A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
ações culturais e Sociais em Biblioteconomia

Pré-visualização | Página 1 de 2

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	)
	
	Disciplina:
	Ações culturais e sociais em Biblioteconomia (19554)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:653075) ( peso.:1,50)
	Prova:
	26823099
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Cultura tem uma definição ampla e complexa. Vários pesquisadores já conceituaram o termo cultura sob diversas perspectivas disciplinares. Numa perspectiva antropológica, como a cultura foi definida pelo autor britânico Edward Tylor (1832-1917)?
	 a)
	Definiu o termo cultura como um termo de grande importância para as ciências materiais em geral.
	 b)
	Definiu o termo cultura como produção nas relações sociais e da criação da linguagem, da religião, da sexualidade, dos instrumentos de forma de trabalho, de forma de habitação, do vestuário da culinária, das expressões de lazer, da música, da dança.
	 c)
	Definiu o termo cultura como todo o complexo que envolve o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes, os hábitos e as capacidades adquiridas pelo homem como membro da sociedade.
	 d)
	Definiu o termo cultura como representação do conjunto de tradições produzidas pela interação social entre membros de uma sociedade.
	2.
	A cultura, por ser mutável, é considerada um processo de construção, desconstrução e reconstrução que transcorre os períodos históricos e as práticas sociais. O que se modifica é a importância de cada fase, de acordo com as situações e contextos. Sobre os tipos de cultura, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Cultura Erudita.
II- Cultura Popular.
III- Cultura de Massa.
(    ) Veículos impressos, internet, cinema e televisão.
(    ) Música clássica, ópera, obras de arte e ballet.
(    ) Grafite, festas populares e danças regionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	I - II - III.
	3.
	Bibliotecas públicas, escolares, especializadas, comunitárias, centros de documentação, entre outros, são espaços abertos para o desenvolvimento de ações culturais e sociais. Essas unidades informacionais não podem ser compreendidas fora da realidade e história da sociedade à qual pertencem. Pensando nisso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Dentre as ações culturais praticáveis nesses ambientes informacionais, a promoção da leitura é um dos objetivos almejados.
(    ) O papel do profissional da informação como mediador dessas ações culturais pode ser transformador da realidade social.
(    ) As atividades e equipamentos culturais presentes nos municípios não estão prontos para receber ações culturais, diferentemente do objetivo central de organizar informações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	F - F - V.
	4.
	A cultura faz parte do processo social concreto, composto por costumes, tradições, manifestações culturais e folclóricas como festas, danças, cantigas, lendas, fazendo sentido enquanto parte de uma cultura específica. Sobre a cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As manifestações culturais não podem ser compreendidas fora da realidade e história da sociedade a qual pertence.
(    ) A cultura tem aspecto dinâmico, ou seja, ela é vista como um processo que se modifica e não como algo estagnado, exceto quando falamos em culturas de sociedades tradicionais.
(    ) As culturas não são iguais para todas as sociedades, cada sociedade origina culturas diferentes.
(    ) Ao analisarmos a espécie humana, percebe-se que existe uma variedade de diferenças culturais, e as diferenças culturais podem ser explicadas em termos de diferenças geográficas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	5.
	Os profissionais da informação são protagonistas de ações culturais e sociais, seja no sentido de dinamizar, divulgar ou preservar as unidades de informação, ou, ainda, nos processos de produção cultural e desenvolvimento educacional e social. A promoção cultural é umas das áreas de atuação do bibliotecário. Sobre ação cultural e a cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Ação cultural ou social pode ser um estímulo à leitura, bem como uma contribuição educativa ou uma prática que colabore para transformações na realidade social.
(    ) Na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, a cultura passou a ser identificada como a personificação da pessoa humana promovendo sua dignidade.
(    ) Na Constituição brasileira, o Estado deverá garantir a todos o exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.
(    ) As práticas culturais referem-se à participação cultural dos sujeitos no acesso às informações, como também em frequentar teatros, museus, arquivos e bibliotecas, exceto cinema.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	6.
	A mediação da informação está presente nas atividades do bibliotecário, desde o processo de formação e desenvolvimento de coleções e acervos até nas palavras que são utilizadas no momento de indexação do acervo nas bases de dados, bem como na definição de políticas que podem discriminar ou não os usuários, e quando o profissional se posiciona ou não frente a debates políticos de questões relevantes para a área. Sobre a mediação da informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A mediação da informação pode ser do tipo: técnica, pedagógica e institucional.
(    ) A mediação institucional da informação está relacionada com a atividade do profissional da informação de buscar recursos fora e dentro a da instituição para concretizar suas ações e interferências.
(    ) A mediação técnica da informação pode ser compreendida como uma complementaridade, pois seu foco é mais intenso em um tipo de mediação em detrimento das demais.
(    ) A mediação pedagógica da informação diz respeito às ações de organização e representação da informação envidadas pelo profissional, estimulando o seu uso, seja em ambiente físico ou virtual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	7.
	A palavra mediação tem sua origem no latim mediatione, que indica originalmente intervenção humana entre duas partes. O conceito de mediação foi adotado por diversas perspectivas, que são estabelecidas nas relações humanas por meio de um elemento mediador. Sobre a mediação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Osvaldo de Almeida Júnior defende que a mediação da informação deve ser o principal objeto da Ciência da Informação.
(    ) A mediação da informação é um processo encadeado e articulado que envolve tanto questões pedagógica como culturais.
(    ) A mediação da informação é dividida em implícita e explícita, sendo que a mediação implícita são as práticas pedagógicas de estímulo à cultura, e a explícita são práticas técnicas de estímulo à cultura.
(    ) A mediação da informação é a interferência realizada pelo profissional da informação, de forma direta ou indireta, que permite a apropriação de informação pelos usuários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	8.
	A ação cultural é um espaço de ampla atuação do bibliotecário, podendo ser realizado em qualquer espaço, mas conforme Cabral (1999), existem algumas dificuldades