Buscar

Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100922 - DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
O Brasil tem obtido avanços em relação ao tratamento dados às denúncias relativas à violência contra a mulher com medidas como, por exemplo, a instituição da Lei 11.340/2006, a chamada Lei Maria da Penha. No entanto, existe um tipo de violência difícil de combater, que incide sobre a identidade social das mulheres, que é a violência simbólica, que
a ) expõe a mulher de forma negativa por meio da calúnia, difamação ou injúria.
b ) causa dano emocional, diminui a autoestima, humilha, persegue, controla suas ações, manipula, compromete sua autodeterminação.
c ) constrange a mulher mediante intimidação, ameaça ou uso da força, para induzi-la a exercer sua sexualidade ou a limitar seus direitos reprodutivos.
 
d ) impõe comportamentos e papéis sociais resultantes da lógica de dominação do masculino sobre o feminino em toda a esfera social.
e ) retém ou destrói seus bens pessoais, recursos econômicos, objetos e documentos pessoais
QUESTÃO 2
O reconhecimento dos direitos indígenas na Constituição de 1988 foi garantido a partir
a ) das orientações e diretrizes de agências da Cooperação Internacional.
b ) da demanda e luta da Fundação Nacional do Índio.
c ) das exigências de latifundiários e fazendeiros.
d ) da luta unificada de organizações da sociedade civil e do movimento indígena.
QUESTÃO 3
(Mackenzie-2012)
Flagrantes mostram roupas da Zara sendo fabricadas por escravos
O quadro encontrado pelos agentes do poder público, e acompanhado pela Repórter Brasil, incluía contratações completamente ilegais, trabalho infantil, condições degradantes, jornadas exaustivas de até 16h diárias e cerceamento de liberdade (seja pela cobrança e desconto irregular de dívidas dos salários, o truck system, seja pela proibição de deixar o local de trabalho sem prévia autorização). Apesar do clima de medo entre as vítimas, um dos trabalhadores explorados confirmou que só conseguia sair da casa com a autorização do dono da oficina, só concedida em casos urgentes, como quando levou seu filho ao médico [...]. As vítimas libertadas pela fiscalização foram aliciadas na Bolívia e no Peru.
[...] Em busca de melhores condições de vida, deixam os seus países rumo ao "sonho brasileiro".
(Disponível em: <.">http://noticias.uol.com.br>.)
O conteúdo da reportagem tem relação com a questão do trabalho no mundo contemporâneo e
 
a ) caracteriza a exploração de trabalhadores em condições desumanas, seja em países ricos ou pobres, no que se convencionou chamar de "precarização do trabalho".
b ) ocorre apenas em países subdesenvolvidos, fato que justifica a opção de instalação da empresa mencionada no Brasil.
c ) não ocorre na Europa e na América do Norte, regiões onde os imigrantes são tratados segundo o respeito às leis trabalhistas, em países cujos governos igualam o tratamento entre trabalhadores nativos e estrangeiros.
d ) envolve apenas trabalhadores estrangeiros em áreas urbanas do Brasil, não se verificando condições desse tipo de superexploração do trabalho nas áreas rurais.
e ) tem se tornado cada vez menos frequente, pois o processo de Globalização tem permitido o combate desse fenômeno em todos os países do mundo.
QUESTÃO 4
Ingo Wolfgang Sarlet define a dignidade da pessoa humana como: "a qualidade intrínseca e distintiva de cada ser humano que o faz merecedor do mesmo respeito e consideração por parte do Estado e da comunidade, implicando, neste sentido, um complexo de direitos e deveres fundamentais que assegurem a pessoa tanto contra todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano, como venham a lhe garantir as condições existenciais mínimas para uma vida saudável, além de propiciar e promover sua participação ativa e corresponsável nos destinos da própria existência e da vida em comunhão com os demais seres humanos."
(SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988. Porto Alegre : Livraria do Advogado, 2001. p. 60).
Sobre o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana e sua correção com os Direitos Humanos, analise as afirmativas abaixo.
I) A Constituição Federal de 1988 é a primeira Constituição brasileira a consagrar o princípio da dignidade da pessoa humana como fundamento da República e do Estado Democrático de Direito;
II) Os direitos humanos são extraídos, em sua essência, do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, das exigências consideradas imprescindíveis e inescusáveis a uma vida digna e à proteção do ser humano.
III) A dignidade é um conceito a priori, anterior à própria existência do ordenamento jurídico, é um dado prévio, uma qualidade integrante e irrenunciável da própria condição humana.
IV) A Declaração Universal de Direitos Humanos (DUDH) não faz referência expressa à noção de dignidade da pessoa humana.
A concepção de dignidade é um conceito abstrato e formal que independe da análise do caso concreto e pode ser aplicada em qualquer cultura e sociedade.
a ) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
b ) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c ) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
d ) Somente a afirmativa I está correta.
e ) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
QUESTÃO 5
Sobre políticas públicas em prol da defesa dos direitos humanos, assinale a alternativa correta.
a ) Embora haja preocupação com a reabilitação das pessoas com deficiência mental, não houve investimento para aumentar o número de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e de Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT).
b ) Não podem ser considerados como instrumentos de políticas públicas os chamados conselhos de direitos, como, por exemplo, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente ( (CONANDA) (Lei 8.242/91), o Conselho Nacional de Assistência Social (Lei 8.742/93), o Conselho Nacional de Saúde (Lei 8.142/90) e o Conselho do Idoso (Lei 8.842/94).
c ) A Mobilização Nacional pela Certidão de Nascimento, que visava erradicar o sub-registro, não pode ser considerada política pública de promoção de direitos humanos, pois somente visa regularizar o registro civil das pessoas.
d ) Os Centros de Referência em Direitos Humanos "atuam como mecanismos de defesa, promoção e acesso à justiça e estimulam o debate sobre cidadania influenciando positivamente na conquista dos direitos individuais e coletivos" (SDH/PR, 2016). Estes centros não prestam servicos jurídicos, apenas prestam atendimento psicológico.
e ) O programa "De volta para Casa é um auxilio-reabilitação psicossocial, para assistência, acompanhamento e integração social, fora das unidades hospitalares, com pessoas acometidas de transtornos mentais, com história de longa internação psiquiátrica (dois anos ou mais de internação)" (SDH/PR, 2016)
QUESTÃO 6
O IBGE, com base no censo de 2001, estima que a população indígena compõe 0,4% da população brasileira, com um total de 740 mil indivíduos. Essa população é composta por
a ) 162 etnias distribuídas em todo o país, principalmente na Amazônia.
b ) 220 etnias distribuídas em todos os estados do país, à exceção de Paraná e Santa Catarina.
c ) 143 etnias distribuídas em todo o país.
d ) 220 etnias distribuídas em todos os estados do país, à exceção de Piauí e Rio Grande do Norte.
QUESTÃO 7
Quando os portugueses aportaram na África, encontraram povos que escravizavam outros povos vencidos em guerras. Essa escravidão doméstica existia porque
a ) um povo queria mostrar sua supremacia sobre o outro.
b ) o povo vencedor fazia escambo com os prisioneiros vencidos.
c ) um povo precisava aumentar seu capital, vendendo escravos para os europeus.
d ) um povo precisava utilizar os prisioneiros como mão de obra na agricultura.
QUESTÃO 8
Sobre o conceito de etnia assinale a assertiva verdadeira.
a ) O conceito não teve sucesso acadêmico, tendo sido logo abandonado.
 
b ) O conceito foi muito utilizado por pesquisadores urbanos que tentavam observar a sobrevivênciacultural em grupos assimilados pela cultura nacional.
c ) O conceito de etnia limitou ao uso rural e primitivo tendo pouca aplicação fora desta área.
d ) Como não tem relação com o termo identidade, o conceito apresentou limitações na sua aplicação.
Parte inferior do formulário

Continue navegando