Buscar

Aula 3 - Ombro e Braço

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIURÉTICOS E BLOQUEADORES DOS CANAIS DE CÁLCIOOMBRO E ANTEBRAÇO 
· O que é o cíngulo do membro superior?
· O que é uma articulação verdadeira?
· O que é uma articulação funcional?
· Que articulações formam o ombro?
· Quais as articulações do ombro é uma articulação falsa?
· ( ) A articulação esterno-clavicular é o único ponto de contato ósseo que existe no MMSS com o tronco.
· O que é a clavícula?
· Quais as divisões da clavícula?
· O que é o espaço subclávio e qual sua relevância clínica?
· Que ligamentos conectam a escápula à clavícula?
· O que é a escápula?
· O que é a fossa subescapular?
· Quais as divisões da parte posterior da escápula?
· Onde a clavícula de articula na escápula?
· Quais os músculos escapulares do ombro?
· Membro Superior 
 A cintura escapular/cíngulo do membro superior compõe o esqueleto axial, que se liga ao tórax e segue para todo o membro superior. Ela fixa os ossos dos membros superiores ao esqueleto axial. Consiste na clavícula + escápula.
 A articulação do ombro é formada por 4 articulações: esterno-clavicular, acrômio-clavicular, gleno-umeral e escápulo-torácica. OBS.: a escapulo-torácica não é uma articulação verdadeira, porque no contato da escápula com o gradil costal só existe contato entre o osso (costelas) e músculo, formando uma articulação funcional entre o corpo da escápula e o gradil costal. Uma articulação verdadeira é o contato entre duas superfícies ósseas que mantém algum grau de movimento.
· Clavícula
 A articulação esterno-clavicular é o único ponto de contato ósseo que existe no MMSS com o tronco.
 A clavícula é um osso longo (comprimento>largura) com forma de S (concavidade posterior e convexidade anterior). Sua parte superior é lisa, e a parte inferior tem passagem de vasos/nervos/ligamentos/músculos, que deixam impressões) dividido em 3 partes:
· Epífise distal/lateral: é achatada e se articula com o acrômio
· Diáfise: terço médio/corpo
· Epífise medial/proximal: tem formato arredondado, com um pequeno bico em direção inferior. Se articula com o esterno.
 OBS.: entre a 1ª costela e a clavícula temos o espaço subclávio, por onde passa a veia subclávia, e mais pra trás temos a artéria subclávia, pleura e pulmões. A jugular fica logo atrás do esternocleidomastoide. O acesso é feito abaixo da clavícula em direção à subclávia. No terço médio da clavícula existe um triângulo formado pelo musculo deltoide e peitoral, o ponto ideal para se tentar o acesso, sempre de forma tangencial, para não se aprofundar para a artéria subclávia.
 Os ligamentos conóide e trapezoide conectam a escapula à clavícula.
· Escápula
 É um osso plano/chato (largura>comprimento). Na visão de perfil, podemos perceber uma concavidade na região anterior ou uma convexidade na região posterior chamada fossa subescapular, porque ela se articula com o gradil costal, por onde passa o músculo subescapular.
 Na parte posterior a escápula é dividida em fossa supra-espinhal (região superior) e fossa infra-espinhal (inferior) pela espinha da escápula, uma saliência óssea em direção medial->lateral. Quando ela chega na região lateral ela se alarga e se achata, formando o acrômio.
 A clavícula se articula na espinha da escápula, formando a articulação acrômio-clavicular.
 Músculos escapulares do ombro -> subescapular, supra-espinhal, infra-espinhal
 Ainda na visão posterior, a escápula tem formato triangular, em que seu ápice (ângulo inferior) é inferior e a borda lateral termina em um conjunto de estruturas.· Qual o formato da escápula?
· O que é a cavidade glenóide?
· O que é o labrum?
· O que é uma luxação?
· O que é o processo caracoide?
· O que é o arco córaco-acromial e quais suas componentes?
· Como a síndrome do impacto ocorre?
· O que é o úmero?
· Quais as estruturas anatômias da região proximal do úmero?
· O que é o colo cirúrgico do úmero?
· O que é o V deltoide?
· Por onde o nervo radial passa?
· Quais os ligamentos do úmero?
· Como a lesão do manguito rotador ocorre?
 A cavidade glenóide é uam superficie articular rasa que recebe a cabeça umeral, mas não consegue abraça-la completamente, formando uma articulação que tem movimento livre, porém é muito instável. Há uma complementação dessa articulação com uma fibrocartilagem chamada labrum (lábio da glenóide).
 OBS.: luxação é a perda comlpeta do contato articular. Na luxação de ombro, o ombro perde a congruência articular, justamente nessa cavidade glenóide-úmero. A luxação acrômio clavicular é menos comum.
 O processo coracoide é uma estrutura óssea mais anterior no perfil da escápula. O arco córaco-acromial é o arco que liga o processo coracóide, sendo responsável pelo movimento da abdução. O arco é dividiem em parte dura (arco do acrômio) e parte mole (ligamento coraco-acromial).
 OBS.: síndrome do impacto -> sinais e sintomas que advém do tendão do músclulo supra-espinhal sob o arco corco-acromial. No movimento de abdução (elevação dos braços) as estruturas que passam por esse arco, principalmente o tendão do músculo supra-espinhal, podem sofrer impacto nessa região, causando inflamação.
· Úmero
 É um osso longo composto por epífise distal, corpo/diáfise e epífise proximal. Temos 5 estruturas anatômicas importantes na região proximal do úmero:
· Cabeça: arredondada, semiesférica, lisa -> superfície articular
· Colo anatômico: tem 2 tubérculos lateralmente
· Tubérculo menor: mais anterior
· Tubérculo maior: mais posteriolateral.
· Sulco intertubercular: sulco entre os dois tubérculos (OBS.: um tubérculo é uma saliência óssea grotesca)
 Após a região proximal do úmero temos o colo cirúrgico, região comum de fraturas, onde maior parte dos concertos ocorrem. Na região lateral do úmero temos uma região saliente com um acidente ósseos em forma de “V”, chamado de V deltoide, que é onde o músculo deltoide se insere.
 O nervo radial (formado pelos fascículos posteriores do plexo braquial) passa colado à diáfise do úmero, na parte posterior. Ele faz a extensão de punho e extensão do polegar (faz o sinal de joinha). O plexo braquial é formado por raízes nervosas de C5 até T1.
 Ligamentos -> acrômio-clavicular, córaco-acromial (forma o arco coraco-acromial), córaco-clavicular (liga o processo coracóide à parte inferior da clavícula. Ligamento trapezoide (mais lateral) e ligamento conóide (mais medial) conectam a escápular à clavícula.
 OBS.: embaixo do acrômio passa o tendão do músculo supra-espinhal e, entre o músculo e o acrômio tem a Bursa. A bursite é a inflamação dessa estrutura, ocorre quando o tendão começa a pressionar a Bursa sobre o acrômio. Essa inflamação pode se estender para o tendão, iniciando sinais da síndrome do impacto. Caso essa inflamação continue o tendão pode desgastar e romper, provocando uma lesão do manguito rotador.
 Estruturas distais do úmero:
· Tróclea: (lembra um carretel) é medial a parte distar do úmero, se articulando com a ulna.· Quais são as estruturas distais do úmero?
· Quais são os músculos do ombro e onde se inserem?
· Quais dos músculos do úmero fazem parte do manguito rotador?
· Quais os músculos da região anterior do braço?
· Quais os músculos da região posterior do braço?
· Por onde o nervo radial passa? (músculos de referência)
· Capítulo: região arredondada lateral à tróclea. Se articula com o rádio.
· Côndilos: permite o movimento de deslizamento. O côndilo medial é a tróclea e o côndilo lateral é o capítulo. Lateralmente aos condilos temos os epicôndilos lateral e medial.
· Músculos do Ombro
 Têm origem na escápula e vão atuar sobre o úmero proximal, mexendo o ombro. São:
· Deltóide: vai da clavículo até o terço médio-lateral do úmero
· Supra-espinhal: vai da fossa supra-espinhal até o tubérculo maior
· Infra-espinhal: cobre toda a escapula posterior até a cabeça do úmero, ao nível do tubérculo maior.
· Redondo menor: sai da região lateral posterior da escápula e vai até a região posterior do tubérculo maior
· Redondo maior: sai da região lateral posterior da escápula e vai para a região anterior do colo cirúrgico do úmero, passando por baixo da região axilar
·
Subescapular: músculo da região anterior da escápula (regias da fossa subescapular) e termina a nível do tubérculo menor.
 OBS.: desses músculos, 4 fazem parte do manguito rotador: supra-espinhal, subescapular (é o único anterior), infra-espinhal e redondo menor.
· Braço
 Dividido em:
· Região anterior: flexores do cotovelo
· Bíceps: É mais superficial, composto por 2 cabeças: longa (lateral, termina acima da glenóide) e curta (medial, termina no coracóide)
· Córaco-braquial: vai do processo coracóide até o antebraço. É proximal e mais profundo (abaixo do bíceps)
· Braquial: vai do meio do braço até a ulna. É lateral e mais profunso (abaixo do bíceps)
· Região posterior: extensores do cotovelo
· Tríceps: faz a extensão do cotovelo e da gleno-umeral. Tem 3 porções que terminam no olecrano: cabeça longa (recobre tudo), cabeça lateral (mais superior e lateral) e cabeça medial (mais inferior e medial)
 OBS.: o nervo radial para entre a cabeça medial e lateral do tríceps

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando