Buscar

3 - Fáscias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fáscias, Compartimentos Fasciais, Bolsas e Espaços Ptenciais
· Fáscia: envolvem, acondicionam e isolam as estruturas profundas do corpo. Serve como local de fixação dos músculos subjacentes; mas na maioria das vezes os músculos são livres, contraindo-se e deslizando sob a fáscia, além de limitar a expansão externa dos ventres dos músculos esqueléticos que se contraem. A fáscia propriamente dita nunca passa livremente sobre o osso; no lugar onde toca o osso, ela se funde firmemente ao periósteo (revestimento ósseo).
· Fáscia Profunda: tecido conjuntivo denso, organizado, desprovido de gordura, que cobre a maior parte do corpo paralelamente (profundamente) à pele e à tela subcutânea.
· Fáscia de Revestimento: extensões da face interna da fáscia profunda que reveste estruturas profundas, como músculos individuais e feixes neurovasculares.
· Nos membros, grupos de músculos com funções semelhantes e que têm a mesma inervação estão localizados em Compartimentos Fasciais, separados por lâminas espessas de fáscia, denominadas Septos Intermusculares, que se estendem centralmente a partir da bainha fascial adjacente e se fixam aos ossos. Esses compartimentos podem refrear ou direcionar a disseminação de uma infecção ou tumor.
· Retináculo: formado pelo espessamento acentuado da fáscia muscular, perto de algumas articulações. Atua para manter no lugar os tendões na região em que cruzam a articulação durante a flexão e a extensão, impedindo que formem um “atalho”, ou um arco através do ângulo criado.
· Fáscia Subserosa: possui quantidade variável de tecido adiposo, situa-se entre as faces internas das paredes musculoesqueléticas e as membranas serosas que revestem as cavidades do corpo.
· Bolsas: são sacos ou envoltórios fechados de membrana serosa, normalmente encontram-se colapsadas. Permitem o movimento mais livre de uma estrutura sobre outra.
· Bolsas Subcutâneas: encontradas na tela subcutânea entre a pele e as proeminências ósseas, como o cotovelo ou o joelho. 
· Bolsas Subfasciais: situam-se sob a fáscia profunda.
· Bolsas Subtendíneas: facilitam o movimento dos tendões sobre o osso. As bainhas sinoviais dos tendões são um tipo especializado de bolsas alongadas que envolvem os tendões, geralmente quando atravessam túneis osteofibrosos que fixam os tendões no lugar.

Continue navegando