Buscar

AOL 6 de saúde pública

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prezado(a) aluno(a), 
Agora você vai recordar o conteúdo estudado através de um debate sobre os temas estudados até o momento. Observe a reportagem a seguir e responda o questionamento abaixo:
“D.C.O. teve uma crise de hipertensão na calçada do hospital e precisou receber atendimento dos passageiros. Especialistas reforçaram, nesta sexta-feira (6), que nenhum hospital, seja público ou privado, pode negar atendimento médico emergencial a um paciente. A polêmica surgiu depois que o caso do cobrador de ônibus D.C.O. teve uma crise de hipertensão em frente ao Hospital Particular, em Curitiba, e precisou ser atendido pelos passageiros.Testemunhas afirmam que o hospital negou o atendimento em um primeiro momento por se tratar de uma instituição particular. Após receber os primeiros socorros dos passageiros na calçada do hospital, ele foi atendido por um médico de plantão, mas liberado na sequência para aguardar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)”.
- O hospital é obrigado a prestar assistência emergencial a qualquer cidadão?
É sim, e nos casos de omissão do atendimento pode até mesmo configurar um tipo penal devidamente descrito nos artigos 135 e 135-A do Código Penal.
- A constituição Federal do Brasil de 1988 aborda este tema?
Indiretamente a CF/1988 diz em alguns artigos que:
 “Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
(...)
III - a dignidade da pessoa humana”.
· Objetivos:
“Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
(...)
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.
· Obrigações dos cidadãos, da Administração Pública, dos concessionários, dos permissionários e dos autorizados:
“Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:(...)
II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”.
· Consumidor:
“Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
XXXII - o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor”.
 “Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: VIII - responsabilidade por dano ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico”.
“Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:V - defesa do consumidor”.
· Saúde:
“Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 64, de 2010)”.
“Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.
“Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado”.
· Da Família, da Criança, do Adolescente, do Jovem e do Idoso
“Art. 230. A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida”.
- Qual princípio está sendo infringido?
Atualmente, esse tipo de prática pode ser enquadrado como omissão de socorro ou negligência, mas não há referência expressa quanto ao não atendimento urgente de saúde, citada no nos artigos 135 e 135-A do Código Penal abaixo:
Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública: Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa. (grifei)
Parágrafo único - A pena é aumentada de metade, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte.
Art. 135-A. Exigir cheque-caução, nota promissória ou qualquer garantia, bem como o preenchimento prévio de formulários administrativos, como condição para o atendimento médico-hospitalar emergencial: Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa. (grifei)
Parágrafo único. A pena é aumentada até o dobro se da negativa de atendimento resulta lesão corporal de natureza grave, e até o triplo se resulta a morte.
Pesquise sobre o tema e verifique se o atendimento em situação de emergência foi correto ou houve omissão de socorro. Observe o que diz a Constituição.
Não esqueça! Sua dissertação será de no máximo 30 (trinta) linhas.
Bons estudos!
Texto:
No Brasil, algumas leis estão intrinsecamente informando que é obrigação de qualquer instituição sendo ela pública ou privada prestar socorro quando algum indivíduo que se encontre inválido ou ferido, ao desamparo ou em grave e iminente perigo de vida. A dignidade da pessoa humana é o fundamento da República Federativa do Brasil e está expressa logo no primeiro artigo da Carta Cidadã. 
A mesma Carta Política preconiza os objetivos fundamentais (art. 3°) da República, pois sem tais objetivos não há de materializar os direitos humanos na sociedade brasileira. Assim como os conselhos das profissões que têm como diretrizes a manutenção da saúde humana, traz em seus códigos de ética a necessidade dos profissionais da área de saúde ter a nobre essência da solidariedade humana diante de outro ser humano.
E por fim, as normas jurídicas que punem quem viola um direito a saúde, não se baseiam no simples punir por punir, mas cercear direitos, temporariamente, para que o condenado possa se reeducar, ou seja, fazer introspecção sobre seu ato e se conscientizar de que a melhor maneira de viver é a postura fraternal – quando há socialização e ressocialização embasadas aos direitos humanos.
Referências:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2009/prt1820_13_08_2009.html
https://erickschubert.jusbrasil.com.br/artigos/511745541/a-prestacao-de-servico-emergencial-nos-hospitais-e-o-codigo-de-defesa-do-consumidor
https://www.camara.leg.br/noticias/367306-negar-atendimento-emergencial-em-hospital-privado-podera-ser-crime/
https://idec.org.br/consultas/codigo-de-defesa-do-consumidor/capitulo-vi
https://jus.com.br/artigos/30746/profissionais-da-area-de-saude-e-as-entidades-de-atendimento-medico-hospitalar-emergencial-diante-do-cdc-da-cf-1988-do-cp-e-do-cc
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm

Outros materiais