Buscar

Template FOLDER (Folheto Educativo)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITOS SOCIAIS
uniasselvi.com.br
SAÚDE
TATIANA ZEFERINO GONÇALVES
DIREITOS SOCIAIS
Na tentativa de minimizar e erradicar as diferenças econômicas e sociais, a Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 2006), prevê no seu artigo 6º uma série de direitos sociais. Assim, o Estado deve garantir às pessoas, condições de sobrevivência, promovendo politicas públicas que garantam direitos e justiça social..
REFLEXÕES
Com o Projeto, buscamos refletir sobre a urgência da garantia dos direitos sociais. Assim, é preciso que o Estado assuma seu papel legal de mantenedor de vida. Para isso, precisa implementar políticas publicas de qualidade que garantam o direito à saúde e promovam a justiça social.
EXTENSÂO
O Projeto de Extensão tem como objetivo criar um espaço de reflexão sobre o direito à saúde. 
Cabe destacar que o direito à saúde faz parte do grupo de Direitos Sociais, estabelecidos pela Constituição Federal de 1988.
DIREITOS SOCIAIS
DIREITO À SAÚDE
Na tentativa de minimizar e erradicar as diferenças econômicas e sociais, a Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 2006), prevê no seu artigo 6º uma série de direitos sociais, dentre eles o direito à saúde.
Com isso, a saúde passa a ser “[...] direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.” (BRASIL, 2006, Art. 196). 
A SAÚDE
Com a Constituição brasileira a saúde passou a ser tratada como direito fundamental e essencial do ser humano. Necessária para a manutenção do bem estar físico e mental.
Todo brasileira e brasileira tem direito ao serviço de saúde público, gratuito e de qualidade, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A Saúde também é um direito humano e passou a ser um direito social de todo indivíduo, seja qual for sua condição social ou econômica, crença religiosa ou política. Sua garantia deve buscar sempre o equilíbrio entre influências ambientais, modos de vida e vários outros componentes para resguardar o bem-estar físico, mental e consequentemente social, já que uma pessoa saudável é mais participativa na sociedade. (BERTRAMELLO, 2020, s/p). 
O DIREITO
Cabe ao Estado garantir à toda a população, sem qualquer distinção, um serviço de saúde publico, gratuito e de qualidade. Nesse contexto: 
São de relevância publica as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado. (BRASIL, 2006, Art. 197). 
BIBLIOGRAFIA
BERTRAMELLO, Rafael. Os direitos sociais: conceito, finalidade e teorias. Disponível em: https://rafaelbertramello.jusbrasil.com.br/artigos/121943093/os-direitos-sociais-conceito-finalidade-e-teorias. Acessado em 30 de mai. de 2020. 
BRASIL. Constituição da República Federativa: Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nº 1/92 a 52/2006 e pelas Emendas Constitucionais da Revisão nº 1 a 6/94. Brasília: Senado Federal, 2006.
DALLARI, Sueli Gandolfi. O direito à saúde. Revista de Saúde pública. Rev. Saúde Pública vol.22 no.1 São Paulo Feb. 1988.
Fica evidente a dificuldade que existe para a garantia do direito quando se considera a amplitude da significação do termo saúde e a complexidade do direito à saúde que depende daquele frágil equilíbrio entre a liberdade e a igualdade, permeado pela necessidade de reconhecimento do direito do Estado ao desenvolvimento
“
“
Dealari (1988)

Mais conteúdos dessa disciplina