Buscar

Prova segurança do trabalho

Prévia do material em texto

Prova CÓD OTYzOTYxNjQ2MDQxNjE0OTc2NTIy
1-) Ao elaborar planos, seja de disciplina, de unidade ou de aula, os professores deveriam iniciar pelos objetivos, por isso, como sabemos, planejar deveria fazer parte das nossas ações, principalmente nas nossas atividades profissionais. Em se tratando da docência, este item então dever ser de extrema relevância, em virtude dos elementos que envolvem o processo ensino-aprendizagem. Por isso o professor deveria levar em consideração:
A duração, os objetivos, o conteúdo programático, os recursos didáticos, as estratégias de ensino e os procedimentos de avaliação.
As estratégias, a metodologia, os objetivos, a avaliação e os conteúdos.
Os objetivos, o conteúdo, a metodologia, o plano de aula.
A metodologia, o conteúdos, a avaliação, a didática e as estratégias.
2-) A avaliação, em muitos casos, representa um método autoritário e também punitivo. Por isso ao observarmos e identificarmos alguns aspectos da avaliação, assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso, nas opções abaixo e em seguida, escolha a sequência correta das alternativas sobre a avaliação da aprendizagem.
( ) Muita relação com o que foi ensinado: porque muitos professores não elaboram provas de acordo com os objetivos.
( ) Pode ser fonte de ansiedade e stress: terrorismo por parte de alguns docentes.
( ) Privilegia o controle da retenção de conhecimentos: ênfase na memorização e no apreender.
( ) Leva a injustiças: há casos que o docente elabora provas com uma ou duas perguntas para dificultar a correção.
F- F- V - F
V – V – F -V
F – V – F – F
F – V – V – F
3-) Ainda tomando como exemplo o seguinte trabalho científico: “Sabendo-se da importância do desenho como ferramenta indispensável no processo ensino-aprendizagem da criança, e de como ele privilegia momentos lúdicos e de desenvolvimento da expressividade infantil, e que foi possível à realização do presente estudo. Desse modo, os objetivos deste estudo, delineiam-se, a partir de reflexões em torno das contribuições do desenho no processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil, quais sejam:
• Compreender as contribuições do desenho para a expressividade infantil.
• Analisar a importância do desenho nas salas de Educação Infantil.
• Caracterizar as várias etapas do grafismo infantil (etapa da garatuja, etapa pré- esquemática, etapa esquemática).
• Evidenciar o papel do professor na organização de um planejamento e de uma sala de aula que privilegie o desenvolvimento do desenho infantil assim como a expressividade das crianças.
O exemplo deixa claro os objetivos de uma pesquisa. Analise criteriosamente as afirmações abaixo:
I) O objetivo é a diretriz, o elemento que dá a direção ao trabalho. O objetivo do projeto deve refletir sua finalidade, ou seja, o que se pretende alcançar com sua realização. Os objetivos podem ser gerais ou específicos, sua elaboração depende do tipo de pesquisa e devem ser delineados tendo em vista o problema que se quer resolver.
II) O enunciado do objetivo geralmente começa com um verbo expresso na terceira pessoa que indique uma ação passível de mensuração ou observação. O objetivo geralmente está relacionado ao que se pretende buscar na pesquisa, portanto é necessária cautela ao defini-los considerando que a falta de clareza pode comprometer toda a pesquisa.
III) Pode ser descrito em tempos quantitativos e qualitativos. É dimensionado e expresso em forma de metas explícitas, precisas e verificáveis. Deve estar coerente com todos os elementos do projeto. O objetivo significa o direcionamento que se quer dar na pesquisa tendo em vista o problema que se quer resolver.
IV) O objetivo define onde o pesquisador “quer chegar” com seu trabalho de pesquisa. Podem ser objetivos gerais e objetivos específicos. Utiliza-se geralmente o verbo no infinitivo, que caracteriza a meta desejada e que se pretende cumprir para alcançar os resultados.
V) O objetivo é o mesmo que meta, pois pode ser considerado como etapa necessária á obtenção de resultados, as quais, em sua somatória, levarão à execução da pesquisa. Pode-se delinear a meta utilizando também o verbo no infinitivo.
I, II e III
I, III e IV
I, II, III e V
I, II, IV e V
Todas as alternativas estão incorretas
4-) “Teixeira et al. (2007) define o lúdico como uma palavra procedente do latim ludus, que significa brincar. Neste brincar estão incluídos os jogos, brinquedos e divertimentos e é relativa também à conduta daquele que joga, que brinca e que se diverte. Por sua vez, a função educativa do jogo oportuniza a aprendizagem do indivíduo, seu saber, seu conhecimento e sua compreensão de mundo. Por sua vez, Lima (2004, p. 02) define que a palavra lúdico é o mesmo que ludique, proveniente de ludere que significa ilusão. É um adjetivo que classifica jogos, brincadeiras e afins”. Este trecho evidencia um tipo de pesquisa.
Nesse sentido analise as questões abaixo:
I) Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pois a pesquisa bibliográfica cobre uma imensa gama de fenômenos imensa, o que oferece grande vantagem ao pesquisador, que é fundamental no caso de uma grande demanda de dados ou da complexidade do tema, para solucionar o seu problema de pesquisa.
II) Trata-se de uma pesquisa bibliográfica quantitativa, já que foi feito um levantamentos de dados publicados em forma de livros, revistas, publicações avulsas e imprensa escrita. Cuja finalidade foi colocar o pesquisador em contato direto com tudo que foi escrito sobre determinado assunto, com o objetivo de permitir o reforço paralelo na análise de suas pesquisas ou manipulação e mensuração de suas informações.
III) Trata-se de uma pesquisa bibliográfica experimental, já que a pesquisa experimental é perfeitamente adequada às Ciências Humanas e tem como objetivo principal investigar as possíveis relações entre determinados grupos, em comparações com outros grupos que não estão no contexto da investigação.
IV) Trata-se de uma pesquisa bibliográfica não experimental, pois neste tipo de pesquisa as variáveis não são passíveis de manipulação, o pesquisador deverá trabalhar com as mesmas da forma como se apresentam na sua natureza. Trabalha-se com fatos e fenômenos que já existem.
V) Trata-se de uma pesquisa não experimental qualitativa considerando que existe a preocupação em analisar e interpretar os aspectos mais profundos, detalhando e descrevendo a complexidade do comportamento humano, além de possibilitar também diferenciar ou examinar situações que já estão postas.
Tendo em vista as considerações sobe os objetivos, assinale as assertivas (as) correta (s):
I, II e V
I, IV e V
I, II, III e V
I, II, IV e V
Todas as alternativas estão incorretas
5-) O significado de direito pode se referir à ciência do direito ou ao conjunto de normas jurídicas vigentes em um país, chamado de direito objetivo. Também pode ter o sentido de reto, certo, de agir de forma correta, com retidão, contudo, devemos atentar ao conceito de ciência do direito que é um ramo das ciências sociais que estuda as normas obrigatórias que controlam as relações dos indivíduos em uma sociedade.
Pode-se dizer que o direito se divide em:
Objetivo e Subjetivo
Positivo e Natural
Penal e Civil
Difusos e Coletivos
Público e Privado
6-) O significado de direito pode se referir à ciência do direito ou ao conjunto de normas jurídicas vigentes em um país, chamado de direito objetivo:
também pode ter o sentido de reto, certo, de agir de forma correta, com retidão, contudo, devemos atentar ao conceito de ciência do direito que é um ramo das ciências sociais que estuda as normas obrigatórias que controlam as relações dos indivíduos em uma sociedade.
também pode ter o sentido direcional, certo, de agir de forma correta, com retidão, contudo, devemos atentar ao conceito de ciência do direito que é um ramo das ciências sociais que estuda as normas obrigatórias que controlam as relações dos indivíduos em uma sociedade.
também pode ter o sentido de reto, incerto, de agir de forma correta, com retidão, contudo, devemos atentar ao conceito de ciência do direito que é um ramo das ciênciassociais que estuda as normas obrigatórias que controlam as relações dos indivíduos em uma sociedade.
também pode ter o sentido de direcional, incerto, de agir de forma correta, com retidão, contudo, devemos atentar ao conceito de ciência do direito que é um ramo das ciências sociais que estuda as normas obrigatórias que controlam as relações dos indivíduos em uma sociedade.
nenhuma das alternativas está correta.
7-) Administração é o ato de trabalhar “com” e “através” de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.
Dá maior ênfase ao elemento humano na organização.
Incluiu o conceito de que a realização dos objetivos pessoais de seus membros deve ser integrada à realização dos objetivos organizacionais.
De forma geral, quais são os três fatores determinantes na administração?
Objetivos / Recursos / Decisões
Objetivos / Recursos / Manifestações
Metas / Decisões / Obediência
Metas / Ordenações / Cumprimento
Objetivos / Decisões / Avaliações
8-) A abordagem da Administração Científica se baseia nas tarefas da organização. O nome Administração Científica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos trabalhos operacionais a fim de aumentar a eficiência industrial. Os principais métodos científicos utilizados são a observação e a mensuração. Sua preocupação original foi eliminar o desperdício e as perdas sofridas pelas indústrias e levar a produtividade pela aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.
Na época de Frederick Taylor, Qual o sistema que vigorava para o pagamento dos funcionários?
Pagamento por Hora ou por Semana
Pagamento por Peça ou por Hora
Pagamento por Tarefa ou por Semana
Pagamento por Peça ou por Tarefa
Pagamento por Tarefa ou Mensal
9-) Uma empresa de grau de risco 2 que produz cosméticos e está estabelecida em Belo Horizonte tem 120 funcionários. Com relação às exigências de Segurança e Medicina do Trabalho, deverá cumprir o que está estabelecido na Lei Nº 6514 (de 22 de dezembro de 1977) e Portaria Nº 3214 (de 8 de junho de 1978). Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
10-) Uma empresa que produz pães e biscoitos sofrerá reforma com ampliação para aumentar sua produção. Para tanto, já adquiriu um novo forno que será instalado tão logo a ampliação do edifício seja concluída. Sendo os profissionais do SESMT solicitados a contribuir com o projeto de ampliação da empresa, devem:
I) Definir o projeto de arquitetura e gestão financeira para o perfeito andamento das obras de ampliação;
II) Analisar os projetos de instalações físicas e tecnológicas com seu conhecimento de engenharia de segurança;
III) Antecipar-se aos possíveis riscos que poderão advir das alterações construtivas e processos de produção de pães e biscoitos e determinar medidas de controle.
São verdadeiras as afirmativas:
Apenas I e II
Apenas II e III
Apenas I e III
Todas
Nenhuma

Continue navegando