Buscar

DERMATOLOGIA APLICADA A ESTETICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DERMATOPATOLOGIA APLICADA A ESTÉTICA
	
	
	 
	
	
	
	
	
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	 
		
	
		1.
		Sobre os componentes da derme marque a ALTERNATIVA INCORRETA:
	
	
	
	 Os fibroblastos, presentes na derme, são as células responsáveis por produzirem colágeno e elastina, por isto têm grande importância nos tratamentos de rejuvenescimento. 
	
	
	Na derme, especialmente na derme reticular, estão presentes os melanócitos, responsáveis por darem cor à pele.
	
	
	Na derme estão presentes muitos vasos sanguíneos e linfáticos que carregam nutrientes para a região e recolhem metabólitos.
	
	
	O colágeno, maior constituinte da derme,  é a proteína responsável por dar a pele forma e resistência.
	
	
	A elastina é a proteína responsável por dar elasticidade e compressibilidade à pele.
 
	Explicação:
Os melanócitos são sim as células responsáveis por produzirem a melanina, que dão cor à pele. Porém, estão presentes na epiderme e não na derme.
	
	
	 
		
	
		2.
		Baseado nos diversos tons de pele, Fitzpatrick conseguiu descrever 6 variações de classificações. De acordo com a tabela de autoria deste estudioso marque a ALTERNATIVA INCORRETA:
	
	
	
	Segundo Fitzpatrick o fototipo I é caracterizado por pele muito branca, cabelo loiro ou ruivo, olhos claros e frequentemente têm sardas.
	
	
	As classificações de Fitzpatrick variam de I, onde o indivíduo nunca bronzeia e VI, onde o indivíduo bronzeia facilmente.
	
	
	O fototipo IV é caracterizado por ter uma pele que varia entre moderadamente pigmentada a muito pigmentada.
	
	
	De acordo com a classificação de Fistzpatrick os indivíduos fototipo III podem apresentar cabelos de coloração variável.
	
	
	De acordo com Fitzpatrick os orientais do sudoeste asiático se encaixam no fotitpo IV, por isto é preciso cautela nos tratamentos com ácidos e luz neste indivíduos.
	Explicação:
É preciso sim ter cautela nos tratamentos com ácidos e luz nos indivíduos do sudoeste asiático, porém eles são considerados coo fototipo V.
	
	
	 
		
	
		3.
		O quadro de acne se manifesta através de lesões, inflamatórias ou não, que aparecem na pele. Baseado no quadro de acne relacione as colunas e assinale a alternativa que contenha a ordem correta de numeração da segunda coluna:
		1. Comedões abertos
	(   ) lesões palpáveis, mais altas, com extremidade esbranquiçada ou um pouco amarelada, chamada popularmente de espinha.
	2. Comedões fechados
	(   ) o sebo não consegue sair e por isto entope o óstio, formando esta estrutura que fica protegida pela capa de queratina, não oxida e por isto tem a extremidade esbranquiçada.
	3. Pápulas
	(   ) lesões palpáveis mais altas, sólidas, arredondadas, endurecidas, rosadas ou avermelhadas e eritematosas.
	4. Pústulas
	(   ) grandes lesões palpáveis, sólidas, eritematosas e muito inflamadas.
	5. Nódulos
	(   ) o sebo consegue sair, mas não dá vazão, formando esta estrutura que não tem capa de queratina portanto oxida e forma um ponto preto.
	 
	 
	 
 
	
	
	
	4; 2; 3; 5; 1
	
	
	2; 1; 4; 3; 5
	
	
	5; 2; 4; 3; 1
	
	
	3; 5; 2; 1; 4
	
	
	1; 4; 2; 5; 3
	
	
	 
		
	
		4.
		Baseado nos seus conhecimentos sobre fotoenvelhecimento marque a ALTERNATIVA FALSA:
	
	
	
	São características do fotoenvelhecimento: pele manchada, áspera, seca, sem viço.
	
	
	A exposição solar leva a degradação das fibras de colágeno e elastina favorecendo não apenas as rugas mas também a flaciez tissular.
 
	
	
	Os indivíduos de fototipos mais altos apesar de não poderem dispensar o uso de protetores solares estão naturalmente mais protegidos contra a radiação solar devido a maior quantidade de melanina na pele.
	
	
	O fotoenvelhecimento é resultado apenas da exposição solar em dias mais quentes já que em dias nublados a radiação é leve o suficiente para não causar danos à pele.
	
	
	Os raios UVA são os maiores responsáveis pelo envelhecimento, enquanto os raios solares UVB são os maiores responsáveis pelo câncer de pele.
	
	
	 
		
	
		5.
		Sobre as rugas julgue as alternativas como verdadeiras (V) ou falsas (F).
(   ) As rugas dinâmicas são visíveis independente dos movimentos da nossa face e são causadas pela diminuição das fibras elásticas e colágenas, desidratação da pele e déficit na renovação celular.
(   ) As rugas estáticas são aquelas que aparecem quando realizada contração da musculatura facial (sorrir, falar ou fazer caretas).
(   ) As rugas são marcas (sulcos, dobras, linhas) que temos na pele e que se formam ao longo do tempo devido as expressões faciais, a perda de elementos da pele e a ação da gravidade.
(   ) As rugas estáticas podem ser tratadas a partir do estímulo dos fibroblastos e consequentemente do estímulo na produção de colágeno e elastina.
(   ) As rugas, estáticas e dinâmicas, são aparentemente iguais. Por isto devem ser submetidas a tratamentos iguais.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta.
	
	
	
	F; V; F; F; F
	
	
	V; V; F; V; F
	
	
	V; V; F; F; V
	
	
	F; V; F; F; V
	
	
	F; F; V; V; F
	Explicação:
1ª sentença - As rugas dinâmicas para serem vistas e causadas dependem dos movimentos da nossa face. São causadas devido o movimento repetitivo das musculaturas faciais eles repuxam a pele
2ª sentença - As rugas estáticas são visíveis independente dos movimentos da nossa face. Devem ser avaliados sem que o indivíduo realize qualquer expressão (sorriso, braveza, etc). São causadas pelo envelhecimento natural da pele (diminuição das fibras elásticas e colágenas, desidratação da pele e déficit na renovação celular).
Apesar de serem aparentemente iguaissa rugas, estáticas e dinâmicas devem ser submetidas a tratamentos diferentes.
	
	
	 
		
	
		6.
		A proteção solar e o conhecimento de tudo que diz respeito a este assunto é indispensável aos profissionais da área estética uma vez que a fotoexposição leva a uma série de afecções características da estética. Baseado nos conhecimentos em relação à radiação solar marque a ALTERNATIVA ERRADA:
	
	
	
	Parte da radiação UVB fica retida nos vidros e na roupa.
	
	
	A radiação UVA é protegida através do PPD - Persistent Pigmented Darkening presente, obrigatoriamente, nos protetores solares.
	
	
	As radiações solares são compostas pelas radiações ultravioletas A, B e C. A radiação UVC apesar de ser alta fica praticamente toda retida na camada de ozônio.
	
	
	É o Fator de Proteção Solar - FPS presente nos protetores solares que protegem a pele contra a radiação UVB.
	
	
	A radiação UVB é a responsável por causar envelhecimento, rugas, manchas e câncer de pele.
 
	Explicação:
A radiação UVA é responsável por causar envelhecimento, rugas, manchas e câncer de pele. A radiação UVB é responsável por causar vermelhidão e queimaduras.
	
	
	 
		
	
		7.
		Dentre os vários fatores que favorecem o quadro de FEG quais não se encaixam?
	
	
	
	Posturas corporais
	
	
	Tabagismo e etilismo
 
	
	
	Rompimento das fibras elásticas
	
	
	Sedentarismo
	
	
	Estrógeno
	Explicação:
As posturas corporais comprimem o tecido adiposo em áreas específicas e assim reforçam o aspecto de casca de laranja.
Como já é de grande conhecimento o sedentarismo propicia aumento da massa gorda e diminuição do retorno venoso, levando ao acúmulo de líquido em membros inferiores.
 O estrógeno é determinante na quantidade e disposição da gordura corporal, qualidade da pele e variações fisiológicas, principalmente durante o ciclo menstrual. Ele pode tanto iniciar como agravar ou perpetuar o FEG.
O cigarro altera a microcirculação, diminuindo a oxigenação dos tecidos. A ingestão de álcool
estimula aumento do tecido adiposo, que diminui a vascularização do tecido subcutâneo.
O rompimento destas fibras está relacionado ao quadro de estrias e não de FEG.
	
	
	 
		
	
		8.
		Sobre a flacidez tissular marque a ALTERNATIVA INCORRETA:
 
	
	
	
	A quantidade de fibras de colágeno e fibras de elastina presentes na derme irão influenciar no quadro de flacidez tissular.
	
	
	A flacidez tissular é bastante comum em indivíduos de pele madura, em indivíduos que perderam muito peso, em mulheres pós gestação, em indivíduos que fazem uso contínuo de corticoides, ou em indivíduos com alterações hormonais.
	
	
	Genética, exposição solar, fumo, consumo de bebidas alcóolicas e alimentação inadequada, em especial o açúcar, são fatores que favorecem o quadro de flacidez tissular.
	
	
	A flacidez tissular está associada à flacidez muscular, por isto é indispensável que o paciente se submeta ao tratamento de ambas ao mesmo tempo.
	
	
	A flacidez é caracterizada pela falta de fibras de sustentação da pele (colágeno e elastina).
	Explicação:
A flacidez tissular pode ou não estar associada à flacidez muscular. Trata-se de causas diferentes e portanto podem aparecer isoladamente. Os tratamentos são diferentes.
	
	
	 
		
	
		9.
		Músculos são estruturas complexas que precisam ser bem entendidas para que haja conhecimento e exatidão na aplicação de recursos eletroterápicos e assim a garantia de obtenção de resultados. Sobre os músculos marque a ALTERNATIVA FALSA:
 
	
	
	
	As extremidades dos músculos, que fixam-se aos ossos, são chamados tendões.
	
	
	É muito difícil alcançar sucesso nos tratamentos de flacidez muscular porque estas estruturas são muito profundas, sendo dificultoso as correntes chegarem até elas, por isto é necessária precisão durante a aplicação.
	
	
	Músculos são estruturas que possuem células com capacidade de se contraírem e alongarem.
 
	
	
	Existem basicamente três tipos musculares: músculo estriado esquelético, musculo estriado cardíaco, musculo liso, sendo estes últimos o foco de tratamento na estética
	
	
	Músculos estriados esqueléticos são compostos pelo ventre muscular, que são a região contrátil da estrutura.
	
	
	 
		
	
		10.
		Nos tratamentos a gestantes todos os detalhes devem ser observados para se garantir conforto e segurança à paciente. Sobre o posicionamento adequado das pacientes gestantes na mesa marque a SENTENÇA INCORRETA:
	
	
	
	Quando em decúbito dorsal nada pode ser colocado abaixo dos joelhos, evitando assim acúmulo de líquido na região polplítea e consequente edema.
	
	
	Em uma gestação mais avançada, quando em decúbito lateral, deve ser colocado um pequeno apoio abaixo da barriga da paciente para que ela não fique ¿pesando¿ para baixo. 
	
	
	Em decúbito dorsal a gestante deve ficar com a região das costas elevadas a 30º a 45º. Quanto maior a barriga da gestante mais elevada deve estar a maca (entre os 30º e 45º).
	
	
	As gestantes devem ser posicionadas sempre em decúbito dorsal ou lateral, nunca de barriga para baixo (decúbito ventral)
	
	
	No decúbito lateral as pernas devem ficar levemente flexionadas (tanto quadril quanto joelhos) e um rolo deve ser colocado entre elas garantindo desta maneira, que as articulações dos quadris fiquem neutras e confortáveis.
	Explicação:
Quando em decúbito dorsal abaixo dos joelhos (região polplitea) DEVE-SE utilizar um pequeno rolo de forma a deixar os joelhos um pouco flexionados, as pernas mais relaxadas e a lombar bem apoiada.
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando