Buscar

Tipo de QUEIMADURAS

Prévia do material em texto

Cuidados e atenção a vitima e ao familiar do queimado
Alunas:.................................................
Faculdade Claretiano
Enfermagem
Oque se caracteriza uma queimadura?
Uma queimadura é definida como sendo uma lesão traumática que acontece na pele e é ocasionada por algum agente externo.
Esse agente externo pode ser um produto químico ou alguma substância que esteja muito aquecida, como a água fervendo.
O sol é capaz de causar uma queimadura na pele, na chamada queimadura solar, sendo que essa é considerada também uma queimadura térmica.
Quais são os tipos de queimadura?
As queimaduras podem ir além da pele, atingindo até mesmo os músculos e ossos. Cada tipo de queimadura recebe uma classificação, de acordo com o seu tamanho e a profundidade que atingiu o corpo do indivíduo.
Podemos ter queimaduras de 1° grau, queimaduras de 2° grau e queimaduras de 3° grau.
Classificação das queimaduras
Na queimadura de 1° grau, a pele costuma ficar avermelhada e pode descamar, mas não forma bolhas. Esse é um tipo de queimadura dolorosa, mas que não costuma causar nenhum sintoma mais grave porque só atinge a camada superficial da pele. Boa parte das queimaduras causadas pelo Sol são consideradas queimaduras de 1° grau.
Classificação das queimaduras
A queimadura de 2° grau pode atingir a derme e, além da vermelhidão e da dor, similares à queimadura de 1° grau, a pessoa pode desenvolver bolhas e a queimadura pode ter uma aparência mais úmida. Podem se perder algumas terminações nervosas, o que pode ser muito doloroso, e a pessoa pode perder também pelos e algumas glândulas sudoríparas, devido à profundidade. Seu tempo de cura é maior, mas o corpo não costuma ficar com marcas.
Classificação das queimaduras
A queimadura de 3° grau é o tipo mais grave, porque pode atingir não somente a pele, mas também os músculos e ossos. Suas lesões possuem uma grande gravidade, sendo que é a cura é obtida somente por meio de enxertos e cirurgia.
Após o trauma!
O cuidado prestado pelo enfermeiro não pode apenas focar-se em metodologias hospitalares, requer também, uma abordagem mais ampla, não olhando apenas o indivíduo, mas também seus familiares. Através deste ideal, se permite estabelecer intervenções direcionadas ao paciente e sua família, a fim de obter resultados positivos na tentativa de lhes preservar a vida.
As características mais comuns aos pacientes que sofreram algum tipo de queimadura tem como fator principal, a intensa dor e grande impacto emocional, sendo, estes, alguns dos fatores que interferem em sua recuperação. 
Além do comprometimento físico decorrente ao acidente de causa térmica, o paciente mostra-se, geralmente, muito abalado, até mesmo em estado de choque.
Psicológico do Paciente afetado e de seu familiar
Muitas vezes, os danos corporais adquiridos por queimaduras se tornam irreversíveis, e, o paciente, diante de sua autoimagem prejudicada, apresenta medo da desfiguração, separação de familiares, insegurança e receio de retomar seu cotidiano anterior ao trauma térmico. Apresentam desordem de sentimentos e sensação de impotência, deixando um medo com relação ao futuro.
Porem a família sofre junto com ele, as vezes tem sintomas de ansiedade, medo ao realizar os procedimentos necessários após a alta, medo nas mudanças da aparência, a família se preocupa com as necessidades físicas e psicológicas, pensa nos aspectos sociais, e preocupações com a saúde de forma geral.
Psicológico do Paciente afetado e de seu familiar
Logo após o trauma o familiar poderão passar por um choque emocional um processo de desorganização do comportamento consiste nesse choque.
Há risco de desenvolver ansiedade e dificuldade para os cuidados em casa, e risco de paternidade/maternidade prejudicada
Muitas mães de crianças queimadas levam o sentimento de culpa pelo acidente e acabam carregando isso para a vida prejudicando o seu desempenho familiar, e os cuidados em casa com a lesão.
O profissional de enfermagem deve estar atento ao paciente, a fim de esclarecer dúvidas e também estimulá-lo a falar sobre o que está sentindo. Assim, mantém comunicação efetiva não apenas com o doente, mas também com seus familiares, ressaltando que o apoio e o contato com a família é importante na assistência emocional ao paciente.
Diagnósticos de enfermagem de familiares de pacientes adultos queimados no período próximo à alta hospitalar
DIAGNOSTICOS DE ENFERMAGEM 
Ansiedade 
Medo
Enfrentamento familiar comprometido 
Sentimento de pesar antecipado
 Conflito no desempenho de papéis 
Desempenho de papéis (mãe e pai) ineficaz 
Processos familiares disfuncionais: alcoolismo enfrentamento defensivo manutenção do lar prejudicada, nutrição desequilibrada
Diagnóstico da Família
Padrão de sono perturbados
Tensão devida papel do cuidador 
Confiança inadequada conflito,
 Disposição enfrentamento familiar 
 Problemas alcoolismo 
 Separação casamento 
Importância do Diagnóstico de Enfermagem
Conhecer os diagnósticos de enfermagem de familiares de pacientes adultos queimados é importante para que a equipe de enfermagem possa compreender os comportamentos manifestados por eles como resposta pós-trauma. Ansiedade, tensão emocional, estresse, preocupação e apreensão em relação aos aspectos físicos, psicoemocionais e sociais são sentimentos que necessitam de intervenções por parte dos enfermeiros e têm como objetivos auxiliar os familiares na escolha de estratégias de enfrentamento frente às consequências do trauma por queimaduras, visando facilitar a adaptação dos familiares ao retorno do paciente e do familiar ao domicílio e ao convívio social.
Objetivo do Artigo
O artigo foca pesquisas em varias instituição diferentes avaliação em 17 membros da famílias de pessoas que sofreram queimaduras e identificados 18 diferentes tipos diagnósticos considerando características e fatores com problemas cognitivos e sociais. 
Realização de intervenções equipes multidisciplinares auxiliam na reorganização familiar e reabilitação confortável para paciente vitima de queimaduras

Continue navegando