Buscar

Atividade 1 - Gestão de Projetos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Um projeto é desenvolvido em 49 processos, divididos em cinco principais grupos, sendo eles: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento. Cada um destes grupos apresenta um importante papel no decorrer do projeto. Sobre o processo de iniciação de um projeto, descreva a importância da elaboração do estudo de viabilidade econômico-financeira, as três principais técnicas aplicadas neste processo e a importância do desenvolvimento do termo de abertura de um projeto antes do processo de planejamento e após a elaboração do estudo de viabilidade.
R – Em um estudo de viabilidade econômica financeira, buscamos avaliar a aplicabilidade do negócio e obtemos uma projeção do seu comportamento frente ao mercado. Isso dá uma maior segurança a investimentos, seja em novos empreendimentos ou em empresas consolidadas.
Com o resultado do estudo em mãos teremos as ferramentas necessárias para avaliar se daremos continuidade aos projetos, se eles precisam de ajustes ou se são totalmente inviáveis.
Isso tudo é possível porque com a Análise Econômica de Viabilidade Financeira tem-se uma projeção do retorno de investimento esperado para o projeto. Dessa maneira, sua empresa não corre o risco de dar andamento em um projeto para perceber, na metade, que terá somente prejuízos. 
1- Análise de mercado
Uma boa análise de mercado permite, por exemplo, saber o grau de aceitação por parte dos clientes, sazonalidade, o quão influenciado pela situação econômica é o negócio, etc.
2 - Projeção de Custos e Investimentos, receitas e despesas
Já que você analisou as receitas durante um período determinado, logicamente tem que fazer as estimativas de custos e investimentos: quanto de investimento o projeto despenderá? Quais são seus custos operacionais? Basicamente, temos: 
Despesas Fixas: são as despesas previsíveis e recorrentes, como salários, conta de luz, aluguel, etc.
Custos Variáveis: são os custos que variam proporcionalmente com o volume de produção e vendas.
As projeções feitas sempre devem mostrar os diferentes tipos de cenário: pessimista, neutro e otimista. Assim, é possível compará-los e determinar o que se acredita que seja mais próximo do real, tendo como base a análise de mercado feita anteriormente e as premissas adotadas.
3 - Análise de Indicadores
Após projetar as receitas, custos e investimentos, é hora de utilizar indicadores. Digamos que eles darão toda a sustentação para o Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira. Para a Análise, são utilizadas três principais técnicas: Valor Presente Líquido (VPL), método Payback e Taxa Interna de Retorno (TIR). 
É a partir desses e outros indicadores que será determinado se o projeto é ou não viável para o gestor de acordo com suas expectativas e premissas. Como o resultado do Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira está diretamente atrelado às premissas usadas durante as projeções, é importante que a análise não fique tendenciosa e nem otimista.
O termo de Abertura do Projeto (TAP) é um documento que serve basicamente como a identidade do projeto, mostrando tudo que é necessário saber sobre o mesmo. Sendo assim, ele não deve ser confundido com um plano de gerenciamento de projetos, o escopo ou qualquer outro documento e deve ser desenvolvido após o estudo inicial pois é um documento que formaliza o início de um projeto

Continue navegando