Buscar

Rede de atenção psicossocial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Rede de Atenção Psicossocial
Introdução à Prática Fisioterapêutica na Saúde Coletiva
5
Componentes 
6
Fisioterapia e RAPS
3
RPS
4
PRÍNCIPIOS
Tópicos
1
SUS
2
RAS
Sabemos a imencidade desse tema mas separamos alguns pontos que achamos relevantes.
A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde.
A construção do SUS passa historicamente por diversas formulações políticas e organizacionais, resultando no redirecionamento dos serviços e ações de saúde, educação permanente, financiamento e participação social. 
DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.
Regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de
1990
SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS), por se destinar ao atendimento de todos os brasileiros, é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo.
Rede de atenção a saúde
Conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde, mediante referenciamento do usuário na rede regional e interestadual, conforme pactuado nas Comissões Intergestores
Diminuir a fragmentação histórica do sistema de saúde
Evitar concorrência entre os serviços
 Forma organizativa que permita monitoramento e avaliação
Rede de atenção psicossocial
No processo de governança do SUS e da consolidação da RAPS nos territórios, indica-se, por meio de portarias, o que é necessário para implantar os serviços. Gestores municipais, estaduais e federais da saúde, trabalhadores do SUS e entidades da sociedade civil precisam estar atentos às seguintes questões: 
A RAPS foi instituída pela Portaria nº 3.088, de 23 de dezembro de 2011 , que concretiza a Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas e os princípios da Reforma Psiquiátrica e Reforma Sanitária, com serviços de base territorial e comunitária, substituindo, portanto, o modelo hospitalocêntrico e manicomial
01. 
Desenvolve suas ações e serviços de acordo com os princípios doutrinários desse sistema: universalização, equidade e integralidade
02. 
Princípios da rede de atenção psicossocial
Os princípios que norteiam os serviços de base territorial e comunitária para o cuidado da RAPS são:
01
02
03
Atenção Básica em Saúde
Equipe de Consultório na Rua
Estratégia Saúde da Família (ESF)
Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
Componentes 
A RAPS é constituída por sete componentes. Cada um deles compreende um conjunto de ações e serviços que têm o propósito de atender às diferentes necessidades dos usuários e seus familiares, nos mais diversos territórios. Esses serviços são chamados de pontos de atenção.
Atenção Psicossocial Especializada
O CAPS é um ponto de atenção constituído por uma equipe multiprofissional, a qual atua sob a ótica interdisciplinar e realiza, prioritariamente, o acompanhamento de pessoas com sofrimento ou transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, ou outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.
Atenção Residencial de Caráter Transitório
O Componente de Atenção Residencial de Caráter Transitório é constituído por dois pontos de atenção
01. Unidades de Acolhimento (UA)
02. Serviços de Atenção em Regime Residencial.
2
A UPA é um Ponto de Atenção destinado ao pronto atendimento das demandas de urgência e emergência em saúde, incluindo aquelas consideradas de saúde mental. 
Unidade de Pronto Atendimento – UPA
1
O SAMU é um Ponto de Atenção destinado ao atendimento móvel de urgências e emergências nos territórios, incluindo as de saúde mental.
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU
Urgência ou Emergência
É um serviço que dispõe de leitos habilitados a oferecer suporte hospitalar em saúde mental nas enfermarias de clínica médica, pediátrica ou obstétrica em Hospital Geral. O acesso aos leitos nesses pontos de atenção deve ser regulado a partir de critérios clínicos, respeitados os arranjos locais de gestão: central regulatória ou por intermédio do CAPS de referência.
Serviço Hospitalar ou Enfermaria Especializada
em Hospital Geral 
Atenção Hospitalar
O Componente da Atenção Hospitalar é constituído por Serviços Hospitalares de Referência para Atenção às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas
Estratégias de Desinstitucionalização
03
01
02
Serviço Residencial Terapêutico 
Programa de Desinstitucionalização 
Programa de Volta pra Casa
Reabilitação Psicossocial
O componente Estratégias de Reabilitação Psicossocial é constituído por iniciativas de trabalho e geração de renda, empreendimentos solidários e cooperativas sociais.
O que é?
Conjunto de ações que busca a inclusão e o exercício de direitos de cidadania de usuários e familiares da RAPS, fortalecendo a construção de novos campos de negociação, formas de sociabilidade e projetos de vida.
Opera na criação de novas estratégias para as pessoas que, por contextos diversos, não acessam espaços formais de qualificação, trabalho e habitação. Além disso, possibilita a experiência de formas mais solidárias de inclusão a populações de extrema vulnerabilidade.
O que faz?
Idosos
Alunos nas escolas
Crianças
Fisioteria e a Rede de Atenção Psicossocial
A fisioterapia contribuiu para a reabilitação psicossocial dos sujeitos, minimizando os comprometimentos corporais causados pelos transtornos mentais, promovendo benefícios físicos e, proporcionando com isso um aumento na independência e qualidade de vida do indivíduo, modulando e melhorando seu autocontrole e otimizando o tratamento clínico da pessoa com transtorno psiquiátrico
1
Problemas Respiratórios
2
Cardiovasculares 
3
Sociais 
Cuide da sua saúde mental
Quando as coisas não andam bem na sua cabeça, elas não andam bem em lugar nenhum.
50%
22%
28%
Obrigado!
Larissa Saturnino
Nicoly Nobre
Claudiana Pereira
Vitória Maria

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais