Buscar

Atividade - Argumentação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
CAMPUS RIO BRANCO
	Curso: Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho
	1º Período
	Disciplina: Português Instrumental
	Ano: 2020.1
	Discente: 
	Docente: Profa. Dra. Edilene da Silva Ferreira
Atividades
1. Identifique a tese e pelo menos um argumento que embase cada uma das teses defendidas nos fragmentos textuais a seguir:
texto
	Uma vez Renato Russo disse com uma sabedoria ímpar: “Digam o que disserem, o mal do século é a solidão”. Pretensiosamente digo que assino embaixo sem dúvida alguma. Parem pra notar, os sinais estão batendo em nossa cara todos os dias.
Baladas recheadas de garotas lindas, com roupas cada vez mais micros e transparentes, danças e poses em closes ginecológicos, chegam sozinhas. E saem sozinhas. Empresários, advogados, engenheiros que estudaram, trabalharam, alcançaram sucesso profissional e, sozinhos.
Tem mulher contratando homem para dançar com elas em bailes, os novíssimos “personal dance”, incrível. E não é só sexo não, se fosse, era resolvido fácil, alguém duvida?
Estamos é com carência de passear de mãos dadas, dar e receber carinho sem necessariamente ter que depois mostrar performances dignas de um atleta olímpico, fazer um jantar pra quem você gosta e depois saber que vão “apenas” dormir abraçados, sabe, essas coisas simples que perdemos nessa marcha de uma evolução cega.
(Arnaldo Jabor – Estamos com fome de amor)
Resposta: 
Texto 2
	A TV vai se tornando o gênio da lâmpada. Ela instaura a nova ordem: tudo há de circular pelos chips, nada será autorizado fora deles. A utopia tecnológica vem, assim, em forma de tirania envolvente. Vai monitorar até os fios de cabelo que se perderem no ralo da pua e vai angariar o apoio excitado dos telespectadores, que piscam os olhinhos para os lampejos futuristas. Mariposas em volta da lâmpada. [...] A TV interativa, do presente e do futuro, existe para seduzir o consumidor – e para silenciar o cidadão. Essa é sua lógica central.
(Eugênio Bucci - O tolo interativo apud FARACCO; TEZZA, 2003, p. 231).
Resposta:
texto 3
	Preconceito, nunca. Temos apenas opiniões bem definidas sobre as coisas. Preconceito é o outro que tem...
Mas, por falar nisso, já observou o leitor como temos o fácil hábito de generalizar (e prova disso é a generalização acima) sobre tudo e todos? Falamos sobre “ as mulheres”, a partir de experiências pessoais; conhecemos “os políticos”, após acompanhar a carreira de dois ou três; sabemos tudo sobre os “ militares” porque o síndico do nosso prédio é um sargento aposentado; discorremos sobre homossexuais (bando de sem-vergonhas), mulçumanos (gentinha atrasada), pobres (feliz foi Adão, que não tinha sogra nem caminhão), advogados (todos ladrões), professores (pobres coitados), palmeirense (palmeirense é aquele que não tem classe para ser são-paulino nem coragem para ser corintiano), motorista de caminhão (grossos), peões de ogras (ignorantes, sócios do paulistano metidos a besta), dançarinos (veados), enfim, sobre tudo. Mas discorremos de maneira especial sobre raças e nacionalidades e, por extensão, sobre atributos inerentes a pessoas nascidas em determinados Estados. [...]
O mecanismo funciona mais ou menos assim: estabelecemos uma expectativa de comportamento coletivo (nacional, regional, racial), mesmo sem conhecermos, pessoalmente, muitos ou mesmo nenhum membro do grupo sobre o qual pontificamos.
(Jaime Pinski - O preconceito nosso de cada dia apud FARACCO; TEZZA, 2003, p. 265/266).
Resposta:
2. Leia o texto a seguir e identifique entre os textos sublinhados e numerados a tese e as passagens em que você percebe o uso de recursos argumentativos, depois indique, a partir da numeração feita, que recurso foi utilizado.
	Os efeitos de uma pausa
(1) A cidade alemã de Vechta instituiu um período de vinte minutos diários para que seus habitantes possam fazer uma pausa e tirar um cochilo. (2) Na Espanha, surgiram trailers especializados em acomodar os trabalhadores para a siesta vespertina. A tradição vinha perdendo popularidade por dois motivos: as empresas espanholas passaram a demandar jornadas mais longas e os engarrafamentos tornaram os traslados mais demorados. (3) Ao propiciarem tempo para uma pausa, Espanha e Alemanha estão colhendo benefícios concretos. Em Vechta, por exemplo, a prefeitura relata que o rendimento dos funcionários públicos aumentou. (4) Essa constatação está de acordo com uma pesquisa feita pela Nasa, a empresa aeroespacial americana. Segundo o estudo, um cochilo diário resulta em um aumento de produtividade de 34%.
(5) O médico Carl Hunt, do Centro Nacional de Estudos sobre Desordens do Sono, nos Estados Unidos, ensina duas regras básicas para que o cochilo tenha resultado:
1. O melhor horário para a pausa é entre 1 e 2 e meia da tarde. A razão é que esta é a hora em que o organismo sofre uma natural baixa de atividade. A sensação de descanso, portanto, aumenta.
2. Sua duração deve ser de quinze minutos a uma hora. Menos que isso não há efeito nenhum. Ir além de uma hora pode prejudicar o sono noturno.
(OS EFEITOS..., 2005, p.149, grifos nossos).
Resposta: 
a) Indique quais são os principais defeitos de argumentação.
Resposta: 
3. Observe os enunciados abaixo e indique se há algum tipo de fragilidade argumentativa:
a) A) Os filhos de Maria são muito livres, têm muitas namoradas ao mesmo tempo.
b) B) O Brasil é o país do futuro.
c) C)As meninas são mais frágeis e sensíveis que os meninos.
d) D) Joaquim é um burguês, adora comprar!
Resposta:
4. Escolha um dos temas a seguir e elabore um texto argumentativo defendendo a sua opinião, utilizando os recursos apresentados na aula e evitando os problemas também aqui discriminados. Não esqueça que para escrever sobre um determinado assunto é bom, primeiro, ler e se informar acerca dele. O texto deve ter no máximo 30 linhas, ser de sua autoria e ser escrito em modalidade formal da língua portuguesa. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos para defesa de sua tese.
Temas sugeridos:
a) A globalização vem destruindo as culturas locais.
b) Os melhores produtos da agro-indústria nacional são destinados à exportação.
c) A ditadura da beleza e os consumidores: uma relação de amor e ódio.
d) Não há mais privacidade depois do advento da internet.

Outros materiais