Buscar

Aap1 - Enfermagem e Ciência

Prévia do material em texto

Aap1 - Enfermagem e Ciência
1)
Florence Nightingale nasceu em 12 de maio de 1820, viveu junto a uma sociedade aristocrática, estudando diversos idiomas, matemática, religião e filosofia. Diante deste contexto, analise as afirmativas a seguir:
I. Ela realizou estágio de três meses no Instituto de Diaconisas de Kaiserswerth/Alemanha (irmãs de caridade).
II. Aprendeu os primeiros passos da disciplina na enfermagem (regras e horários rígidos, religiosidade, divisão do ensino por classes sociais). 
III. Florence Nightingale, após suas vivências e contribuições, é considerada a fundadora da enfermagem moderna em todo o mundo. 
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a)
I, apenas.
· b)
II, apenas.
· c)
I e II, apenas.
· d)
I e III, apenas.
· e)
I, II e III.
Alternativa assinalada
2)
A história da enfermagem já percorreu diversos períodos históricos e em cada um deles apresentou características específicas.
Em relação aos períodos históricos, analise as afirmações a seguir colocando (V) para verdadeiro e (F) para falso. Depois, assinale a alternativa correta:
(_) O Cristianismo foi a maior revolução social de todos os tempos e a lei da caridade e do amor incondicional foi sua maior influência na enfermagem.
(_) As Cruzadas deram origem a organizações de enfermagem religiosa e militar. Os Cavaleiros de São João de Jerusalém fundaram os hospitais São João (para homens) e Santa Maria Madalena (para mulheres).
(_) Com a queda do Império Romano, a ciência mudou de mãos e foi para Istambul. Lá, foram fundadas as Universidades de Córdoba, Sevilha e Toledo e foram criados hospitais e ambulatórios. É desta época o estabelecimento de fármacos e o envio de receitas para preparo pelos farmacêuticos.
(_) O Concílio de Trento estudou cuidadosamente a questão do ensino de enfermagem.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a)
V – V – V – F.
· b)
F – F – F – F.
· c)
F – V – F – V.
· d)
V – F – V – F.
· e)
V – V – V – V.
3)
Florence Nightingale é considerada a fundadora da Enfermagem moderna em todo o mundo. Ficou conhecida a partir de sua participação como voluntária na Guerra da Crimeia, em 1854, junto a outras 38 mulheres.
Nessa Guerra elas conseguiram reduzir a mortalidade e com isso adquiriram prestígio da sociedade. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o feito de Florence:
Alternativas:
· a)
Baixar a mortalidade local de 40% para 2%.
Alternativa assinalada
· b)
Baixar a mortalidade local de 10% para 2%.
· c)
Baixar a mortalidade local de 10% para 20%.
· d)
Baixar a mortalidade local de 20% para 2%.
· e)
Baixar a mortalidade local de 40% para 20%.
4)
Complete as lacunas do parágrafo a seguir:
Nos anos 60, o Estado mantinha sua tendência em conferir prioridade ao tratamento ____________ em detrimento das medidas preventivas: a prática de saúde notoriamente ____________.
Agora, escolha a alternativa que completa as lacunas dando sentido correto ao parágrafo.
Alternativas:
· a)
curativo - hospitalocêntrica.
Alternativa assinalada
· b)
integral - hospitalocêntrica.
· c)
alternativo - biomédica.
· d)
integral - biomédica.
· e)
curativo - integralista.

Continue navegando