Buscar

Estudo Dirigido biomedicina Interdiciplinar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido – Bio. Insterdisciplinar
1) Descreva a epidemiologia da doença.
Febre Amarela: predomina na africa e américa do sul, em outros locais ocorre em pessoas que retornam de áreas endêmicas. É uma doença infecciosa, cujo reservatório natural são os primatas não-humanos que habitam as florestas tropicais. Doença aguda, de gravidade variável, causa por um vírus que compromete vários órgãos, sendo o fígado e os rins os mais atingidos. É uma doença de febril aguda, causada por arbovirus do gênero Flavivirus e transmitida por mosquitos. Apresenta dois ciclos epidemiológicos distintos, a febre amarela silvestre transmitida pela picada do Haemagogus e a febre amarela urbana. Transmitida pela picada do Aedes Aegypti.
Dengue: Cerca de 2,5 a 3 bilhoes de pessoas vivem e risco de contrair a doença nos países onde o dengue é endêmico. Flavivirus, é um arbovirus. Possui 4 sorotipos distintos DENV-1,2,3,4. Todos os sorotipos podem causar doença grave e fatal. Causa dengue clássico e febre hemorrágica do dengue. Mosquito Aedes Aegypti, o vírus é transmitido por femea do mosquito infectado. Após picada, corrente sanguínea, baço, figado, tecido linfático.
2) Explique aspectos gerais da doença (características particulares)
Febre Amarela: Ocorre geralmente em floresta, matas e áreas rurais da região endêmica. Acontece por conta da picada do mosquito infectados pelo vírus. Tem elevado potencial epidêmico, sem tratamento especifico, doença imunoprevenivel.
Dengue: Mosquito de origem afriacana, a femea contaminada pica o homem, possui hábitos diurnos, fácil habitação. Se alimentam principalmente durante o dia, possui hábitos domésticos, coloca os ovos e gere larvas preferencialmente em recipientes artificiais.
3) Descreva a fisiopatologia 
Febre Amarela: no local da picada ocorre a replicação viral, seguindo a penetração no interior das células dendriticas, estas e os canais linfáticos disseminam a infecção aos gânglios linfáticos, rins, baço e medula óssea. Nos rins ocorre insuficiência renal quando os túbulos sofrem degeneração gordurosa e eosinifilica, devido a lesão pelo vírus, hipotensão e comprometimento hepático. A lesão hepática ocorre nos estágios finais da doença, por efeito direto do vírus causando morte celular.
Dengue: Após picada, corrente sanguínea, baço, fígado, tecido linfático. Após período de incubação, 2 a 7 dias, volta a corrente sanguínea, replicação, atinge medula óssea, diminuição das plaquetas, inflamação dos vasos sanguíneos. 
4) Descreva o modo de transmissão
Febre Amarela: Não é transmitida de pessoa para pessoa. Ela ocorre quando o mosquito pica uma pessoa ou primata infectado, normalmente em regiões de floresta e cerrado, e depois pica uma pessoa saudavel que não tenha tomado a vacina. A febre amarela silvestre ocorre nas florestas, matas e áreas rurais da região endêmica, a transmissão se faz através da picada do mosquito silvestre infectado pelo vírus.
Dengue: o vírus é transmitido por femeas do mosquito infectado.
5) Descreva o quadro clinico (sinais e sintomas)
Febre Amarela: febre alta, mal estar, dor de cabeça, dor muscular muito forte, cansaço, calafrios, vomito e diarreia aparecem em geral de três a seis dias apos a picada. febre que dura de 3 a 4 dias, acompanhada com desenvolvimento abrupto de mal estar, calafrios, cefaleia, dor na região lombar, náuseas, vertigem, pulso, hiperemia conjuntival, eritema facial
Dengue: Dengue clássico: febre, prostração, cefaleia, dor retro-orbital, artralgia e mialgia, náuseas, anorexia, rash. Manifestações hemorrágicas: hemorragias na pele, gengivorragia, sangramento nasal, sangramento gastrointestinal, hematúria, fluxo menstrual aumentado. 
6) Explique o diagnostico laboratorial (principais exames e exames específicos)
Febre Amarela: o diagnostico preciso é indisoensavel e deve ser confirmado por exames, já que os sintomas são muito parecidos com da dengue e malária. À admissão: hemograma, glicemia, TGO, TGP, fosfatase alcalina, gama GT, ureia, creatinina, bilirrubina total e frações, albumina. Exames laboratoriais: Hemograma, coagulograma, bioquímica: elevação dos níveis de urea e creatinina, hipoglicemia, acidose metabólica, diminuição dos níveis de albumina, agressão renal. Teste Especificos: detecção do antígeno, detecção do genoma viral, cultura, sorologia, igM, inibição de hemaglutinação, imunofluorescencia indireta, teste sorológicos, histopatologia.
Dengue: Isolamento viral, cultura de células de mosquito A. albopictus clone C6/36, inoculaçao intratoráxica de mosquitos Toxorhynchites. Detecção de acido nucleico viral, RT-PCR-PCR em tempo real. Sorologia Mac-ELISA, IgG-Elisa, captura de antígeno NS1. Especifico Histopatologia e imunohistoquimica. 
7) Qual o tratamento. Caso exista vacina, detalhar.
Febre Amarela: o tratamento consiste em hidratação e uso de antitérmicos que não contenham acido acetilsalicílico, casos mais graves podem requerer dialise e transfusão de sangue. A vacina é apresentada sob forma liofilizada em frasco multidose, além de uma ampola diluente, sua composição é o vírus vivo atenuado da febre amarela derivados da linhagem 17 DDD, tem como excipientes a sacarose, glutamate de sódio, sorbitol, eritromicina e canamicina.
Dengue: Não há tratamento especifico para a dengue, apenas tratar os sintomas com medicamentos com dipirona, paracetamol, e nunca tomar AAS, e tomar muita agua.
8) Comente sobre o agente etiológico especifico da doença.
Febre Amarela: Haemagogus e Sabethes mosquisto transmissor da febre amarela silvestre, habita florestas, matas, cerrados e regiões similares. Tem predileção especial pela copa das árvores, por razões interesseiras. Lá no alto ficam seus alvos preferidos: macacos, bugios, saguis e demais primatas que lhe podem fornecer sangue. Consegue sustentar voo por mais de 5 quilômetros. Geralmente faz isso ao entardecer, aproveitando a brisa que sopra na transição do dia para a noite.

Outros materiais