Buscar

S28 8 geferson P


Prévia do material em texto

E.E.E.F. Stella da Cunha Santos
Aluno(a): ______________________________________________Data: ____/____/____ Professor: Geferson Disciplina:	Ano/Turma: _________
Práticas experimentais
Eixo: Ciências tecnologias e inovação Conteúdo: previsão do tempo
Leia o texto e responda:
COMO É FEITA A PREVISÃO DO TEMPO
Fazer uma estimativa de como estará o tempo nos próximos dias e nas próximas semanas nem sempre é uma tarefa fácil. Alguns fatores — fenômenos naturais como El Niño e La Niña, correntes marítimas — podem interferir muito nas condições meteorológicas de uma região e mudar o cenário rapidamente.
Institutos de pesquisa no Brasil e no mundo desenvolvem softwares conhecidos como modelos meteorológicos. Com eles, é possível prever o que vai acontecer, resolvendo equações complexas que fazem verdadeiras radiografias da atmosfera.
A previsão do tempo busca realizar uma descrição bem detalhada do que pode acontecer futuramente na atmosfera, em uma região específica. Esse estudo envolve o conhecimento e as informações de inúmeras variáveis, como a temperatura observada, a análise da formação de nuvens, a pressão atmosférica, a umidade relativa do ar, a direção e a velocidade do vento, entre outros dados.
A meteorologia só começou a tomar uma forma mais parecida ao que é hoje a partir da 2ª Guerra Mundial. Após a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), os países iniciaram um trabalho em equipe e surgiu a Organização Meteorológica Mundial (OMM), no ano de 1950. No Brasil, o órgão nacional de meteorologia vinculado à OMM é o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Dessa forma, por meio do conhecimento e dos dados coletados de diferentes áreas, os modelos meteorológicos são alimentados e, a partir de potentes computadores, faz-se a análise das condições do estado inicial da atmosfera e criam-se previsões baseadas em probabilidades. No entanto, mesmo com toda essa tecnologia, muito da previsão vem da análise técnica dos meteorologistas. Eles examinam as simulações e as concluem após fazerem as correções que forem necessárias.
TECNOLOGIAS EMPREGADAS NA PREVISÃO DO TEMPO
Sem tecnologia não há previsão do tempo. São utilizados diversos aparatos como radares, estações meteorológicas, sensores, balões e satélites, que coletam informações em todas as camadas da troposfera terrestre. Supercomputadores fazem a análise das condições atmosféricas e a leitura de informações e de imagens, alimentando os modelos meteorológicos.
Apesar da avançada tecnologia, a participação humana é fundamental para que haja uma leitura correta dos dados observados e um prognóstico para o futuro. Vamos entender, agora, como funciona na prática.
ESTAÇÃO DE SUPERFÍCIE
A coleta de dados meteorológicos é realizada de forma manual e automática, por meio da instalação de estações meteorológicas. Nelas, há equipamentos que obtêm informações sobre direção e velocidade dos ventos, temperatura, umidade, chuva, evaporação, radiação solar e pressão atmosférica, por exemplo.
Uma vez que os dados tenham sido captados em horários preestabelecidos segundo normas rígidas da OMM, eles são distribuídos ao redor do globo para serem utilizados como referência de informação meteorológica. Cabe ao meteorologista avaliar a procedência e a confiabilidade da fonte de dados para, aí sim, usá-los em seu dia a dia.
RADARES METEOROLÓGICOS
Esses radares são fundamentais para detecção de nuvens de tempestade severa e na chamada “previsão de tempo de curtíssimo prazo” ou “nowcasting”, já que é possível determinar para onde uma nuvem de chuva irá e seu potencial destrutivo. Existem alguns tipos de radares meteorológicos, mas todos possuem uma antena emissora e receptora de ondas eletromagnéticas. Essas ondas fazem uma varredura do céu e transmitem as informações encontradas de maneira gráfica, para análise em um mapa.
SATÉLITES
O satélite meteorológico é um instrumento que consiste de sensores e câmeras especiais. Eles registram diferenças mínimas de temperatura, como uma grande máquina fotográfica, e traduzem a informação para imagens que cobrem quase todo o globo. O satélite é lançado no espaço a partir de uma base aérea e fica a cerca de 800 km de altitude, a partir da superfície terrestre.Nas imagens enviadas pelo aparelho, é possível identificar nuvens baixas, médias e altas e, assim, auxiliar o meteorologista no diagnóstico dos fenômenos atmosféricos. Há, ainda, detecção de áreas suscetíveis a queimadas e nevoeiros, a atividades vulcânicas
1-O q significa:
A-OMM:__________________________________________________________________________________ 
B-INMET:__________________________________________________________________________________
2-Fale algumas tecnologias empregadas nesse meio:____________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________