Buscar

BASES BIOLOGICAS DO COMPORTAMENTO SOCIAL- perguntas e respostas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

BASES BIOLOGICAS DO COMPORTAMENTO SOCIAL
1- Defina o que entende por seleção natural.
Para explicar a teoria da evolução das espécies, Charles Darwin formulou a teoria da seleção natural. 
A seleção natural é um mecanismo evolutivo que se baseia na sobrevivência e reprodução diferencial entre indivíduos de uma espécie. Costuma-se dizer que a seleção natural seleciona o organismo mais apto em um determinado ambiente para que ele possa mais tarde passar as suas características vantajosas aos seus descendentes.
Um cavalo mais rápido tem mais hipóteses de fugir aos seus predadores e sobreviver do que um cavalo mais lento logo, tem mais probabilidade de passar a sua descendência que herdará essa rapidez. Da mesma forma, um leão mais forte tem mais probabilidades de sobreviver às lutas territoriais do que um leão mais fraco e, por isso, atrairá mais fêmeas, logo as suas probabilidades de acasalar e que as suas crias sobrevivam são maiores. 
Contudo, temos que ter em conta que o mundo está em constante mudança e, por isso, as caraterísticas que em tempos eram as mais vantajosas, podem deixar de ser. Suponhamos que um leão quando nasce, é inserido num ambiente em que a força não tem grande relevância para a sobrevivência. Em vez disso, a característica fulcral é a inteligência. Se o leão apenas herdou os genes da força, que anteriormente eram essenciais, mas não herdou genes de inteligência, as suas probabilidades de sobreviver e deixar descendência são menores do que as de um leão que mais fraco, mas com maior inteligência.
2- O que significa para Darwin “ser o mais apto”?
Ser o organismo mais apto significa para Darwin: ter maiores probabilidades de descendência viável.
Consideremos um cavalo rápido, que consegue fugir a todos os seus predadores, mas que não deixa nenhuma descendência. De um ponto de vista evolucionista, não tem sucesso. A sobrevivência individual é um pré-requisito para a sobrevivência genética, mas, por si só, não é suficiente.
O pavão, com as suas pesadas e longas penas, tem dificuldades em fugir aos predadores. As suas penas dificultam a sobrevivência individual, mas, por sua vez, atraem as fêmeas e aumentam as suas probabilidades de reprodução. Neste caso, a seleção natural manteve as penas no pavão apesar de dificultar as suas fugas aos predadores, porque aumentam as probabilidades de acasalar e de um ponto de vista evolutivo, há mais vantagens.
3- Diga o que entende por valor adaptativo.
Valor adaptativo é a contribuição para a sobrevivência e subsequente reprodução, dos comportamentos que determinados genes dão origem.
Darwin defende que a seleção natural não se aplica apenas a características biológicas, mas também a comportamentais.
Os esquilos enterram nozes e os castores constroem barragens. Estas atividades são características das espécies e dependem dos genes herdados do animal. Um esquilo que enterra avelãs no Outono tem mais hipóteses de sobreviver e se reproduzir do que um esquilo que não o faça. Dessa forma os genes que prevaleceram são os genes cujo comportamento de enterrar avelãs está intrínseco, originando um maior número de esquilos que enterrem avelãs.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais