Buscar

Economia Geral I atividade 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Suponha que o preço dos sapatos sociais caiu. O que esperar em relação à demanda por calças sociais? Quais são os tipos de bens? Justifique a sua resposta.
R: A relação entre os bens são complementares, uma vez que o preço de x produto cai, aumentará a demanda respectivamente de seu produto completar,, no caso da questão em resolução, aumentará tanto a demanda dos sapatos sociais pelo baixo preço como as das calças sociais. Uma vez que a situação fosse inversa em relação a qualquer um dos bens, afetaria a demanda dos dois, devido esta relação complementar, podendo ser positiva ou negativa.
2. Quais são as principais diferenças entre bens normais, inferiores e neutros ou saciados?
R: Em relação a diferença dos “bens”, nos “bens normais” são notados quanto se a um aumento na renda e consequentemente aumenta a demanda de x produto, dois fatores positivos.
Já quando acontece um fator positivo considerado o aumento da renda em junção a um fator negativo que seria a diminuição do consumo de x produto, ocorre o que chamamos de “bem inferiores”.
Por outro lado, temos os “bens neutros ou saciados” que independentemente se se aumentar a renda do consumidor, não afetará tanto na sua demanda, uma vez que o consumidor já tenha um padrão de consumo de x produto diário, mensal ou anual. O consumidor está tecnicamente saciado com a quantidade consumida.
3. Suponha que o preço de um determinado bem aumente o que esperar em relação a sua oferta no mercado? Justifique a sua resposta
R: Levando em consideração a alta demanda de x produto no mercado e consequentemente este produto aumente de preço devido a vários fatores, podem ocorrer duas coisas em relação a sua oferta no mercado; a primeira que determinada empresa aumente a quantidade ofertada, por exemplo, pela alta demanda e devido a poucas empresas ofertando estes serviços ou produtos, isto irá gerar mais lucros a empresa, lei geral de oferta. Já no segundo fator, podem ser que haja essa diminuição de oferta em correlação a fatores negativos, tanto interno quanto externo em relação a alto custo de produção, logística, aumentos de tributos e etc. São variáveis a ser estudas levando em consideração o real fator da mudança em questão, se foi estratégia para gerar mais lucros devido a oportunidade no mercado ou a empresa foi obrigada fazer este aumento devido a esses fatores negativos.
4. O que esperar no ponto de equilíbrio de mercado em relação às quantidades ofertadas e demandadas, e em relação ao preço?
R: Quando se estiver no “ponto de equilíbrio” de mercado, entendesse que o consumidor e o produtor estão estáveis em relação ao preço, oferta e demandam, ambos estão satisfeitos com as vendas e consumo. O mercado está em equilíbrio, o preço demandado de um bem é igual à quantidade ofertada desse mesmo bem, ou seja, nesse ponto não existe nem excesso nem escassez do bem, de forma que compradores e vendedores se encontram plenamente satisfeitos.
5. Suponha que o preço da caixa de fósforos subiu demasiadamente. O que se pode esperar em relação à demanda por isqueiros? Quais são os tipos de bens? Justifique a sua resposta.
R: Ocorrerá o conceito de “bens substitutos”, que aumentará a demanda pelo produto concorrente e diminuirá a demanda pelo consumo do bem atual. A substituição do consumo do bem 1(caixa de fósforos) pelo bem 2 (isqueiros), afetará diretamente a demanda do bem 1 elevando o consumo do bem 2 (concorrente) uma vez que se mantém no valor atual ou em comparação ao novo valor do produto 1 é mais em conta ao consumidor e entre outras variáveis.

Continue navegando