Buscar

Atividade 4 de interdiciplinaridade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

· Atividade 4 de interdiciplinaridade
	“o espaço reservado ao Serviço Social, como um ramo de especialização do trabalho coletivo, é o de dar respostas, buscar prontamente soluções à pluralidade de questões que lhe são colocadas, para o que necessita de fundamentos teórico-metodológicos, conhecimentos e saberes interventivos, habilidades técnico profissionais, procedimentos teóricos-metodológicos e de uma perspectiva ética com clara orientação estratégica”.
GUERRA, Y. A dimensão técnico operativa do exercício profissional. In: SANTOS, C. M. dos; BACKX, S.; GUERRA, Y. (Org.). A dimensão técnico operativa no Serviço Social: desafios contemporâneos . São Paulo: Cortez Editora, 2017. p.40 -56.
Tendo em conta as proposições de Guerra (2017), analise as categorias a seguir, e associe-as com suas respectivas características, preenchendo as opções com o número correspondente.
 
(1)  Dimensão técnica operativa.
(2)  Dimensão teórico metodológica.
(3)  Dimensão ético política.
(4)  Teoria social crítica.
(   ) Acena para uma categoria teórica que dirige o/a profissional de serviço social para o desenvolvimento de suas apreciações, ponderando sobre a totalidade social na qual os sujeitos estão inseridos.
(  ) Refere-se aos instrumentais de que o/a profissional de serviço social dispõe para subsidiar o desenvolvimento das intervenções no exercício profissional cotidiano.
(  ) Refere-se à fundamentação e procedimentos que devem ser empregados no desenvolvimento de toda a intervenção profissional de forma a compreender as determinações a partir de análises coerentes com a realidade social.
(  ) Trata da condução e do posicionamento que a categoria profissional deve ter em suas ações profissionais, tendo em vista o projeto profissional da categoria.
		Resposta Selecionada:
	 
1,2,4,3.
	Resposta Correta:
	 
4, 1, 2,3.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta: a teoria social critica refere-se a uma categoria teórica que permite aos profissionais compreenderem a totalidade social, e as dimensões em que o Serviço Social atua. Para orientar teoricamente o profissional, foram desenvolvidas: a dimensão teórico e metodológica, que corresponde à fundamentação teórica e aos métodos a serem empregados na dinâmica do trabalho profissional;  a dimensão técnico operativa, que permite ao assistente social utilizar adequadamente e criticamente os instrumentos e técnicas de que dispõe para o seu labor; e a dimensão ética política, que corresponde aos preceitos do projeto ético político profissional, orientando e guiando a prática de forma a respeitar as determinações ética e política na intervenção profissional.
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Para obter análises mais aprofundadas acerca da situação que envolvia e envolve os sujeitos que precisam da intervenção profissional dos/as assistentes sociais, foi necessário uma série de debates no cerne da categoria para definir qual seria a teoria que melhor pudesse contribuir no desenvolvimento da prática profissional. Sendo assim, o materialismo histórico dialético de tradição marxista foi definido como o método mais adequado pois, permite compreender a _________ social.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
realidade
	Resposta Correta:
	 
realidade
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: após muitas análises e discussões no cerne da categoria profissional, avaliou-se que para uma compreensão concreta da realidade social que tangencia a vida dos sujeitos que demandam da intervenção dos/as assistentes o método teórico – materialismo histórico dialético era o que mais poderia orientar os/as profissionais a ter essa compreensão.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	A prática profissional cada vez mais tem sido colocada com um desafio a ser desenvolvido. Não somente para os profissionais que recentemente se graduaram, mas também para aqueles que já atuam na área a algum tempo. Pretende-se que o profissional esteja cada vez mais orientado para a prática e, para isso, ele deve buscar ser aprimoramento constantemente, tendo domínio da totalidade que envolve os sujeitos. Esse aprimoramento da sua prática exige, por outro lado, um método teórico-científico adequado. No início da profissão no Brasil, não se tinha qualquer tipo de método cientifico que baseasse a formação profissional. Posteriormente, após a adoção de variadas vertentes teóricas sem resultados abrangentes, parte da categoria profissional passou a questionar que esses métodos supracitados, até então inseridos na profissão, não conseguiam trazer respostas mais contundentes frente a realidade social vivenciada pelos sujeitos, tampouco estavam de acordo com a realidade da sociedade brasileira. Esses questionamentos ficaram mais fortes e contundentes com o movimento de reconceituação e renovação das bases teóricas, metodológicas da profissão, e após muitos debates, seminários de discussão, foi entendido por ampla parte da categoria que se fazia necessário uma mudança total na formação e constituição da profissão, e que, sendo avaliado que nenhuma das ciências até então usadas, não permitiam um alcance da totalidade social
Qual método teórico permite ao assistente social aprimorar e desenvolver sua prática profissional para que possua melhor domínio da totalidade?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Materialismo histórico-dialético.
	Resposta Correta:
	 
Materialismo histórico-dialético.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: o Serviço Social brasileiro, no movimento de reconceituação, fez diversas análises para compreensão de qual seria o método teórico que pudesse oportunizar à categoria uma compreensão real das condições sociais, políticas e econômicas que atravessam a vida das pessoas e famílias que dependem da intervenção dos/as assistentes sociais. Assim, após muitas reflexões, a categoria acabou por entrar em consenso, adotando o materialismo histórico e dialético como método mais adequado para o desenvolvimento de sua prática, uma vez que ele permitia compreender o desenvolvimento do trabalho do/a assistente social em toda sua amplitude.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Quando Iony, iniciou sua atividade profissional como assistente social, ela teve orientações de que jamais deveria abandonar a teoria, pois é a partir dela que teria condições de compreender a realidade e as contradições que dela advém. De acordo com Guerra (2017, p.49), o “exercício profissional do assistente social, recebendo as determinações históricas, estruturais e conjunturais da sociedade burguesa e respondendo a elas, consiste em uma totalidade de diversas dimensões que se auto implicam, se auto explicam e se determinam entre si”.
GUERRA, Y. A dimensão técnico operativa do exercício profissional. In: SANTOS, C. M. dos; BACKX, S.; GUERRA, Y. (Org.). A dimensão técnico operativa no Serviço Social: desafios contemporâneos . São Paulo: Cortez Editora, 2017. p.40 -56.
Analise as afirmativas, marcando (F) para as falsas e (V) para as verdadeiras.
 
(   ) A categoria universalidade permite ao/a assistente social desenvolver sua prática profissional obtendo analises que vão ao encontro da totalidade social com a qual os indivíduos se deparam.
(  ) As categorias de universalidade, particularidade e singularidade, são categorias teóricas que não necessariamente precisam ser correlacionadas nas análises profissionais.
(  ). Da categoria universal, o/a assistente social realiza mediações para compreender o particular no singular. Assim, a compreensão no singular se universaliza.
(    ) As categorias de universalidade, particularidade e singularidade, pertencem à teoria positivista de Augusto Comte e busca compreender a realidade de forma fragmentada.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: as categorias de analise teórica partem do método analítico desenvolvido por Marx, o que permite ao profissional desenvolver
suas intervenções com interpretações que se aproximam mais da realidade social, possibilitando uma maior compreensão das complexidades e contradições que envolvem os sujeitos e os grupos. Portanto, elas, devem ser usadas como método de análise de forma associada, pois uma complementa a outra.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	A respeito do debate que se faz pertinente e necessário sobre a compreensão da realidade social e apreensão das contradições que atravessam diametralmente a complexidade dos fenômenos que circundam a vida dos indivíduos, o Serviço Social, seguindo a tradição teórica marxista do materialismo histórico e dialético, apresenta três categorias que articuladas orientam coerentemente as análises a serem desenvolvidas pelos profissionais, tanto em pesquisas quanto na intervenção profissional cotidiana.
Assinale a alternativa que indica corretamente quais são essas três categorias.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Universalidade, particularidade e singularidade.
	Resposta Correta:
	 
Universalidade, particularidade e singularidade.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: todo o fato que se configura enquanto demanda no cotidiano profissional dos/as assistentes sociais é eivado de contradições, e está dentro de uma dada realidade social. Para que se tenha todo esse alcance, se faz necessário que o profissional articule as categorias da universidade, particularidade e singularidade para compreensão de como os fenômenos sociais afetam diretamente a vida dos indivíduos e como cada qual se apresenta diante das complexidades.
	
