as tarefas são realizadas com mais qualidade. O processo ensino-aprendizagem tem que ser constante garantindo um ambiente didático.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 
A maior dadiva de um estudante é o saber adquirido, nenhum outro dom faria valer a pena tanto esforço e dedicação.
A Contabilidade tem ganhado papel de destaque nas organizações, uma vez que ao tratar os fatos patrimoniais transformando – os em informações na tomada de decisão visando corrigir as dificuldades e adversidades que surgem ao longo do caminho. 
Com a nova era da tecnologia e a forma rápida com que a legislação muda faz que o profissional da contabilidade seja dinâmico em meio as informações, e seus estudos tende a ser cada dia mais constante. É preciso um profissional que detenha da informação, habilidades técnicas e seja pró –ativo.
Resultados satisfatório da organização se dá ao controle e procedimentos feitos com total qualidade e interação dos indivíduos presente nos processos. É dever do profissional da contabilidade buscar melhorias seja ele em cursos, se atualizando diariamente através de mídias e relacionamento com as demais áreas isso garante o compartilhamento da informações visto que a contabilidade absorve as informações geradas e as transforma em apontamentos direcionadas as decisões do negócio. 
Diante do fato identificado dentro da empresa, proposta feita de melhoria e automatização de seus processos, onde IPA Industria de Produtos Automotivos verificou a necessidade de utilização dos créditos acumulados de IPI, onde deixa de ser um dinheiro parado e passa a ser utilizado de imediato, viabilizando o fluxo de caixa de uma companhia de grande porte.
Este trabalho disponibilizou aos profissionais da área da fiscal a interação entre o departamento através de treinamento, compartilhando informações e recursos ainda não utilizados. Este processo trouxe aperfeiçoamento das técnicas fiscais garantindo ganho para a empresa.
O trabalho em equipe fortalece o desenvolvimento profissional individual de cada envolvido garantindo a satisfação da empresa em ter suas informações feitas adequadamente e se resguardando de um processo eficaz e qualidade.
6. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS 
“Subsecretaria de Arrecadação e Atendimento. Ressarcimento do Imposto sobre Produtos Industrializados publicado 30/01/2015 16h35, última modificação 22/03/2016 14h01.	x
Disponível em <http://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/restituicao-ressarcimento-reembolso-e-compensacao/ressarcimento/ipi>. Acesso em 23 out. 2019.”.
"Valor Consulting. Ressarcimento do IPI: Estorno do crédito (Área: IPI). Disponível em: <https://www.valor.srv.br/pergResps/pergRespsIndex.php?idPergResp=5266>- Acesso em: 24 out. 2019.".
“Portal de Contabilidade.
Livro Registro de Apuração de IPI. Abril 2012.
Disponível em <http://www.portaldecontabilidade.com.br/obrigacoes/livroregistroapuracaoipi.htm.> Acesso em 23 out. 2019.”.
	
7. TERMO DE CONVALIDAÇÃO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO CONTRATADO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando