Buscar

Exercício 01

Prévia do material em texto

Universidade Federal Rural da Amazônia
Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos
Curso: Zootecnia
Disciplina: Economia Regional e do Agronegócio
Professor: Marcos Antônio Souza dos Santos
Discente: Any Beatriz da Silva Damasceno
Matrícula: 2018001763
Exercício 01 – Fundamentos de Economia
Questão 1 – O que é escassez? Por que a escassez é central no estudo da Economia? 
A escassez ocorre quando não há quantidade suficiente de um recurso (produto, serviço, entre outros) para atender todas as pessoas que o desejam ou demandam na situação de preço zero. A economia estuda como as pessoas decidem gastar seus recursos para satisfazer suas vontades, ou seja, é importante para análise dessas decisões saber sobre a escassez.
Questão 2 – Discuta brevemente a diferença entre microeconomia e macroeconomia e descreva sucintamente dois exemplos atuais (1 microeconômico e 1 macroeconômico) no contexto da economia brasileira? 
A macroeconomia estuda de forma mais ampla o cenário econômico, focando-se nas características gerais, principalmente atrelado ao Estado, por exemplo a diminuição da exportação devido a pandemia. A microeconomia estuda os detalhes desse cenário, associando o comportamento dos indivíduos e suas escolhas, por exemplo o funcionamento do setor de produção. 
Questão 3 – Defina e especifique os recursos produtivos (fatores de produção). Na sua concepção quais os recursos produtivos mais escassos na economia da Amazônia? Justifique sua resposta.
Os recursos produtivos são o agrupamento de elementos necessários para um processo produtivo, seja ele de um bem ou serviço. Especificamente, existe alguns fatores indispensáveis na produção, como a terra (recursos naturais), o trabalho (recursos humanos) e o capital (bens de produção), entre outros. Na Amazônia, os recursos mais escassos são atrelados a infraestrutura e industrias presente na região, pois há abundância de recursos naturais e terra. 
Questão 4 – Defina a lei da demanda e a lei da oferta. Considere o mercado de carne 
bovina no Pará e especifique as variáveis que influenciam a oferta e a demanda de carne bovina.
A lei da oferta é a relação entre a quantidade e o preço de um bem ou serviço, quando o preço for maior leva a uma quantidade ofertada maior, e quando o preço estiver menor a quantidade do produto diminui. Sendo assim, a relação inversa entre preço e quantidade é a lei da demanda, quando o preço aumenta, a quantidade demandada diminui, e em preços baixos a quantidade aumenta.
Para o mercado de carne bovina, as variáveis que influência na demanda são as alterações nos preços de bens relacionados; variação na renda; renda nacional real; capacidade produtiva doméstica (produto potencial); capacidade de crescimento do rebanhos. As variáveis da oferta são ligadas a política cambial; quantidade exportada; urbanização; composição familiar; os preços no mercado externo e interno.

Continue navegando