Buscar

PROJETO ORIENTAÇÃO VOCACIONAL OCUPACIONAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROJETO ORIENTAÇÃO VOCACIONAL OCUPACIONAL
1° Encontro: Apresentação do projeto para os alunos (uso de Slides para explicar o Profiler detalhadamente), solicitar que os alunos se apresentem informando: nome; idade e o que espera do futuro. Solicitar e-mail para envio do Profiler. 
Fazer anotações da apresentação para anamnese. 
2° Encontro: Devolutiva do relatório e ressignificação de resultados. Verificar área de interesse X área de aptidão. Verificar pontos a serem melhorados para facilitar a conquista da área de interesse.
3° Encontro: Desenhos de Profissões com Estórias.
Esta técnica obtém uma ótima aceitação entre os jovens, pois além de apresentar características lúdicas, auxilia o orientando a expressar seus anseios, suas aspirações e seus temores em relação á vida profissional futura.
· Características e análise dos desenhos de profissionais com estórias
Os desenhos de Profissionais com Estórias são compostos de quatro pedidos, cada um deles considerando uma unidade de produção formada por desenho, estória, inquérito e título.
Primeiro pedido: Desenhe um profissional fazendo alguma coisa.
Segundo pedido: Desenhe um profissional realizado fazendo alguma coisa.
Terceiro pedido: Desenhe um profissional em crise fazendo alguma coisa.
Quarto pedido: Desenhe você, em sua profissão futura, fazendo alguma coisa.
Para cada unidade de produção é pedido que o orientando conte uma estória, após o relato faremos as seguintes perguntas: o que mais? Qual a idade do profissional? Qualidades do profissional? Defeitos do profissional? Como chegou a ser o que é? Como ele era antes? Coisas que mais gosta na profissão? Quais os desejos e aspirações do profissional? E por fim, pede-se que o orientando dê á estória um título.
Importância da análise detalhada : Ao longo do teste, o orientando pode projetar seus desejos, suas expectativas, seus medos e as suas ansiedades em relação á vida profissional, além de se colocar exercendo uma atividade profissional futura.
4° Encontro: Teste Frases Incompletas e ressignificação.
O teste é composto de inícios de frases formuladas de modo a eliciar conteúdos vinculados á situação em investigação.
5° Encontro: Autobiografia.
6° Encontro: Esclarecendo o Impasse Vocacional e Visualizando o Futuro.
7° Encontro: Amostra de Profissões.
(Passar essa atividade no quinto encontro como tarefa de casa) Cada aluno deverá nesta etapa mostrar preferência por uma profissão, diante disso cada um fará uma entrevista com um profissional da profissão desejada, bem como uma boa pesquisa e trará esse conteúdo para ser apresentado aos colegas. Se o interesse for em mais de uma profissão o aluno deverá pesquisar as duas ou mais.
8° Encontro: Ressiginificação de todo o processo, observações finais e dinâmicas.
9° Encontro (BÔNUS): Informações aos pais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais