Buscar

Resposta ao 3º Teste 10º E 2020-21 Grupo I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Grupo 1
1.
1.1. 	Nas duas primeiras estrofes deparamo-nos com a chegada de Leanor Vaz a casa de Inês e consigo tem um objetivo.
Ao chegar a casa de Inês, Leanor insiste num ponto muito importante para Inês, principalmente naquele momento, pois com ele via sua liberdade com possibilidade de voltar a existir. Leanor com o objetivo de apresentar um marido para Inês, começa a falar com ela sobre as características dele como diz nos vv. 14 a 16, “Eu vos trago um bom marido, / rico, honrado, conhecido; /diz que em camisa vos quer.” Ao decorrer da apresentação do marido para Inês, Leanor usa o cómico de carater e linguagem para aliviar um pouco a pressão e apresentar o momento de forma mais engraçada.
Concluindo com o objetivo de apresentar o marido a Inês, Leanor torna o momento mais engraçado, alem de dar-nos a conhecer informação sobre ele.
2. Ao decorrer do texto todas as personagens têm muitas das suas características reveladas não sendo diferente para Inês.
Analisando apenas este pequeno excerto deparamo-nos com algumas características da parte de Inês, sendo que três delas são que ela é muito seletiva vv. 10 a 13, “Porém, não hei de casar / senão com homem avisado, / ainda que pobre pelado, / seja discreto em falar.”, é troçadora vv.17 e 18, “Primeiro, eu hei de saber/ se é parvo, se sabido.” e é também desconfiada vv. 41 a 43, “Na voda de seu avô, / ou onde me viu ora ele? / Lianor Vaz, este é ele?”.
Concluindo mesmo Inês sendo uma mulher bonita e parecendo confiável as poucas características neste excerto demonstram que nela nem tudo é como parece.
3. Quase no final do excerto vemos que uma carta foi mandada entregar a Inês pelo seu futuro pretendente.
Com a leitura da carta deparamo-nos com duas diferentes reações entre Leanor e Inês. No caso de Inês fica com medo e desconfiada pois na carta refere alguns momento em que ele diz que já viu pessoalmente daí essa reação por parte de Inês pois não sabe quem ele é vv. 41 a 43, “Na voda de seu avô, / ou onde me viu ora ele? / Lianor Vaz, este é ele?”. Já Leanor tem uma reação bem diferente dizendo a Inês para ler a carta sem medo nem hesitação pois ainda poderia vir a ser uma mulher contente com ele vv. 44 e 45, “Lede a carta sem dó,/ que inda eu sam contente dele.”
Concluindo são demonstradas duas reações diferentes de duas pessoas diferentes sendo que nelas Inês não parece estar muito bem quanto ao comentário presente na carta.
Texto expositivo:
A “Farsa de Inês Pereira” não é uma obra como outra qualquer, pois ela é muito especial. Além de nos trazer um texto com variadíssimos momentos de cómico, também consegue, acima de tudo ser uma grande critica a várias classes socias e passar uma bela e impressionante mensagem.
A leitura desta obra deixa leitor fascinado com a sua linda constituição pois mesmo parecendo que é adequada a todas as idades e podendo ser lidas por qualquer pessoa, só mesmo quem leu de forma apreciativa cada palavra conseguiu perceber a incrível mensagem que Gil Vicente quis deixar nela expressa. Para mim a peça demonstra uma história decorrida no passado que é contada de uma forma simples e detalhada pois demonstra como as coisas funcionavam naquela altura, mas conseguindo sempre ter um pouco de comédia para felicitar o leitor. Eu amei-a completamente pois entendi tudo o que havia para entender, adorei a forma como as personagens foram retratadas, mas acima de tudo a mensagem que mesmo sendo um dos pontos mais importantes do texto senão o mais importante também consegue ser cómico, “mais vale asno que me leve, que cavalo que me derrube”.
Concluindo na minha opinião esta foi uma das obras que eu mais gostei de ler, passando agora a ser uma das minhas preferidas. Aconselho todos a lerem-na, mas tentem lê-la da forma que eu li, com calma apreciando palavra a palavra pois alem de um escritor para mim Gil Vicente era um génio.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando