Buscar

Conteúdo do exercício biosseguraça

Prévia do material em texto

Conteúdo do exercício
1. 
Parte superior do formulário
Olá meu caro(a) estudante, chegamos a nossa quarta e última atividade avaliativa da disciplina de Biossegurança.
Quero agradecer pelo seu empenho e comprometimento com suas atividades e desejo muito sucesso em sua caminhada acadêmica.
Mas lembre-se, o seu tutor ainda aguarda sua sinalização caso seja necessário.
Antes de dar início a atividade, leia esse pequeno trecho, ele vai te ajudar a desenvolver sua produção.
A importância do uso de equipamentos de proteção na área da saúde
“Um enfermeiro, de 30 anos, morreu após contrair uma infecção generalizada ao se ferir com uma agulha, enquanto cuidava de um paciente que estava internado em um Centro de Tratamento Intensivo (CTI) de um hospital localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Segundo familiares da vítima, Maurício Vargas contraiu um abscesso no local em que se feriu com a agulha e começou a passar mal, com dores de cabeça e febre.
A família acusa o hospital de negligência por não ter alertado que o enfermeiro deveria ter tomando um antibiótico imediatamente, após o acidente com a agulha, já que o paciente que o enfermeiro cuidava no momento do acidente também morreu de infecção generalizada.
O hospital informou em nota que todos os cuidados foram feitos para a recuperação do colaborador. “Infelizmente, mesmo com todos os esforços, ele não respondeu aos tratamentos empregados e faleceu, causando comoção em toda a equipe e instituição, que estão em luto pelo colega de trabalho”, lamentou.”
Há muito tempo que casos de acidentes de trabalho na área de saúde vem sendo mostrados na mídia, isso é decorrente a falta de cuidados com uso de EPIs e higienização correta de materiais de trabalho. O conjunto de procedimentos necessários para prevenir e controlar os riscos que pessoas podem correr em certas situações é denominado Biossegurança. A exposição a agentes químicos, físicos ou biológicos pode oferecer riscos aos seres humanos, tudo depende da situação e do ambiente em que se encontram.
Leal, M. P. L.; et al. Adesão às medidas de biossegurança por profissionais de saúde em situações de urgência e emergência. Revista Interdisciplinar NOVAFAPI, Teresina. v.4, n.3, p.66-70, Jul-Ago-Set. 2011.
https://exame.abril.com.br/negocios/dino/biosseguranca-esta-entre-os-itens-mais-importantes-para-manter-clinicas-de-saude-dentro-dos-padroes-de-mercado/ (21/maio/2018)
http://varelanoticias.com.br/enfermeiro-morre-apos-ser-infectado-com-agulha-contaminada-em-hospital/ (08/agosto/2018)
https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2017/06/05/internas_economia,874113/brasil-tem-700-mil-acidentes-de-trabalho-por-ano.shtml (05/junho/2017)
Meu caro(a), gostaria que você elaborasse um texto dissertativo com aproximadamente 30 linhas, descrevendo algumas doenças que possam ser adquiridas pelos profissionais de saúde pelo não uso e pelo uso incorreto dos equipamentos de proteção individual ou coletiva. Fale também sobre as formas de como adquirir doenças pelo mal ou não uso dos equipamentos de proteção.
No mais, desejo sucesso em seus estudos, quem sabe nos encontraremos em outra oportunidade.
Parte inferior do formulário

Continue navegando