Buscar

trabalho de estágio

Prévia do material em texto

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PUBLICA
Acadêmicos
 Marcia 
Tutor Externo
Aline
	
RESUMO
O estudo do meio ambiente é uma estratégia importante, complexa e diferenciada que pode ser usada na educação, com o objetivo de despertar nos alunos uma consciência crítica em relação ao meio para que crianças e adultos possam vir desenvolver valores e atitudes ambientalmente coerente em relação ao seu habitat . Estas ações podem começar na escola e bem aplicadas serão levadas para a vida inteira, pois esse conhecimento e metodologia sendo vistos de uma perspectiva interdisciplinar podem se transformar em um instrumento essencial para a modificação do padrão existente, que conduz a degradação desmedida, transformando cada indivíduo dentro do ambiente escolar em um disseminador da sustentabilidade sócio ambiental. 
Palavras-chave: Meio ambiente. Coleta seletiva. Conservação de nascentes. 
1. INTRODUÇÃO
A Educação Ambiental se tornou tema recorrente na sala de aula do 6° ano da Escola Judith como é chamada, desde que os alunos foram chamados a voltar seus olhares para a preservação do hábitat que os cercam sendo localizado no entorno do bairro Pitanga, a partir desse olhar crítico, foi idealizado um projeto que visou a construção de valores ecológicos, ressaltando que a natureza que os cerca é um privilégio de poucos, dessa forma existindo a necessidade de envolver os alunos e a comunidade em uma busca pela preservação, tornando cada indivíduo um disseminador de boas práticas, de preservação e que os três Rs da sustentabilidade se façam presentes, em Reduzir, Reutilizar, Reciclar. Se tornando parte integrante no dia a dia dos alunos e da comunidade, despertando um censo de responsabilidade, tentando despertar valores ecológicos em uma sociedade capitalista, voltada para o consumo desenfreado, contrapondo-se a esses valores e imputando-lhes uma real necessidade de preservar a vida biotica e abiotica na terra, para sua própria subsistência. 
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Foi a partir da Revolução Industrial que a poluição passou a constituir um problema para a humanidade. E lógico que já existiam exemplos de poluição anteriormente porém seu grau aumentou muito com a industrialização e urbanização, sua abrangência deixou de ser local para se tornar global . Isso não apenas porquê a indústria é a principal responsável pelo lançamento de poluentes no meio ambiente, mais também porquê a Revolução Industrial representou a consolidação e a mundialização do capitalismo, sistema sócio-econômico dominante hoje no espaço mundial. E o capitalismo, que tem sua atividade econômica de vanguarda, acarreta urbanização com grandes concentrações humanas nas cidades.
A própria aglomeração urbana já é por si só uma fonte de poluição, pois implica numerosos problemas ambientais como o acúmulo de lixo, o enorme volume de esgotos descartado de forma irregular entre outros. A poluição e qualquer outra degradação das condições ambientais, do habitat de uma coletividade humana consiste em uma perda, mesmo que relativa, da qualidade de vida em decorrência de mudanças ambientais.
Observando as questões ambientais, verificamos a necessidade de conscientizarmos nossos alunos a respeito da problemática citada. A Educação Ambiental se tornou fundamental para a conscientização humana , tanto de crianças quanto de adultos, em relação ao mundo em que vivem, para que possam ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente. O maior objetivo é tentar criar uma nova mentalidade com relação a como usufruir dos recursos naturais, sem dagradar , que todos possam desenvolver valores e atitudes ambientalmente corretos em relação ao meio que vivem , começando por sua comunidade.
Diversos artigos sobre Educação Ambiental publicados no Brasil afirmam que questões relacionadas ao meio ambiente, precisam sensibilizar o aluno em uma abordagem interdisciplinar; Landulfo (2005:53) resume: “O meio ambiente é totalmente interdisciplinar e apenas um método cientifico não é o suficiente para compreender a realidade”. E ainda Travassos 2006, reitera a natureza interdisciplinar da Educação Ambiental, uma vez que o meio ambiente é multifacetado e para tanto, deve ser tratado de maneira integradora na tentativa de solucionar os problemas ambientais.
 Com isso a reciclagem vem ganhando mais força no senário educacional, pois a cada dia precisamos conscientizar os alunos para que percebam que fazem parte do ambiente, pois não basta colocar nas escolas lixeiras coloridas, é preciso despertar nos alunos interesse pela preservação dos recursos naturais em geral, pois falar de reciclagem sem falar em preservação ambiental se torna inconsistente. Grande parte dos materiais que são descartados e que vão parar em aterros sanitários poderiam ser reaproveitados ou reciclados diminuindo assim a retirada de matéria prima da natureza. Buscamos despertar no aluno uma postura crítica em defesa do planeta. É preciso que a escola crie meios para que os alunos transformem seus hábitos, para formação de uma consciência ambiental, promovendo ações integradas que possam conscientizar o aluno não somente no ambiente escolar mas também no dia-a-dia. A participação do aluno neste processo serve para amadurecer dentro de cada um o sentimento de estar inserido de fato neste contexto onde preservar é preciso e respeitar a natureza é necessário , abrangendo todos os recursos naturais que os cercam, tanto na escola quanto em seu bairro, sua cidade, seu estado.
Para Brasil e Santos 2004:
“Muitas das agressões contidas contra o habitat resultam da falta de informação, sinônimo de ignorância. Alias, a causa primeira da dilapidação do patrimônio natural no Brasil e a conjugação de dois fatores: a cupidez de quem so enxerga o lucro a qualquer custo e a ignorância de quem aparenta desconhecer os resultados da insensatez praticada contra a natureza”. Brasil e Santos (2004, p.1)
Partindo desse princípio levar os alunos a descoberta do ambiente em que vivem e a melhor maneira de faze-los preservar. A Educação Ambiental deve buscar a solidariedade, igualdade e principalmente respeito as diferenças ecológicas de cada região tendo primeiramente local, posteriormente global. Segundo Minc (2005:71) as escolas devem ter estratégias para formação de consciência ecológica , envolvendo a família e a comunidade. 
3. MATERIAIS E MÉTODOS
	A presente pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de caráter exploratório, pois evidencia o objeto de pesquisa sem a preocupação de medir ou classificar os dados coletados. A coleta de dados foi desenvolvida entre os dias 06 a 11 de abril de 2016 na Escola Estadual de Ensino Fundamental Judith Leão Castelo Ribeiro, localizada na rua Adolfo Fraga S/N, município de Serra, ES em um bairro bucólico como e conhecido o bairro Pitanga, de agroturismo Circuito Pitanga, que tem este nome devido em seu inicio, os sítios e chácaras serem demarcados com pés de pitanga. A presente pesquisa tem como objetivo ainda, a construção de valores e conceitos a partir da constante discussão e laboração de praticas educacionais, sempre voltados a realidade da comunidade, culminando na formação de alunos que sejam capazes de assumir posicionamento crítico frente a realidade escolar, a partir da realização de um trabalho pedagógico capaz de gerar conhecimento e provocar mudanças de caráter pessoal e social.
 O referido bairro é conhecido por suas nascentes de águas, que brotam entre as pedras e a muitos anos foi canalizada e abastecem todo o bairro, contendo também lindas trilhas ecológicas que levam até o morro Mestre Alvaro onde podem ser vistas belas paisagens pelo caminho.
Como foi citado acima, a atuação indevida das praticas humanas, podem gerar impactos e escassez desse recurso natural, além da poluição dos recursos hídricos. Observou-se o descarte de resíduos em local impróprio pela própria comunidade e por pessoas que fazem trilha para o Mestre Alvaro, desprezando seu resíduo não biodegradável pelo caminho e quando vem as chuvas, são levadospara as nascentes culminando em sua diminuição, podendo até mesmo desaparecer. Nenhuma questão hoje é mais importante que a água, dela depende a sobrevivência de toda cadeia da vida e, consequentemente, de nosso próprio futuro.
Foi proposto então, para a turma do 6° ano recolherem os resíduos encontrados, de suas residências e ao longo de todo caminho até a escola, sendo entregue a eles sacolas pretas de lixo para esta ação, incutindo assim na cabeça dessas crianças a necessidade do descarte adequado e a preservação das nascentes, fazendo de cada aluno um ecologista, não apenas nestes dias mas incultando nele esse sentimento de proteção, o tranformando em um ecologista por toda a sua vida. Ao longo de uma semana, com o meterial recolhido pelos grupos, foi realizado uma gincana na quadra da escola, na qual o grupo vencedor deveria separar o seu material recolhido e depositar nas lixeiras destinadas de cores corretas:
- Papel e papelão azul;
- Plástico na vermelha;
-Vidro na verde; 
- Metal na amarela.
Ao final desse jogo educativo interdiciplinar, devido a rapidez e agilidade com que foi realizado, contou com a participação do professor de educação fisica, foi então contabilizado os pontos referente a quantidade de materail recolhido no ambiente e acertos de descarte correto nas lixeiras. Sendo que os quatro participantes do grupo vencedor ganharam destaque no painel da escola como alunos amigos da natureza. Podendo essa atividade ser repetida uma vez por mês para incultar no aluno que preservar é uma necessidade que não pode simplesmente acabar, assim como a natureza também não. 
 Também foi proposto por alunos e professores, ideias criativas para a confecção de plaquinhas divertidas para serem colocadas pelo bairro, sobre como o cuidado com o meio ambiente pode ser feito e contribuído por todos, pois o local recebe muitas pessoas fazendo trilhas, utilizando os proprios materias recolhidos pelo bairro . 
 
 
 FIGURA 01 – NASCENTE EM EPOCA DE POUCA 
 FONTE: MARCIA RENATA DE PAULA DE OLIVEIRA. NASCENTE FAZENDO O CAMINHO DAS 2. R. ARISTIDES CORREA, PITANGA, SERRA - ES
 FIGURA 02 – NASCENTE EM EPOCA DE ALGUNS DIAS COM CHUVA 
FONTE: MARCIA RENATA DE PAULA DE OLIVEIRA. NASCENTE FAZENDO O CAMINHO DAS 2. R. ARISTIDES CORREA, PITANGA, SERRA - ES
 
FIGURA 03 – LIXEIRAS PARA COLETA SELETIVA
 FONTE: MARCIA RENATA DE PAULA DE OLIVEIRA
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Observou-se a adesão de toda a classe do 6° ano nesta ação, pois todos os dias trouxeram os sacos pretos cheios de resíduos e também , os professores que residem na comunidade e demais funcionários, foram envolvidos na ação. Na escola foi realizado a separação dos resíduos para o descarte apropriado enquanto não há coleta seletiva apropriada na localidade, sendo que uma parte desse material foi selecionado para que pudesse ser reciclado pela própria instituição, sendo trabalhado isso com os alunos. O destino final do lixo é um dos agravantes da degradação do meio ambiente e a reciclagem permite a diminuição da quantidade de lixo produzido e o reaproveitamento de diversos materiais , que poderiam ter seu termino descartado de forma irregular na natureza. Ficou evidente o envolvimento de familiares dos alunos participando desta ação, pois mesmo após começar as aulas, ainda recebia-se resíduos, trazido pelos responsaveis a pedido dos alunos.
A Educação Ambiental constitui um importante instrumento de mobilização da comunidade para mudanças de hábitos e comportamentos, especialmente em projetos relacionados a coleta seletiva. Fuck (1994:14) diz: “ que a educação seja o processo através do qual o indivíduo toma a história em suas mãos, a fim de mudar o rumo da mesma…” 
5. CONCLUSÃO
A pesquisa realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Judith Leão Castelo Ribeiro no bairro Pitanga em Serra , ES, mostrou como possuem consciência e criatividade para preservação das nascentes , destino correto do lixo . Como escola e professores podem contribuir para ampliar o conhecimento de todos a respeito desta temática, mudando atitudes pessoais e coletivas pode-se salvar não apenas as nascentes de Pitanga, mas o mundo de um colapso.
Evidenciou-se a necessidade da implantação da Educação Ambiental como disciplina integrada ao do currículo escolar sendo proposto:
- trabalhar íntérdisciplinamente esta questão;
- realizar projetos interdisciplinar, para que os alunos que podem ajudar na melhoria do nosso ambiente, a começar por sua casa e comunidade;
- alertar os governantes na conscientização da população, pois a maioria não colabora em nada para melhorar o descaso com o meio ambiente.
De acordo com Silva (2007, p. 11):
 
“O lixo e um elemento presente na vida de qualquer pessoa, sendo um ótimo tema a ser trabalhado com os alunos, de forma interdisciplinar, objetivando a conscientização e a mudança de atitudes dentro e fora da sala de aula. Assim, a educação ambiental na escola assume um papel preponderante para a formação do sujeito e sua inserção social, propiciando-lhe um agir com consciência e atitude perante os problemas do meio ambiente”
 Foi sugerido por alunos a implantação de lixeiras para resíduos recicláveis nas trilhas de acesso ao Mestre Alvaro para que os que por ali passarem não descarte seu lixo em locais impróprios danificando a bela paisagem local e colocando em risco as nascentes. 
 Outra atividade que mostrou como os alunos estavam interessados no projeto foi a sugestão de confeccionar frases criativas sobre o tema meio ambiente e afixar junto as lixeiras nas trilhas, como sugestão temos:
 - Separe o lixo corretamente, alem de fazer bem a você a natureza agradece;
 - Reciclar para um mundo melhor;
 - Lixo que pode ser reciclado, não pode ser desperdiçado;
 - Seja consciente, ajude nossa a comunidade a ser limpa;
 - Jogue lixo “nos lixos”;
 - Pessoa que cuida do meio ambiente e responsável.
 Todo o resíduo que foi captado nesse projeto foi separado em uma mobilização da escola, pois o objetivo era incutir na cabeça de todos a necessidade de preservacao do meio ambiente a começar pelos alunos pois os mesmos levariam aos pais e demais familiares. Foi ensinado a separar o lixo reciclavel para o reaproveitamento e o não reciclavel entregue para aterro sanitário. Dessa forma conscientizando o aluno e ao mesmo tempo envolvendo família e a comunidade escolar, abrangendo o fato de que a preservação ambiental se faz necessária para que essa e as próximas gerações possam interagir em um ambiente preservado, ecologicamente equilibrado, mostrando aos alunos e a comunidade, que todos somos responsáveis por preservar o meio ambiente, ou por degrada-lo, cabendo ao professor despertar a consciência critica e reflexiva de que preservando o meio ambiente, preservamos a nossa propria existência nesse planeta chamado Terra . 
 
 
REFERÊNCIAS
Brasil, A. M. Santos, F. Equilibrio Ambiental e Resíduos na sociedade Moderna. Sao Paulo: FAARTE Editora, 2004. (ISBN 85-98847-01-1).
Fuck, Irene Terezinha. Alfabetização de Adultos. Relatos de Uma Experiencia Construtiva. .2. ad Petropolis: Vozes 1994
Silva, D. T. S. Educação Ambiental: Coleta Seletiva e Reciclagem de Resíduos Sólidos na Escola. Cachoeirinha-RS: FASB, 2007.
Landulfo, Eduardo. Meio Ambiente e Fisica. (2005, p. 53).
Travassos, Edson Gomes. A Pratica da Educação Ambiental nas Escolas. Porto Alegre: Mediação, 2006

Continue navegando