Buscar

A Instituição da República - Atividade II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

@liviamichellestudies
ATIVIDADE II
A Instituição Da República 
01. (UnB-DF) Em 1889, há mais de cem anos, a Proclamação da República descortinou um novo cenário político no Brasil. D. Pedro II exilou-se na França, os monarquistas convictos refugiaram-se nos interiores ou, seguindo o exemplo do Imperador, rumaram para outros países até a definição da nova ordem política. A respeito dessa conjuntura política brasileira, julgue os itens seguintes, colocando certo ou errado.
(ERRADO) O movimento de 1889 seguiu o modelo francês de revolução, pois promoveu uma alteração radical na estrutura política, social e, sobretudo econômica, ao tornar disponíveis vultosos financiamentos para a indústria de base.
(ERRADO) O Partido Republicano, que chegou ao poder em 1889, tornou-se o porta-voz dos segmentos sociais deslocados das bases socioeconômicas agrárias, ao incitar os trabalhadores urbanos, os clérigos liberais e, inclusive, os senhores escravocratas descontentes.
(CERTO) Os produtores de café e seus setores correlatos definiram, na cidade de Taubaté do início do século XX, o destino dos investimentos do Estado: adquirir o excedente da produção e flexibilizar o câmbio para manter o preço do produto em patamares lucrativos.
(CERTO) O positivismo, horizonte ideológico dos políticos republicanos brasileiros no fim do século XIX, pregava — naquela conjuntura — a conveniência de separar a Igreja.
02. (UECE) A Proclamação da República no Brasil veio colocar em questão as possibilidades de participação política consciente do povo brasileiro. Enfim, estava na ordem do dia a questão da cidadania. Sobre as formas de participação política nas primeiras décadas da República, é correto afirmar:
a. com a possibilidade de interferir no governo através do voto. Uma ampla campanha popular fez com que a população pobre participasse efetivamente da política representativa.
b. a participação efetiva dos trabalhadores pobres acontecia muito mais nas revoltas urbanas do que na política representativa.
c. Os ex-escravos e os trabalhadores pobres permaneciam à margem do processo político e jamais encontraram uma forma de organização e reivindicação.
d. Os primeiros governos republicanos procuravam integrar a população de ex-escravos ao processo político, o que gerou grandes revoltas populares.
03. (FGV-SP) Caracterizou-se por encilhamento a política econômica que:
a. levou o país a uma crise inflacionária pela emissão de moeda, sem lastro-ouro e com escassos empréstimos estrangeiros, gerando inúmeras falências.
b. pôde acomodar os primeiros anos de República à estabilização e ao investimento em políticas públicas, principalmente educacionais;
c. levou o país a pedir empréstimos para a reorganização do parque industrial e para a exploração da borracha na região amazônica;
d. pôde acomodar, por aproximadamente 50 anos, uma economia ainda dependente, permitindo a aplicação de recursos em serviços públicos;
e. levou o país a receber apoio de todas as nações industrializadas para desenvolvimento de parcerias, apesar da crescente inflação decorrente dos inúmeros empréstimos pedidos.
04. (U. M. Triângulo Mineiro) A república brasileira começou com um Governo Provisório, encabeçado pelo marechal Deodoro da Fonseca. Marque o único item que não faz parte desse período.
a. Transformação das Províncias em Estados.
b. Convocação de uma Assembleia Constituinte.
c. Criação da bandeira republicana.
d. restrições à concessão da cidadania brasileira aos estrangeiros.
e. Administração pública estruturada em três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. 
05. “Vencida a primeira etapa de instauração do regime republicano, o consenso entre cafeicultores e militares sobre a permanência do exército no poder rompeu-se, pois o grupo paulista não estava disposto a aceitar por mais tempo a hegemonia política militar.”Nesse contexto, é possível identificar três projetos de república para o Brasil de 1889. Quais são eles?
Projeto republicano liberal - defendido principalmente pelos cafeicultores paulistas, pregava a descentralização política e, consequentemente, a autonomia dos estados (como em breve seriam chamadas as províncias) e a formação de uma república federativa. 
Projeto republicano jacobino - defendido por setores da população urbana, que incluíam baixa classe média (pequenos comerciantes, funcionários) e setores intelectualizados (jornalistas e profissionais liberais, como médicos, advogados e professores). 
Projeto republicano positivista - baseado nas ideias do filósofo francês Auguste Comte, esse projeto tinha ampla aceitação no exército. Visava à promoção do progresso, sempre com um espírito ordeiro, não revolucionário, e forte atuação do Estado.06. Marque V ou F nas assertivas abaixo, conforme seja: verdadeira ou falsa.
(V) A proclamação da república no Brasil, em 1889, gerou expectativas em torno da criação de um novo pacto social, no qual fossem incluídos grupos até então marginalizados politicamente.
(V) A república recém-nascida era frágil e temia-se um contragolpe monárquico. Portanto, parecia conveniente um governo forte, sob o controle militar, para proteger o regime em seus primeiros anos. 
(F) Dentre as primeiras medidas implementadas pelo governo provisório de Deodoro da Fonseca (1889 – 1891), podemos destacar: A criação das instituições monárquicas, o banimento da família imperial e a instauração do Padroado (aliança entre Estado e Igreja).
(V) Dentre as principais características da Constituição de 1891, podemos destacar: o estabelecimento de uma República Federativa.
07. Marque V para verdadeiro ou F para falsa nas assertivas abaixo:
a. (V) embora tivesse vencido as eleições, Deodoro não conseguiu o apoio político necessário para governar o país com tranquilidade. Ele sofria a oposição dos grandes cafeicultores de São Paulo, que dispunham de vários representantes no Congresso Nacional.
b. (V) o marechal Floriano Peixoto chegou ao poder apoiado pelas forças políticas de São Paulo e por influentes setores das forças armadas.
c. (V) Para conquistar a simpatia das camadas urbanas, Floriano Peixoto adotou medidas de repercussão popular: baixou o preço da carne e dos aluguéis residenciais e aprovou uma lei que previa a construção de casas populares.
d. (V) devido a sua maneira enérgica de enfrentar os adversários políticos, Deodoro da Fonseca ficou conhecido como Marechal de Ferro.
08. Marque a única alternativa correta: Por meio do ministro da Fazenda, Serzedelo Correia, o governo de Floriano Peixoto procurou estimular a industrialização, como se deu no governo de Deodoro. Para isso...
a. Permitiu aos bancos particulares emitir moeda indiscriminadamente.
b. Facilitou importação de equipamentos industriais e a concessão de financiamento a empresários da indústria. 
c. Proibiu a importação de equipamentos industriais e dificultou o financiamento a empresários da indústria.
d. Bancos públicos e particulares podem emitir moeda livremente.

Continue navegando