Buscar

Discussões Contemporâneas em Direito Empresarial - EXERCÍCIO DISCURSIVA

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Discussões Contemporâneas em Direito Empresarial
Antes da identificação de titular da empresa, deve-se entender o que é “personalidade”, uma vez que esta é pressuposto da titularidade da empresa.
Descreva, corretamente, o conceito de “personalidade”:
	Aceitar qualquer um dos conceitos abaixo:
I - A personalidade é um atributo jurídico que confere a um ser status de pessoa e, portanto, permite-lhe contrair direitos e obrigações.
Questão 2/5 - Discussões Contemporâneas em Direito Empresarial
Da aquisição de personalidade por uma sociedade decorrem várias consequências relevantes no mundo jurídico (cf. Ferrer Correia, 1994, p.239;Amaral,2006,p.284;Coelho,2002,p113). As mais relevantes para a compreensão do tema no âmbito do direito empresarial são: as titularidades do negocial, titularidade processual e a autonomia patrimonial.
Descreva, corretamente, o conceito de uma destas consequência (titularidades do negocial, titularidade processual e a autonomia patrimonial):
	Titularidade negocial: possibilita à pessoa Jurídica atuar no mundo dos negócios, celebrando contratos e praticando todos os atos da vida civil de seu interesse, em seu próprio nome.
Questão 3/5 - Discussões Contemporâneas em Direito Empresarial
Existem duas espécies de empresário, lembrando que o sócio não é empresário, apenas possuindo vínculos com a pessoa coletiva, titularizando em relação a esta um complexo de direitos e obrigações.
Quais são as duas espécies de empresário?
	A resposta correta é: empresário individual e sociedade empresária. (Página 20 do livro base)
Questão 4/5 - Discussões Contemporâneas em Direito Empresarial
O Código Civil, no entanto, apresenta exceções claras à regra, nas quais se admite o exercício da empresa pelo incapaz quando houver conveniência no exercício da atividade empresarial. Existem duas situações nas quais a lei permite que o incapaz esteja à frente de uma empresa: incapacidade superveniente e sucessão.
Descreva, corretamente, o conceito de incapacidade superveniente:
	Caso observado quando uma pessoa capaz que desenvolve uma empresa regularmente, por algum motivo, vem a se tornar incapaz no decorrer de sua trajetória. Nesse caso, cuidando da preservação da empresa, a legislação permite a sua continuidade. (Página 27 do livro base)
Questão 5/5 - Discussões Contemporâneas em Direito Empresarial
Além de registrar-se antes do início de sua atividade, o exercente de atividade econômica que for caracterizado como empresário deverá, obrigatoriamente, escriturar suas contas empresariais.
Descreva, corretamente, o conceito de “escrituração”:
	Por “escrituração” é o registro sistemático das contas e dos negócios do empresário de acordo com as técnicas próprias das ciências contábeis.

Continue navegando