Buscar

A Neuropsicopedagogia, Seus Aspectos e o Impacto na Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1
Aluna: Daysi Pereira Rufino
Curso: Neuropsicopedagogia e psicanálise Clinica
Disciplina:Neuropsicopedagogia Teoria
 
 A Neuropsicopedagogia, Seus Aspectos e o Impacto na Educação
O neuropsicopedagogo é um profissional especializado no ambívio da neurociência, psicologia e pedagogia, que tende a compreender o trabalho do cérebro, e também adaptar as melhores metodologias educacionais as crianças com sintomas cognitivos e emocionais debilitados. Primeiramente, esse especialista, deve ter conhecimento as anomalias neurológicas para desenvolver um trabalho de acompanhamento pedagógico aos individuos que apresentam essas sintomologias, assim sendo um dos dados mais importantes para desenvolver e estimular novas sinapses á frente do processo de ensino e aprendizagem.
O especialista neuropsicopedagogo em campo escolar ou fora dele é de propiciar exercicios de estimulos aos alunos que auxilie em atividades cerebrais. O cérebro tem os encargos de receber, selecionar, memorizar e processar os elementos captados pelos sensores, a qual essa compreensãom desse orgão ajude no trabalho desse especialista. Então esse progissional deve realizar um trabalho que avalia e auxilia nos processos didáticos-metodológicos e na dinâmica institucional para o máximo processo de ensino e aprendizagem, voltado as suas atenções para aqueles alunos com transtornos diversos e que precisem de um olhar mais apurado em seu tempo de aprendizagem. Não devemos esquecermos que todo ser humano tem capacidade de aprender,desde que são dadas as condições, não importa suas limitações.
Nos dias atuais sabemos que a escola é a única instituição de ensino capaz de promover e ampliar as questões de aprendizagem e sociais dos alunos. Assim a escola e cérebro com suas atribuições especificas dirigem ao desenvolvimento cognitivo, por isso devem estar associados as funções do neuropsicopedagogo que fará a combinação para o sucesso escolar.
Ao saber das funções neurofuncionais de alunos com determinadas limitações, o profissional neuropsicopedagogo torna-se essencial para o processo educacional ao impor como recurso principal, entrevistas dedicadas a expressão e comportamentos em busca de diagnóstico educacional. Sendo assim será capaz de propor e desenvolver um trabalho pertinente, proporcionando assim, um processo pleno na aprendizagem dos alunos da Educação Básica.
As funções do neuropsicopedagogo, em saber os distúrbios das aprendizagens e posteriormente os processos da aprendizagem do individuo, tem o papel de identificar, diagnosticar e encaminhar a outros especialistas por meio de pareceres e laudos. Transtornos esse, que podem estar ligados a leitura, escrita, a matemática, a atuação de problemas, a déficit visuais, motora, transtornos emocionais ou intelectual.
No campo escolar, depois do diagnóstico de outros especialistas o profissional neuropsicopedagogo atuará junto com a familia, com o objetivo de realizar um trabalho de intervenção pedagógica, desejando a evolução sistêmica do mesmo, respeitando sempre as limitações de cada individuo.
O profissional neuropsicopedagogo precisa ter conhecimento dos processos de aprendizagem, bem como as metodologias ultilizadas pelos professores em sala de aula, currículo, e atividades didáticas que podem influenciar na aquisição do aprendizado, e então entender as causas dos transtornos se tem mesmo ligações nas questões neuronais, familiar ou mesmo na didática do professor regular.
Na medida que o neuropsicopedagogo se demostra mais aplicado em suas atribuições, melhor se ratifica suas funções em âmbito escolar. Portando, cada vez mais cedo diagnosticar as naturezas físicas e sensoriais dos alunos com necessidades intelectuais cognitivas e emocionais, melhor será a intervenções ou encaminhamento do especialista ao desenvolvimento intelectual na aprendizagem do individuo.
Cabe ao profissional, indicar o caminho a ser pecorrido pelos alunos, o que remete identificar em cada individuo como seres únicos. A vista disso, ao diagnosticar precocemente um transtorno de defasagem de aprendizagem, função prioritária do neuropsicopedagogo, esse processo remeterá aos melhores métodos de ensino a serem desenvolvidos na aquisição de informações, conhecimento e intervenções nas crianças com transtornos e dificuldades na aprendizagem
Desse modo, para que se permaneça o sucesso na aprendizagem, o neuropsicopedagogo se faz necessário em todo âmbito escolar. Analisar a utilização dos recursos Neurocientíficos da Neuropsicopedagogia como fator de identificação das dificuldades na aprendizagem escolar, verificando junto aos professores e coordenadores a estruturação pedagógica, material e metodológica, respeitando o desenvolvimento e as diferenças cognitivas dos alunos.

Continue navegando