Buscar

Modelo da determinação social da doença

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
CAMPUS CAICÓ
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA: Epidemiologia e Enfermagem
DOCENTE: Roberta Kaliny
DISCENTE: Isla Mayara Lúcio de Araújo
ESTUDO DIRIGIDO – O MODELO DA DETERMINAÇÃO SOCIAL DA DOENÇA
a) Compreensão de saúde:  A saúde tem a ver com a forma de organização da sociedade pois para esse modelo os problemas não estão apenas nos indivíduos, mas na sociedade. Nesse modelo, existem vários fatores que causam as doenças, mas as causas sociais e biológicas estão no mesmo nível pois o social determina a ocorrência do biológico assim temos que ver o modo de vida das pessoas para explicar certas doenças.
b) Compreensão de doença: As pessoas adoecem e morrem em função do jeito com que vivem e esse jeito de viver é determinado social, cultural e economicamente. Desta forma, para esse modelo, diferentemente do modelo biomédico, o processo saúde-doença é considerado em seu caráter social e não somente biológico. 
c) Doenças mais prevalentes no período: epidemia de febre tifoide.
d) Cuidados de saúde e/ou enfrentamento das doenças: pensa-se numa coletividade, serviços públicos de saúde, melhores condições para a classe trabalhadora, com melhorias nas condições salariais/econômicas, habitações melhores, projetos de saneamento e urbanização, empoderamento das classes populares, ampliação da democracia; questões que significam a promoção da saúde e a prevenção de doenças, bem como a ampliação da qualidade de vida e não somente a cura do sintoma apresentado. 
e) Estrutura/organização dos serviços para enfrentamento dos problemas de saúde: A organização dos serviços estava mais voltada para atender o coletivo e de forma acessível a todos, inclusive, a partir desse modelo surgiram leis como a Lei de Saúde Pública da Prússia, elaborada por Virchow junto com Neumann, em 1848, que diz que compete ao Estado a responsabilidade sobre a saúde das pessoas. Que esse deve promover a saúde e combater e tratar a doença para todos, ou seja, saúde é direito de todos, dever do Estado. Aliás, foi esse movimento que inspirou a nossa construção do SUS.
REFERÊNCIAS:
PUTTINI, Rodolfo Franco; PEREIRA JUNIOR, Alfredo; OLIVEIRA, Luiz Roberto de. Modelos explicativos em saúde coletiva: abordagem biopsicossocial e auto-organização. Physis. Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 753-767, 2010.   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312010000300004&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em:  25 set.  2020.
VERDI, M. I. M.; ROS, M. A. da.; CUTOLO, L. R. A.; SOUZA, T. T. de.; Saúde e Sociedade: modelos conceituais em saúde. UNA-SUS. Disponível em:< https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/33307/mod_resource/content/1/Unidade%201/top3_1.html>. Acesso em: 25 set 2020.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando