Buscar

Cadeia e Teia Alimentar em Ecossistemas

Prévia do material em texto

(SLIDE 01 FALA)
 Cadeia e teia alimentar são duas representações das relações de alimentação existentes em um determinado ecossistema.
Todos os seres vivos apresentam relações de alimentação no meio em que vivem. Um gafanhoto, por exemplo, não é capaz de sobreviver sem se alimentar dos vegetais de uma área, assim como um pássaro, que não vive seu alimento, que pode ser, inclusive, o gafanhoto.
Todas as relações de alimentação em um ecossistema podem ser representadas de duas maneiras: a cadeia alimentar e a teia alimentar.
(SLIDE 02 FALA)
 CADEIA E TEIA ALIMENTAR É BASICAMENTE A MESMA COISA, PORÉM A CADEIA RERESENTA A ------ RELAÇÃO ALIMENTAR ENTRE O SERES VIVOS, DE UMA FORMA LINEAR E A TEIA COMO O NOME MESMO JÁ DIZ SÃO VARIAS CADEIAS ALIMNETARES TUDO SE INTERLIGANDO E DANDO UM FORMATO DE TEIA POR ESSAS INTERLIGAÇÕES 
No exemplo acima, vemos uma representação dos organismos que servem de alimento para outro em um fluxo unidirecional. As setas (→) podem ser lidas como “serve de alimento para”. Assim sendo, o capim serve de alimento para a lagarta, que serve de alimento para o pássaro, que serve de alimento para a cobra.
É importante salientar que, apesar de não estarem representados acima, fungos e bactérias agem sobre todos esses organismos após a sua morte. Fungos e bactérias são denominados de decompositores e são essenciais na ciclagem de nutrientes.
(SLIDE 02)
-RELAÇÕES ALIMENTARES 
· Cadeia alimentar -- Linear 
· Teia alimentar -- várias cadeias formando então uma teia 
· 3 CATEGORIAS: - Produtores, consumidores, decompositores
EXISTE 3 CATEGORIAS BASICAS: Os produtores que são os organismos que produzem energia partir de fotossíntese ou de quimiossíntese. Eles captam moléculas inorgânicas e transformam em moléculas orgânicas ricas em energia. Os consumidores esses não possuem seu composto orgânico, porem ele se alimentam de outros seres vivos. E tem os decompositores, eles pegam a matéria orgânica fazem a decomposição e devolve o nutrientes pra estar disponível novamente pra um novo ciclo. 
Cada um tem seu papel
1. Produtores- São autótrofos ( o que são os autótrofos? São todos aqueles organismo que  produzem o próprio alimento (roduzem seu composto orgânico) através da fotossíntese ou quimiossíntese.
Quem faz quimiossíntese não depende da luz pra fazer seu composto orgânico
E os organimos que fazem fotossíntese, e o que é isso ? é a síntese (síntese)de um composto orgânico a partir da luz (foto). 
Colocar o esquema se der 
2. Consumidores- são heterótrofos, NÃO CONSEGUEM FABRICAR O PROPRIO COMPOSTO ORGANICO, COMO A GENTE. E dai podemos classificar eles em 
Herbívoros- que consomem aqueles que produzem o próprio alimento, ou seja, plantas ou plâncton. seres carnívoros que se alimentam de animais . Um leão comer outros animais .Animais que são onívoros que comem de tudo vegetal, animal ate uma barata, leao.
· Um consumidor dividido em 
Primários quando ele é herbívoros, o primário é aquele que e alimenta do produtor por isso o primeiro consumidor. 
O 
Secundários: que se alimenta do primários. 
Terciários: é aquele que se alimenta secundário e assim por diante.
3. Decompositores – Eles estão presentes em todos os níveis da cadeia alimentar, organismos heterotróficos que realizam o processo de decomposição da matéria orgânica. 
são formados pelos fungos e bactérias
degradm restos mortais, reciclagem 
 
Como o próprio nome já diz, esses seres são os responsáveis por decompor outros seres vivos após seu ciclo de vida. Esses organismos, apesar de fazerem parte da última etapa da cadeia alimentar, são responsáveis pela decomposição de qualquer matéria orgânica, independentemente de nível trófico. Os principais decompositores do meio ambiente são os fungos e as bactérias.
 _________________________

Continue navegando