Buscar

Criminologia - (Positivismo aula 2)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aluno: LUANA SOUZA MEIRA
	
	Disc.: CRIMINOLOGIA 
	2021.1 EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		¿Os homicidas, os arrombadores, têm cabelos crespos, são deformados no crânio, têm possantes maxilares, zigomas enormes e freqüentes tatuagens...¿ (Lombroso, César. O homem delinqüente. Ricardo Lenz Editor). O positivismo é considerado a primeira escola de criminologia e teve como Lombroso seu principal articulador. Analisando tal escola, marque a opção correta:
	
	
	
	Lombroso era advogado e político e, por isso, sua teorias visavam apenas legitimar a efetivação de uma limpeza étnica na Itália
	
	
	O Positivismo criou o racismo, pois até a publicação de suas ideias havia uma grande tolerancia entre os povos e as várias raças, tanto na Europa, como nas Américas
	
	
	O positivismo visava recair apenas sobre os povos inimigos do Estado
	
	
	O positivismo foi uma ciência que tinha como fim estudar as motivações biológicas do criminoso e suas características
	
	
	Apesar de ser pioneira na criminologia, o positivismo quase não teve expressão e por isso pouco influenciou nas ideologias e políticas criminais de sua época
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A _________surgiu na Europa, influenciada pelos fisiocratas e iluministas; possui três fases: antropológica, sociológica e jurídica; priorizou os interesses sociais aos individuais. Em 1876, foi publicado o livro ¿O homem delinquente¿, que instaurou um período científico de estudos criminológicos, assim, é conhecida ainda como ¿surgimento da fase científica da criminologia¿. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
	
	
	
	Escola Positiva
	
	
	Terza Scuola
	
	
	Escola Política Criminal ou Moderna Alemã
	
	
	Escola Criminológica
	
	
	Escola Clássica
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Certa corrente filosófica criminologista tinha como foco o criminoso. Assim, para consolidação de seus estudos, seus teóricos visitavam cadeias públicas e verificavam que a maior parte dos presos era da etnia negra. Por vezes, a assertiva "todo criminoso é negro" era invertida: "todo negro é criminoso". De que corrente filosófica estamos falando?
	
	
	
	Denuncismo.
	
	
	Pronuncismo.
	
	
	Lombrosismo.
	
	
	Negativismo.
	
	
	Positivismo.
	
Explicação:
Positivismo defende a ideia de que o criminoso extereorizaria em sua aparência suas deficiências morais.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		No dia 19 de novembro de 2019, o canal de notícias da web - último segundo - trouxe a seguinte matéria: Em um discurso na Câmara dos Deputados, o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) disse que a população negra tem maior índice de mortalidade por estar mais envolvida em crimes. "Tem mais negros com armas, mais negros no crime e mais negros confrontando a polícia", afirmou o parlamentar. A declaração de Silveira ocorre na véspera do Dia da Consciência Negra e ele também disse que a Polícia Militar não pode ser culpada pela morte de negros "porque um negrozinho bandidinho tem que ser perdoado".
A crença na ideia de relacionar a imagem de uma etnia à atividade criminosa representa bem certa corrente filosófica criminologista. Qual?
	
	
	
	Lombrosimismo.
	
	
	Positivismo.
	
	
	Dualismo.
	
	
	Perseguismo.
	
	
	Negativismo.
	
Explicação:
Positivismo defende a ideia de que o criminoso extereorizaria em sua aparência suas deficiências morais.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A escola positivista, primeira escola de criminologia, faz nascer o estudo científico do crime e, principalmente, do criminoso. Segundo essa teoria, marque a opção correta:
	
	
	
	Segundo Lombroso o determinismo biológico servia como um entrave ao agente quanto à prática do crime, o qual decorria de uma decisão livre e consciente
	
	
	O positivismo no Brasil, ao estudar o criminoso, ajudou a reduzir a idéia do negro como marginal, contribuindo de forma considerável para a diminuição do racismo, pois pregava a idéia do criminoso nato, alguém que já nascia predestinado ao crime
	
	
	Todos os adeptos do positivismo defendiam as penas por tempo determinado e afirmavam que a prisão perpétua ou a pena de morte não seriam eficazes no combate à criminalidade
	
	
	Consoante um dos defensores dessa escola, o criminoso seria uma peça quebrada de um relógio; por esse motivo vem a comprometer o funcionamento do relógio, e por isso, deve ser descartada e substituída por outra
	
	
	Para alguns defensores do positivismo, o criminoso possui livre arbítrio e é levado a delinquir pelo determinismo social
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Marcos, por ter praticado um furto é preso, tendo sido negada a suspenção condicional do processo é condenado, tendo sua pena agrava, e negada pena alternativa, tudo isto por ser reincidente em crime doloso, mesmo já tendo cumprido a pena do delito anterior. Segundo os estudos sobre o positivismo e suas permanências, marque a opção correta sobre a reincidência e sua atual análise segundo a criminologia:
	
	
	
	É um elemento do direito penal do fato, por isso influencia como o sujeito irá responder
	
	
	Ainda que houvesse maus antecedentes, como inquéritos policiais em curso, tais medidas seriam válidas e eficazes
	
	
	É um resquício de um direito penal do autor, pois não está se julgando o fato, mas "quem é" o delinquente
	
	
	Tal medida está em sintonia com a Constituição, pois demonstra a maior periculosidade do agente
	
	
	Em razão da reincidência, deveria se aplicar uma medida de segurança, por ser o agente considerado inimputável
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Lombroso foi o fundador da escola positivista criminológica, para ele a disfunção patológica se exteriorizava na aparência e no comportamento do sujeito, que podiam ser estudadas para que se pudesse identificar o criminoso pela sua:
	
	
	
	Condição Financeira.
	
	
	Posição Social.
	
	
	Postura
	
	
	Inteligência.
	
	
	Aparência.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		No dia 19 de novembro de 2019, o canal de notícias da web - último segundo - trouxe a seguinte matéria: Em um discurso na Câmara dos Deputados, o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) disse que a população negra tem maior índice de mortalidade por estar mais envolvida em crimes. "Tem mais negros com armas, mais negros no crime e mais negros confrontando a polícia", afirmou o parlamentar. A declaração de Silveira ocorre na véspera do Dia da Consciência Negra e ele também disse que a Polícia Militar não pode ser culpada pela morte de negros "porque um negrozinho bandidinho tem que ser perdoado". Orlando Zaccone, autor do livro "Acionistas do Nada", revela distinções nas penas aplicadas a pretos e brancos pelo mesmo crime de tráfico de drogas, punindo-se o sujeito preto com mais rigor. Estamos diante de um exemplo de que fenômeno criminológico?
	
	
	
	Aplicação do Direito Penal do Autor.
	
	
	Aplicação do Direito Penal Neutro.
	
	
	Aplicação do Direito Penal do Algoz.
	
	
	Aplicação do Direito Penal Criminal.
	
	
	Aplicação do Direito Penal da Vítima.
	
Explicação:
Com o amparo científico possibilitando a identificação do criminoso pela sua aparência, o Direito Penal se vê legitimado a punir condutas que exteriorizem esta periculosidade, modelando-se a um Direito Penal do autor. Ou seja, pune-se pelo que o sujeito é, e não pelo que ele fez, sendo o crime um sintoma de um estado do autor.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando