Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
PROFESSOR AFONSO M. VIDINHA
BELÉM (PA), ____/____/______.
EQUIPE:	Aluno(a):_________________________________________________________
		Aluno(a):_________________________________________________________
		Aluno(a):_________________________________________________________
AVALIAÇÃO – ESTUDO DE CASO II 
Decisão de investimento na Oficina dos Irmãos Búfalos, referente a um torno.
Os diretores da Búfalos, uma grande oficina, estão pensando em substituir um de seus tornos por outro novo, e dispõem de duas opções — o torno A e o torno B. O torno A é automatizado e controlado por computador; o torno B é mais barato e usa tecnologia convencional. Para analisar as alternativas, Michael Jackson da Silva Paraense, um analista financeiro, preparou estimativas do investimento inicial e das entradas de caixa incrementais (relevantes) associados a cada torno. Essas estimativas constam da tabela a seguir.
Observe que Michael pretende analisar os dois tornos ao longo de um período de cinco anos. Ao final desse período, eles seriam vendidos, explicando, assim, as grandes entradas de caixa do quinto ano.
Michael acredita que os dois tornos tenham igual risco e que a aceitação de qualquer um deles não terá efeito sobre o risco geral da empresa. Assim, ele decide aplicar o custo de capital de 13% da empresa, ao analisar os equipamentos. A Oficina dos Irmãos Búfalos exige que todos os seus projetos tenham payback máximo de 4,0 anos.
Pede-se:
a. Use a técnica do payback para avaliar a aceitabilidade e a classificação relativa de cada torno.
b. Supondo igualdade de risco, use as técnicas sofisticadas de orçamento de capital a seguir, para avaliar a aceitabilidade e a classificação relativa de cada torno:
(1) Valor presente líquido (VPL);
(2) Taxa interna de retorno (TIR).
c. Resuma as preferências indicadas pelas técnicas usadas nos itens a e b. Os projetos apresentam classificações conflitantes?
d. Trace os perfis de valor presente líquido dos dois projetos no mesmo conjunto de eixos e discuta eventual conflito de classificação que possa haver entre VPL e TIR. Explique qualquer conflito observado em termos das diferenças relativas quanto à magnitude e ao momento de ocorrência dos fluxos de caixa de cada projeto.
e. Use as respostas dadas nos itens “a”, “b”, “c” e “d” para indicar que torno seria preferível (1) com bases teóricas e (2) em termos práticos. Explique qualquer diferença que haja entre suas recomendações.
Questões Extraordinárias
9-9 Como se usa o perfil de valor presente líquido para comparar projetos? O que causa conflitos entre a classificação de projetos pelo valor presente líquido e pela taxa interna de retorno?
9-10 A premissa quanto ao reinvestimento das entradas de caixa intermediárias tende a favorecer o VPL ou a TIR? Na prática, qual a técnica preferida? Por quê?
RECOMENDAÇÃO: 	BASE TEÓRICA
				PRINCÍPIOS DE ADM. FINANCEIRA
				LAWRENCE GITMAN
				12ª EDIÇÃO
				CAPÍTULO 9 
1

Mais conteúdos dessa disciplina