Buscar

Direito Civil - caso 1 ao 5

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 1
1º No que diz respeito às inovações do Direito da Família em relação ao anterior do Direito Civil, podemos apontar alguns exemplos de igualdade entre homens e mulheres, como a possibilidade de casar (artigo 1517 da Constituição); o princípio da não ingerência está claramente estipulado, e o A autonomia privada é avaliada na lei (artigo 1.513 da Constituição), de acordo com o disposto no art, é possível converter o casamento religioso em civil (artigos 1.515 e 1.516 da Constituição). 226 e 227 da CF / 88.
2ºComo advogada de Juliana, diante da situação angustiante que deve atravessar e considerando os gastos que deveria ter gasto com o casamento, sugiro que ela ajude a indenizar.
CASO CONCRETO 2
Questão objetiva 1: (TJ-MG - CONSUPLAN - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Remoção - 2016) Sobre o casamento por procuração, assinale a alternativa correta, segundo os dispositivos do Código Civil em vigor.
 (A) Não se permite celebração do casamento por procuração. 
(B) O casamento pode celebrar-se mediante procuração, por instrumento público ou particular, cuja procuração será irrevogável. 
(C) A eficácia do mandato outorgado para casar não ultrapassará noventa dias. 
(D) Não se opera revogação de procuração outorgada por escritura pública, apenas de procuração outorgada por instrumento particular. 
Questão objetiva 2: Analise as alternativas a seguir e identifique aquela que não é considerada uma forma especial de casamento:
 (A) Por procuração
 (B) Nuncupativo
 (C) Em caso de moléstia grave
 (D) Putativo
 (E) Celebrado fora do país perante autoridade diplomática brasileira ou estrangeira
CASO CONCRETO 3
Questão objetiva 1: 
(TJPE - FCC - Juiz Substituto - 2015) Na habilitação para o casamento, se houver oposição de impedimento, o oficial
 (A) indeferirá o pedido de habilitação e remeterá o oponente e os nubentes às vias ordinárias em juízo, para decisão do magistrado.
 (B) encaminhará a oposição ao juiz, sem efeito suspensivo do procedimento, que, depois de regular instrução e manifestação do Ministério Público, decidirá até a data do casamento. 
(C) encaminhará os autos, imediatamente, ao juiz, que intimará o oponente e os nubentes a indicarem provas, que serão produzidas e, ouvido o Ministério Público, decidirá.
 (D) dará ciência do fato aos nubentes para que indiquem provas que desejam produzir, colhendo-as e em seguida remeterá os autos ao juiz que, ouvido o Ministério Público, decidirá. 
(E) dará ciência do fato aos nubentes, para que indiquem provas que desejam produzir e remeterá os autos ao juiz que decidirá depois da produção das provas pelo oponente e pelos nubentes, com a participação do Ministério Público.
Questão objetiva 2:
(Titular de Serviços de Notas e de Registros/TJ/SP - VUNESP/2014 - Adaptada) Sobre o instituto do casamento, assinale a alternativa correta.
 (A) O casamento não pode ser realizado por procuração com poderes especiais, ainda que por instrumento público.
 (B) O suprimento judicial de idade é previsto em favor de pessoa sem idade núbil, ao passo que o suprimento judicial do consentimento viabiliza o casamento de pessoa com idade núbil, em caso de denegação injusta de qualquer um dos pais, de ambos, ou do representante legal. 
(C) A solenidade realizar-se-á na sede do cartório, com toda publicidade, a portas abertas, presentes quatro testemunhas se algum dos contraentes não souber ou não puder escrever, sob pena de nulidade do ato. 
(D) Quando algum dos contraentes estiver em iminente risco de vida, não obtendo a presença da autoridade à qual incumba presidir o ato, nem a de seu substituto, poderá o casamento ser celebrado na presença de oito testemunhas, que com os nubentes não tenham parentesco em linha reta, ou, na colateral, até segundo grau.
CASO CONCRETO 4
Questão objetiva 1: (MAGISTRATURA/DF - 2011) Referindo-se aos impedimentos para o matrimônio, considere as proposições abaixo e assinale a incorreta: 
(A) podem casar o adotante com quem foi cônjuge do adotado e o adotado com quem o foi do adotante; 
(B) não podem casar os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco natural ou civil; 
(C) podem casar o cônjuge sobrevivente com o que fora absolvido por crime de homicídio consumado contra o seu consorte; 
(D) não podem casar os irmãos, unilaterais ou bilaterais, e demais colaterais, até o terceiro grau inclusive. 
Questão objetiva 2: (TJ/SP/Outorga de Delegações de Notas e de Registro/2009) São impedimentos para o matrimônio, não podendo casar,
a) o tutor ou o curador e os seus descendentes, ascendentes, irmãos, cunhados ou sobrinhos, com a pessoa tutelada ou curatelada, enquanto não cessar a tutela ou curatela e não estiverem saldadas as respectivas contas.
 b) o viúvo ou a viúva que tiver filho do cônjuge falecido, enquanto não fizer inventário dos bens do casal e der partilha aos herdeiros.
 c) os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco natural ou civil. 
d) a viúva, ou a mulher cujo casamento se desfez por ser nulo ou ter sido anulado, até dez meses depois do começo da viuvez, ou da dissolução da sociedade conjugal. 
Questão objetiva 3: (OAB/VI Exame Unificado/Fundação Getulio Vargas/2012) Rejane, solteira, com 16 anos de idade, órfã de mãe e devidamente autorizada por seu pai, casa-se com Jarbas, filho de sua tia materna, sendo ele solteiro e capaz, com 23 anos de idade. A respeito do casamento realizado, é CORRETO afirmar que é
a) nulo, tendo em vista o parentesco existente entre Rejane e Jarbas
b) é anulável, tendo em vista que, por ser órfã de mãe, Rejane deveria obter autorização judicial a fim de suprir o consentimento materno.
 c) válido.
d) anulável, tendo em vista o parentesco existente entre Rejane e Jarbas. 
Questão subjetiva: A celebração do casamento deve cumprir formalidades legalmente previstas que antecedem o ato matrimonial. Seguindo esta premissa, Solange e Lucas passaram por todo o processo de habilitação até a chegada do dia da celebração do casamento. No momento da celebração, quando perguntado pela autoridade celebrante se aquele ato estava ocorrendo por sua livre e espontânea vontade e se ele assim desejava receber Solange por sua esposa, Lucas respondeu, em tom jocoso: ?É o jeito!? e sorriu complementando: ?É brincadeira, pois desejo recebê-la por minha esposa?. Diante desta conduta de Lucas, que providência deverá adotar a autoridade celebrante?
RESPOSTA: Pode co nsiderar o casamento inexistente tendo em vista que a ausência de vontade 
RESPOSTA: Pode co nsiderar o casamento inexistente tendo em vista que a ausência de vontade 
Pode co nsiderar o casamento inexistente tendo em vista que a ausência de vontade 
O casamento pode ser considerado inexistente pois a ausência de vontade é causa geradora inexistência de casamento. A vontade do nubente é elemento essencial ao ato. São dois requisitos: manifestação livre de vontade dos nubentes e declaração pela autoridade de que os noivos estão casados, na forma do artigo 1.514, CC. 
 
CASO CONCRETO 5
Questão subjetiva: A celebração do casamento de Mário e Clara aconteceu após todo o regular trâmite do processo de habilitação, sem que nenhuma oposição tenha sido realizada. Cinco meses após o casamento, Mário e Clara venderam um imóvel para Ricardo, no valor de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), tendo sido realizada a pertinente escritura pública de compra e venda, com a averbação no respectivo Registro de Imóveis. Ocorre que, um ano após o matrimônio, Roberta apresentou oposição, arguindo causa suspensiva. Qual a consequência desta arguição para os envolvidos?
A consequência possível para o caso concreto apresentado é de que o juiz declare 
A consequência possível é que o juiz declare que o regime de bens do casamento será o de separação obrigatória com efeito ex-tunc, mas a venda continuará válida pois foi feita de boa-fé pelas partes. As causas suspensivas podem ser encontradas no art. 1.523, CC.

Continue navegando