	
	
· Pergunta 6
0 em 1 pontos
	
	
	
	O Serviço Social iniciou-se no Brasil a partir da necessidade que a classe burguesa tinha para conseguir conter as massas que se levantavam em busca de melhores condições de vida e de trabalho. E durante muito tempo, a prática profissional era voltada para atender as necessidades da elite e com pensamento humanista cristã. Tal mudança passou a ocorrer na categoria a partir do movimento de reconceituação que buscou repensar e alterar a forma de atuar e as bases teóricas.
Analise as afirmações a seguir e assinale apenas aquelas que correspondem enquanto afirmativas verdadeiras em relação a base tradicional e a base contemporânea da profissão: 
 
I. O Serviço Social considerado tradicional é aquele de base filosófica de São Tomas de Aquino, e que depois assumiu a ciência a partir de teorias como a positivista, funcionalista na perspectiva de ajustamento social.
II. O Serviço Social de base tradicional tinha como orientação para a prática profissional o alinhamento com as bases mais progressistas da sociedade como sindicatos de trabalhadores entre outros.
III. O Serviço Social contemporâneo emergiu após o movimento de reconceituação da profissão, e tem como base teórica a teoria social crítica que permite compreender a realidade social e, na defesa dos direitos humanos.
IV.O Serviço Social atualmente tem repensado sua base teórica e metodológica na tentativa de retomar aos preceitos humanista cristão que constituiu a profissão em sua gênese no Brasil.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta: o Serviço Social tradicional tem por base a filosofia humanista cristã, em sua gênese se desenvolve na igreja católica, toda a sua intervenção desde os primeiros anos foram voltados totalmente para atender a elite dominante que necessitava de uma profissão que pudesse realizar o controle das massas que se movimentavam contra as elites, em busca de uma melhoria nos postos de trabalho e melhores condições de vida. O Serviço Social tradicional se pautava na doutrina social da igreja (Tomismo e Neo tomismo), e, posteriormente, foi agregando a ciência social através do positivismo e, consequentemente outras teorias como estruturalismo a fenomenologia entre foram sendo assumidas pela categoria, porém, todas elas não se configuram enquanto teorias progressistas que se conforma com sindicatos e associações pautadas nas necessidades da classe trabalhadora. O alinhamento com setores progressistas, se deu a partir do momento em que a profissão rompe com esse tradicionalismo/conservadorismo e se posiciona em favor dos direitos humanos e da classe trabalhadora. E, na contemporaneidade da profissão, a categoria busca romper cotidianamente com o conservadorismo que paira sobre os profissionais e a sociedade como um todo, refutando qualquer movimentação que possa ousar fazer menção ao retorno de práticas que se baseiam teórica e metodologicamente com o que constituiu a profissão em sua gênese.
	
	
	
· Pergunta 7
0 em 1 pontos
	
	
	
	O Serviço Social após o movimento de reconceituação altera toda sua base de teórica, metodológica e ético política, embasada na teoria social crítica de Karl Marx. Desde então, em qualquer espaço sócio ocupacional no exercício profissional deve-se recusar a postura de se manter______________ afirmando ser indispensável ao profissional ter uma postura de tomada de decisão.
Analise as alternativas e assinale aquela que preencha corretamente a lacuna
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
endogenista
	Resposta Correta:
	 
neutro
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta: após o movimento de reconceituação do Serviço Social a categoria se posiciona em favor do posicionamento livre de posturas neutras, imprecisas, dúbias e/ou que demonstre uma indecisão por parte dos/as profissionais frente a uma tomada de decisão. Portanto, desde a consagração do movimento de reconceituação é orientado a recusa de toda prática neutra, posturas endogenista que se coloca enquanto salvadores da vida dos sujeitos, somado a isso se buscou superar a parcialidade nas ações, uma vez que, a categoria, assumiu ser em favor da classe trabalhadora e defendendo os direitos humanos de forma intransigente.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Segundo Guerra (2017, p.51), “é a sua inserção na divisão social e técnica do trabalho da sociedade capitalista, sua localização na estrutura sócio ocupacional e a sua funcionalidade na sociedade burguesa, construída a partir de mediação entre classes e Estado, que atribui à intervenção um caráter político”. Ademais, o/a assistente social é detentor de uma__________________ para concretizar as mediações e atender a demanda dos usuários.
GUERRA, Y. A dimensão técnico operativa do exercício profissional. In: SANTOS, C. M. dos; BACKX, S.; GUERRA, Y. (Org.). A dimensão técnico operativa no Serviço Social: desafios contemporâneos . São Paulo: Cortez Editora, 2017. p.40 -56.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Autonomia relativa.
	Resposta Correta:
	 
Autonomia relativa.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: o/a assistente social desenvolve sua prática profissional como um trabalhador assalariado, visto que ele/a vende sua força de trabalho e, para o pagamento dessa força de trabalho, tem o salário como pagamento. Além disso, dispõe de uma autonomia relativa no exercício de sua atividade profissional para decidir quais serão as estratégias mais apropriadas para desenvolver suas ações.
	
	
	
· Pergunta 9
0 em 1 pontos
	
	
	
	Os/as assistentes sociais, a partir do conhecimento teórico e analítico, têm por determinação um rigor de análise que supera a causalidade e efeitos nas demandas apresentadas pelos usuários. Assim, toda e qualquer outra interpretação das demandas sociais através de uma causa e efeito que desconsidere a realidade social a partir de uma totalidade é denominada de: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
ecletismo.
	Resposta Correta:
	 
sincretismo.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: ações individualistas que corrobora para posturas profissionais egocêntricas não é corroborado pela categoria profissional, e, atitudes endogenistas, de se colocar enquanto profissionais “heroínas” “da ajuda” buscaram ser superadas pela categoria, da mesma forma a analise negacionista perante
as determinações oriundas da relação capital trabalho. Reforçamos, portanto, que, quando o serviço social promove o movimento de reconceituação do Serviço Social, foi em um momento que a categoria estava percebendo que as determinações para a questão social, vão muito além de uma causa e, por sua vez o efeito. Por isso, a categoria, entendeu que a mais adequada teoria para dar respostas mais amplas diante da realidade, que buscasse fugir da causa x efeito, fosse a teoria social de Marx. Logo, o profissional compreendendo do método marxista de analise terá entendimento da questão social e não necessitará cair no ecletismo teórico em busca de respostas para suas demandas. Portanto, qualquer análise que se paute em buscar as causas de forma fragmentada e linear desconsiderando a totalidade que envolve a realidade social é denominada de sincretismo. 
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Ana Maria iniciou sua atuação profissional em um serviço de alta complexidade da política de assistência social. Ela está atendendo mulheres em situação de violência doméstica que precisaram sair da residência devido ao risco de violência. Assim, para Ana Maria conseguir compreender as realidades sociais que atravessam as vidas dessas mulheres, ela deve apreender as ________________ que se fazem presente no fenômeno da violência doméstica.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Contradição
	Resposta Correta:
	 
Contradição
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: ao assistente social cabe o dever ético de constantemente buscar o aprimoramento para seu exercício profissional, visto que cada espaço sócio ocupacional em que ele atua, exigirá que ele detenha tanto o conhecimento da realidade social, quanto das contradições que advém dessa realidade e que se materializam nos fenômenos cotidianos das vidas dos sujeitos que atende.
	
	
	
Sábado, 3 de Outubro de 2020 22h14min23s BRT

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais