Buscar

APOL 1 E 2 Instituições e Organização do Estado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 1 E 2 Instituições e Organização do Estado
Questão 1/10 - Instituições e Organização do Estado
As ideias do economista John Keynes, difundidas a partir de 1936, abalaram de forma duradoura alguns dos pilares do liberalismo clássico. Sobre o seu pensamento é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Confirmou a doutrina de Karl Marx segundo a qual os meios de produção, em uma sociedade pós-capitalista, devem ser socializados.
	
	B
	Retornou à visão de Hobbes para afirmar a importância do Estado, no sentido de que “um governo ruim ainda é melhor do que governo algum”.
	
	C
	Demonstrou que o princípio liberal do equilíbrio automático da economia nem sempre funciona. Por vezes o Estado precisa intervir de forma seletiva.
	
	D
	demonstrou que a iniciativa privada não investe suficientemente em tecnologia, por culpa da grande carga tributária que normalmente incide sobre os bens culturais.
Questão 2/10 - Instituições e Organização do Estado
Vimos que, na Idade Média, os Estados eram entidades sem grande poder, pois os reis dividiam seu poder com os senhores feudais, tendo ainda que respeitar a autonomia de algumas cidades e a influência da Igreja. Dito isto, busque identificar dentre as afirmativas abaixo aquelas que apontam corretamente como estas características prejudicavam os empreendedores de então. Depois, assinale a letra correspondente.
I- Na sociedade medieval havia uma crise de autoridade, de modo que o empreendedor muitas vezes não sabia a quem pedir autorização para desenvolver uma determinada atividade.
II- Na sociedade medieval a formulação das regras de conduta era de exclusividade do rei que, agindo isoladamente, nem sempre tinha capacidade para regular sabiamente as atividades lucrativas.
III- A divisão dos reinos em feudos, cada um com grande autonomia, dificultava o comércio pelas rotas terrestres.
IV- A influência da Igreja, sobre os mais variados aspectos da vida, por vezes levava à proibição de certas práticas comerciais, como o seguro e a cobrança de juros.
Das afirmativas acima somente são VERDADEIRAS:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II e IV
	
	B
	I e III
	
	C
	I, III e IV
	
	D
	I, II e III
	
	E
	II, III e IV
Questão 3/10 - Instituições e Organização do Estado
Após a estagnação econômica que atingiu muitos países ocidentais no final da década de 1970, começou-se a dar mais atenção a economistas como Frederick Hayek e Milton Friedman, que eram favoráveis ao encolhimento do papel do Estado na economia. Eles desenvolveram certos princípios que são hoje a base daquilo que muitos críticos chamam de “neoliberalismo”.
 
Sobre o chamado “neoliberalismo” assinale a única opção correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Embora tenha muita semelhança com o liberalismo clássico, o neoliberalismo defende a intervenção do Estado no que toca à estabilidade da moeda, para controlar a inflação..
	
	B
	Embora tenha muita semelhança com o liberalismo clássico, advoga a manutenção de leis trabalhistas severas, pois reconhece a fragilidade de negociação dos empregados.
	
	C
	Embora tenha muita semelhança com o liberalismo clássico, defende um retorno da economia à agricultura e à exploração mineral.
	
	D
	Embora tenha muita semelhança com o liberalismo clássico, reconhece que os danos causados pelo capitalismo ao meio ambiente devem ser revertidos imediatamente.
	
	E
	Embora tenha muita semelhança com o liberalismo clássico, admite a importância que grandes empresas, controladas pelo Estado, têm na manutenção do crescimento econômico.
Questão 4/10 - Instituições e Organização do Estado
A partir da década de 1970 o Keynesianismo deu sinais de esgotamento. Como consequência disto, países como os Estados Unidos e a Grã-Bretanha passaram a adotar uma doutrina econômica que ficou conhecida pelo termo “neoliberalismo”.  Dentre as opções abaixo, marque a única que se relaciona com a prática neoliberal.
Nota: 10.0
	
	A
	aumento das medidas voltadas à assistência social.
	
	B
	controle da inflação e dos gastos públicos.
	
	C
	auxílio financeiro às empresas como instrumento de combate ao desemprego.
	
	D
	aumento da carga tributária para diminuir a liquidez do mercado.
Questão 5/10 - Instituições e Organização do Estado
Caso você pudesse agora fazer uma pesquisa na internet em busca de um televisor para comprar, certamente iria se deparar com uma razoável variedade de marcas e de produtos com características e preços bastante variados.  Pensando nisto, assinale a opção que corresponde à contribuição do mercado para a construção de uma economia com tal variedade de televisores.
Nota: 0.0
	
	A
	A economia de mercado gera consumidores pouco exigentes, o que resulta em produtos de qualidade variável.
	
	B
	A economia de mercado gera empresas menos eficientes, o que resulta em produtos de qualidade variável.
	
	C
	A economia de mercado estimula o surgimento de novas empresas e a competição entre elas, o que resulta em produtos adaptados para diferentes demandas.
	
	D
	A economia de mercado não é capaz de identificar as flutuações da demanda, o que leva ao surgimento de produtos variados, muitos dos quais se tornam invendáveis.
	
	E
	A falta de uma economia de mercado no Brasil leva a deformações da oferta e da demanda, o que tem provocado uma variedade desnecessária de produtos.
Questão 6/10 - Instituições e Organização do Estado
O mercado é um dos elementos básicos da economia capitalista. De acordo com Sandroni:
“Um mercado existe quando compradores que pretendem trocar dinheiro por bens e serviços estão em contato com vendedores destes mesmos bens e serviços. Deste modo, o mercado pode ser entendido como o local, teórico ou não, do encontro regular entre compradores e vendedores de uma determinada economia” (SANDRONI, Paulo. Novíssimo Dicionário de Economia. São Paulo: Editora Best Seller, 1999, p.378).
 
Contudo, o surgimento do mercado e a sua existência atual dependem de alguns fatores. Analise as afirmativas a seguir que contemplem tais fatores:
I- A especialização e a divisão do trabalho;
II- A intervenção do Estado na Economia;
III- O desenvolvimento da internet;
IV- O excedente de produção.
 
São corretas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas  II e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa II, apenas.
Questão 7/10 - Instituições e Organização do Estado
O conceito de Estado nem sempre coincide bem com aquilo que encontramos na realidade vivida por diferentes povos. Contudo, tomando por base o conceito teórico estudado, verifique a opção que melhor corresponde aos elementos que compõem um Estado moderno.
Nota: 10.0
	
	A
	a reunião de uma etnia, dotada de um governo soberano e situada em um território definido.
	
	B
	a constituição de um povo, assentado num determinado território e dotado de um governo soberano.
	
	C
	a união de um povo, governado por representantes eleitos e estabelecido em um território.
	
	D
	a união de um povo unido por um idioma comum e governado por seus representantes.
	
	E
	a parcela autônoma de um país organizado em um sistema federativo.   
Questão 8/10 - Instituições e Organização do Estado
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, muitos países ocidentais viram sua vida econômica influenciada pelas ideias do economista inglês John Maynard Keynes. Sem abrir mão do capitalismo, nações como a França, a Alemanha e a Itália conseguiram se erguer dos escombros da guerra com relativa rapidez.
Sobre as características do modelo keynesiano, assinale a única opção correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Era um modelo de economia planificada, onde o governo decidia a quantidade e a qualidade dos produtos a serem produzidos pela economia.
	
	B
	Era um modelo de grande intervenção do Estado na economia, mas que mantinha a crença na “mão invisível” descrita por Adam Smith.
	
	C
	Sua grande influência era o modelo econômico adotado pelo Fascismo Italiano e pelo nazismo. Por isto nunca foi adotado pelos Estados Unidos.
	
	D
	Este modelo defendia a injeção de recursos do Estado na economia,
mesmo que para isto o governo precisasse contrair dívidas.
	
	E
	Era um regime econômico que defendia a redução dos direitos trabalhistas, como forma de estimular os empresários a contratar um maior número de trabalhadores.
Questão 9/10 - Instituições e Organização do Estado
Quando comparamos o estudo do pensamento liberal logo percebemos duas coisas. A primeira é que talvez nenhum Estado jamais tenha aplicado de forma “pura” todo o ideário liberal. A segunda é que o Liberalismo, embora estudado principalmente no seu contexto econômico, também foi impactante em muitos outros aspectos da vida social.
 
 
Enunciado
Recentemente muitos países, incluindo o Brasil e os Estados Unidos, passaram a reconhecer a validade dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Tendo em mente a doutrina liberal na sua pureza, como deve ser visto este tipo de casamento?
Nota: 10.0
	
	A
	Ele deveria continuar proibido, pois o Liberalismo nasceu de mãos dadas com uma doutrina religiosa extremamente conservadora.
	
	B
	Ele deveria continuar proibido pois, de acordo com o Liberalismo, a família dita “tradicional” é a única viável.
	
	C
	Ele deve ser permitido, pois não é papel do Estado se envolver com a consciência e a vida privada das pessoas.
	
	D
	Ele deve ser permitido pois a doutrina liberal considera a religião o “ópio do povo”.
	
	E
	Deveria ser visto com toda a indiferença, pois a doutrina liberal rejeita tanto o casamento civil quanto o religioso.
Questão 10/10 - Instituições e Organização do Estado
Leia o texto abaixo e responda:
 “O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais não deixa de ser mais escravo do que eles. (...) A ordem social, porém, é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. (...) Haverá sempre uma grande diferença entre subjugar uma multidão e reger uma sociedade. Sejam homens isolados, quantos possam ser submetidos sucessivamente a um só, e não verei nisso senão um senhor e escravos, de modo algum considerando-os um povo e seu chefe. Trata-se, caso se queira, de uma agregação, mas não de uma associação; nela não existe bem público, nem corpo político.”
(Jean-Jacques Rousseau, Do Contrato Social. [1762]. São Paulo: Ed. Abril, 1973, p. 28,36.)
 
 No trecho apresentado, o autor
Nota: 0.0
	
	A
	argumenta que um corpo político existe quando os homens encontram-se associados em estado de igualdade política.  
	
	B
	reconhece que a ordem social é o reflexo da vontade de um líder.  
	
	C
	defende a necessidade de os homens se unirem em agregações, em busca de seus direitos políticos.  
	
	D
	denuncia a prática da escravidão nas Américas, que obrigava multidões de homens a se submeterem a um único senhor.  
	
	E
	Homens isolados dificilmente serão dominados por um tirano.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando