Buscar

2 ESTUDO DIRIGIDO imunologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO
IMUNOLOGIA
CURSO ODONTOLOGIA
QUESTÃO 01 - Os linfócitos T citotóxicos agem diretamente sobre as células estranhas e infectadas por vírus. Descreva o mecanismo efetor para essa célula.
O linfócito T-citotóxico apresenta receptores TCR. Especializado para o reconhecimento de antígenos associados ao complexo MHC-I na superfície de outras células. Produz perforinas e outras proteínas que matam células estranhas, células infectadas por vírus e algumas células cancerosas. É um linfócito estimulado pela timosina. No caso de doenças auto-imunes o LTC pode acabar destruindo células saudáveis. As próprias células infectadas utilizam parte do patógeno para ‘avisar que precisam ser destruídas’. Elas apresentam os antígenos em sua superfície externa usando a estrutura MHC. Quando são expostos a células infectadas ou disfuncionais, os LTC libertam citoxinas como perforina, granzima e granulisina. Através da ação da perforina, as granzimas e granulisinas entram no citoplasma da célula-alvo e desencadeiam uma cascata de eventos que eventualmente causam apoptose ( morte celular programada). A afinidade dos receptores CD8+ com o MHC mantém as células ligadas durante a ativação dos antígenos. .
QUESTÃO 02 - Em relação aos eventos que culminam com a migração dos leucócitos através da parede vascular durante o processo inflamatório, descreva o papel das quimiocinas e das integrinas. 
- As quimiocinas são uma grande família de citocinas estruturalmente homólogas que estimulam o movimento dos leucócitos e regulam a migração destes do sangue para os tecidos, são citocinas quimiotáticas, além de estimular a produção de novas citocinas e auxiliar em diferenciações celulares. Capazes de controlar a residência de todas as células. Algumas quimiocinas são consideradas pró-inflamatórias e sua liberação pode ser induzida durante uma resposta imune em um sítio de infecção.
- As integrinas desempenham um papel fundamental nesta cascata, mediando a retenção dos leucócitos no endotélio inflamado e coordenado a transmigração através da membrana basal para permitir o deslocamento ao local da infecção ou inflamação. Mediando a adesão, migração e sinalização celular. Dentro do vaso sanguíneo lesado, as plaquetas encontradas no mecanismo de ação da integrina promovem a coagulação celular. Além do estancamento do processo hemorrágico.
QUESTÃO 03 –Durante a inflamação, o processo dediapedese, se realiza mediante quimiotaxia positiva,permitindo que os leucócidos se desloquem para o tecido lesionado. Defina os termos destacados no texto.
- Inflamação- É uma resposta protetora imediata que ocorre nos tecidos circunjacentes, sempre que há lesão ou destruição celular. O processo inflamatório envolve uma série de fenômenos que podem ser desencadeados não só por agentes infecciosos, como também por agentes físicos. Em uma inflamação a região atingida fica avermelhada e quente. Isso ocorre devido a um aumento do fluxo de sangue e demais líquidos corporais migrados para o local. Na área inflamada também ocorre o acúmulo de células provenientes do sistema imunológico (leucócitos, macrófagos e linfócitos) , com dor localizada mediada por certas substâncias químicas produzidas pelo organismo. No processo, os leucócitos destroem o tecido danificado e enviam sinais aos macrófagos, que ingerem e digerem os antígenos e o tecido morto.
- Processo Diapedese- É a passagem dos leucócitos do sangue para o tecido conjuntivo. Faz-se atravessando os vasos capilares. A diapedese ocorre quando há um dano tecidual infeccioso ou inflamatório que gera a liberação de substâncias vasoativas e quimiotáticas para o vaso sanguíneo que induz a expressão de moléculas de adesão e a vaso dilatação, os leucócitos vão começar o processo de rolamento, se ligar com as moléculas de adesão e irão para o espaço intersticial realizarem a fagocitose. Este processo ocorre quando uma parte do organismo fica lesionada. Também pode ocorrer passagem dos componentes do sangue para o espaço intersticial formando edemas e em casos patológicos, como a diátese hemorrágica. Resumidamente, a diapedese é a saída dos glóbulos brancos dos vasos sanguíneos.
- Quimiotaxia Positiva- Trata-se do processo de migração das células em direção á um gradiente químico, na qual as células se movem em direção á tal gradiente.O movimento é direcionado para a fonte de estímulo onde a concentração é mais alta. Este processo é altamente importante nos processos imunitários do organismo, como, por exemplo, numa resposta inflamatória. A quimiotaxia permite que os leucócitos migrem em direção a um gradiente quimiotático liberado no sítio inflamatório. O estímulo pode ser qualquer substância difusível, que é detectada pelos receptores na superfície da célula; É um mecanismo importante no sistema imunológico para atrair linfócitos T para locais onde há infecção.
QUESTÃO 04 - Ao realizar uma hemoscopia, a seguinte célula imunológica aparece no campo. Qual a função efetora desta célula no processo inflamatório.
A célula que aparece no campo é um Neutrófilo. Os neutrófilos são as primeiras células a migrarem para sítios de infecção e desempenham importante papel na defesa contra vários patógenos. São a primeira linha de defesa do organismo: fagocitam, matam e digerem fungos , incluindo a quimiotaxia seguida de ingestão e degranulação, que provoca a morte bacteriana. São geralmente os mais mobilizados nos processos inflamatórios; dos quais os primeiros a migrarem são aqueles que se encontram na população marginal dos vasos, depois os do compartimento de reserva da medula óssea e por fim, os do compartimento mitótico da medula, o que pode desencadear a liberação de células imaturas na corrente sanguínea. Na inflamação há aumento da permeabilidade vascular e, como conseqüência do aumento do líquido intersticial, células sanguíneas migram para o local da inflamação. Depois que o neutrófilo fagocita uma bactéria, a interação dos grânulos específicos e os azurófilos mata a bactéria e o neutrófilo morre. O acúmulo de neutrófilos mortos e bactérias forma o pus.
QUESTÃO 05 –Todo indivíduo possui numerosos linfócitos derivados clonalmente, cada clone se origina de um precursor único e é capaz de reconhecer e responder a um determinado antígeno, e quando o antígeno entra seleciona um clone específico pré-existente, ativando-o. 
Come se denomina o conceito citado no texto?
Seleção Clonal – Uma característica fundamental do sistema imune baseada no fato de que todo indivíduo possui numerosos linfócitos derivados clonalmente, cada clone tendo surgido de um precursor simples e capaz de reconhecer e responder a determinantes antigênicos distintos. Quando um antígeno entra, ele seleciona um clone preexistente específico e o ativa.
QUESTÃO 06 – Muitos microrganismos invasores podem ser reconhecidos pelos fagócitos de forma direta, outros, porém são recobertos por anticorpos produzidos pelos linfócitos B, para mediar seu reconhecimento.
Explique os mecanismos associados a esses dois processos e suas diferenças. 
- Neutralização – No ataque direto, os anticorpos ligam-se ao antígeno e podem provocar sua aglutinação, precipitação, neutralização e lise. A neutralização do antígeno pelo anticorpo secretado é em interação com toxinas bacterianas, drogas, agentes virais e outros parasitas, iniciam a lesão celular pela ligação a receptores específicos da superfície celular. Os anticorpos podem impedir esta interação, neutralizando o processo tóxico ou infeccioso. Vale destacar que essas ações diretas, geralmente, não garantem a proteção do corpo contra o organismo invasor, necessitando da ativação do sistema do complemento, que amplifica essas ações. 
- Opsonização – Processo que transforma as moléculas invasoras inofensivas; Na opsonização do complemento, os anticorpos envolvem a bactéria ou vírus em questão, e se ligam á receptores de fração FC dos macrófagos. Isso melhora a eficiência da fagocitose. O macrófago ingerebem mais rápido se o antígeno estiver envolvido por anticorpos. Nesse processo o anticorpo se une ao antígeno e produz um complexo antígeno-anticorpo, ajudando á induzir a fagocitose;
QUESTÃO 07 - O Complexo Principal de Histocompatibilidade (MHC) é um locus amplo com genes altamente polimórficos que codificam as moléculas das classes I e II, assim como outras proteínas.
Qual a relação dessas proteínas com as respostas imunes?
O Complexo Maior de Histocompatibilidade é uma glicoproteína da superfície da membrana celular existente em quase todos os vertebrados. As moléculas de MHC têm um papel muito importante no sistema imunitário funcionando como marcador específico, conferindo individualidade às células. Nos seres humanos é também designado por HLA (do inglês Human Leucocyte Antigen) dados que foram primeiramente descobertos nas membranas dos leucócitos. Estes complexos são poligênicos e polimórficos (existindo mais de 40 alelos para cada locus) e co-dominantes, gerando uma enorme variedade de combinações genotípicas possíveis, permitindo que cada conjunto de proteínas presente nas células de cada individuo seja único. São estas glicoproteínas na membrana externa de todas as células que dão identidade às mesmas e as distinguem de células estranhas.
Os antígenos codificados pelo MHC podem ser agrupados em 3 classes:
classe I: corresponde a glicoproteínas presentes em quase todas as células nucleadas. Estes antígenos de superfície (ou marcadores) ligam-se a antígenos de vírus ou bactérias que estão a infectar a célula, formando um complexo antígeno - MHC classe I, apresentado aos linfócitos T (TC).
classe II: expressa-se na maioria das células do sistema imunitário, especificamente nas células especializadas na apresentação de antígenos (células dendríticas, macrófagos e linfócitos B). Estes antígenos ligam-se aos antígenos estranhos de bactérias e a célula apresenta o complexo formado aos linfócitos T (TH).
classe III: codifica proteínas solúveis, como as do sistema de complemento.

Outros materiais