Buscar

Av1 - História da Educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1-A produção intelectual e educacional romana não adquiriu a potência dos gregos, mas isso não impediu que buscassem a construção de uma sociedade baseada em vários aspectos, na sociedade grega. Os romanos herdaram aspectos religiosos e culturais dos gregos, latinizando vários termos.
Na educação, houve uma experiência baseada na Paideia grega indicada corretamente na alternativa:
Alternativas:
· a)A Humanitas.
Alternativa assinalada
· b)A patrística.
· c)A escolástica.
· d)O tecnicismo.
· e)A Escola Nova.
2)A escrita alfabética nasceu na Grécia, apenas por volta do século V a.C. Antes dela havia outras formas de registro e de escrita. Ela passou a ser caracterizada como responsável por uma democratização da comunicação e da própria formação porque permitia que todos os cidadãos fizessem parte da educação. Mas, isso não ocorreu sem resistência e por muito tempo ela foi vista como indigna do nobre.
Analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
 
Por exemplo, Platão, educador de Aristóteles condenava a prática de se ensinar pela escrita porque considerava uma maneira se acesso ao conhecimento não segura, que poderia chegar a pessoas não dignas dos conhecimentos transmitidos apenas a castas superiores.
PORQUE
Aristóteles, seu discípulo, foi um dos defensores da escrita como meio de aprender, considerando esse aprendizado um bem para a polis.
A respeito dessas asserções e a relação entre elas, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
· a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
· b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa assinalada
· c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
· d)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
· e)As asserções I e II são proposições falsas.
3)A decadência da cultura clássica tem início pela substituição da paideia grega pela paideia cristã, desprezando as crenças em Deuses pela crença em um único Deus, enquanto nova concepção de mundo e de educação. A esse respeito analise as afirmações a seguir:
 
I. Todo o caráter político que caracterizava a educação em Grécia e Roma Antigas é perdido porque a finalidade da educação deixa de ser a formação do político, governante, guerreiro na juventude e político na velhice.
 
II. A formação na Idade Média passa a ser a do homem cristão, temente a um Deus único.
 
III. O aprendizado das letras, que antes tinha função de permitir conhecimento e cultura gerais, passa a ter a função apenas para leitura e interpretação das Escrituras.
 
IV. O ensino clássico foi substituído, no início do período medieval, pela escola cristã, que funcionava ao lado dos centros religiosos e preocupava-se, fundamentalmente, com a formação de funcionários do estado.
Sobre as afirmações anteriores, assinale a opção que apresenta as que estão CORRETAS:
Alternativas:
· a)I, apenas.
· b)I e II, apenas.
· c)II, III e IV, apenas.
· d)I, II e IV, apenas.
· e)I, II, III e IV.
Alternativa assinalada
4)Nesse período da Idade Média, a ideia de uma escola de Estado é completamente suprimida. Os mosteiros, cenóbios e catedrais medievais, com suas disciplinas rígidas de isolamento e do ascetismo (desvalorização dos aspectos corporais e da sensibilidade humana), tornaram-se importantes centros de cultura medieval, guardando importantes obras do período clássico (greco-romano), traduzindo e reproduzindo (os monges copistas) essas obras. Sobre essas escolas medievais, analise as afirmações a seguir, classificando-as como V, de Verdadeiras ou F, de Falsas.
 
 
(   ) Predominaram dois tipos de escolas: as das catedrais, nos centros urbanos e as dos mosteiros ou cenóbios, no campo.
(   ) As catedrais ensinavam as crianças das classes populares nas escritas do alfabeto. Já os cenóbios formavam os próprios quadros da igreja, muitas vezes resgatando crianças órfãs vindas do exterior, os chamados meninos oblatos.
(   ) As catedrais, pertencentes ao clero secular, de uma forma geral, mantiveram por mais tempo alguns elementos da cultura clássica, tendo os cenóbios, do clero regular, a rejeitado em todo o seu conjunto.
(   ) As escolas religiosas, primeiramente, formavam os sacerdotes que iriam, depois, se tornarem homens livres, desvinculados da Igreja.
Assinale a alternativa CORRETA, que apresenta a sequência de afirmações Verdadeiros e/ou Falsas:
Alternativas:
· a)V – V – F – V
· b)V – V – F – F
· c)F – V – V – V
· d)V – V – V – F
Alternativa assinalada
· e)V – V – V – V
5)O grande lema da paideia cristã foi o de educar a todos, sem distinção. Isso não significa que na prática, todos foram educados. Até mesmo nos quadros do clero muitos não tinham instrução. Percebe-se então, que entre os preceitos, o discurso e a prática, a efetivação, existiu um grande abismo.  Sobre este modelo, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
 
Se compararmos este modelo com os da antiguidade, saberemos que ao menos os filhos dos leigos eram considerados no que dizia respeito ao direito de educarem-se
 
PORQUE
 
Os meninos da idade de 18 anos que podiam escolher entre casarem-se ou virarem membros da igreja, pelos estudos eclesiásticos.
Assinale a alternativa CORRETA sobre as asserções:
Alternativas:
· a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
· b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa assinalada
· c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
· d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
· e)As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
· 1 - A
· 2 - B
· 3 - E
· 4 - D
· 5 - B

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais