Buscar

Questinário 5_Mayra Soares_Mitose e Meiose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Pró-Reitoria de Graduação – PROG
Centro de Ciências Agrárias – CCA
Curso de Medicina Veterinária
Disciplina: Biologia Celular e Molecular
Professora: Maria do Socorro Costa Oliveira Braga
Aluna: Mayra Gonçalves Soares
Data: 05/10/2020
Revisão de conteúdo
1) Cite e caracterize as fases da mitose.
R= A primeira fase da mitose é chamada de prófase, geralmente a mais longa do processo, nessa fase os centríolos terminam o trajeto em direção aos polos da célula, deslocamento iniciado na interfase, e emitem fibras do fuso mitótico que é uma estrutura formada por microtúbulos com a função de separar os cromossomos, algumas dessas se conectam aos centrômeros deles e ao final dessa fase a carioteca irá romper e desaparecer 
 A segunda fase é denominada metáfase onde temos o início do alinhamento dos cromossomos ao eixo central formado a placa equatorial, cada cromossomo deve estar preso a fibras dos dois polos do fuso para que não haja problemas na destribuição entre as células filhas.
 A terceira fase chamada de anáfase é uma etapa caracterizada pela separação das cromátides, é onde ocorre o encurtamento das fibras do fuso fazendo com que cada parte do cromossomo seja separada em polos opostos gerando cromossomos independentes.
 A quarta e, finalmente, última fase é chamada de telófase e nessa etapa começa a formação de novas membranas e o reaparecimento dos nucléolos formando duas novas células cada uma delas ficará com metade do DNA original. A conclusão da mitose estabelece o cenário para a citocinese que é o processo de divisão dos citoplasmas. 
2) Explique a principal característica da meiose.
R= A meiose é um processo celular que, ao invés de originar duas células-filhas diploides (2n), idênticas à célula-mãe, como na mitose, resulta em quatro células-filhas haploides (n). Ela ocorre nas células produtoras de gametas, masculinos e femininos e propicia as variações genéticas.
3) Qual a finalidade da meiose.
R= A meiose é importante para a criação de novas células germinativas, os gametas são células haploides que unem-se e formam novas células diploides, permitindo a formação de um novo ser vivo. 
4) Explique a principal característica da mitose
R= A principal característica da mitose é que as células filhas possuem o mesmo número de cromossomos que a célula mãe.
5) Qual a finalidade/função da mitose?
R= A mitose é o processo de multiplicação celular que ocorre naturalmente nas células do indivíduo já fecundado, também ocorre em todas as fases da vida, é importante para a criação de tecido e recuperação de tecido lesado.
6) Cite e caracterize as subfases da prófase I da meiose
R= Prófase I: é dividida em cinco etapas: 
 1.Leptóteno: há a condensação dos cromossomos;
  2.Zigóteno: os cromossomos, duplicados, emparelham-se com seus homólogos;
 3.Paquíteno: início das permutações (crossing-over), propiciando, em termos práticos, a variabilidade genética, uma vez que há a troca de segmentos homólogos entre cromátides não-irmãs de um par de cromossomos homólogos;
 4.Diplóteno: os cromossomos começam a se afastar, mas com seus centrômeros inalterados;
 5.Diacinese: há a completa separação dos homólogos e a carioteca desaparece.
7) Qual a importância do crossing-over?
R= A variabilidade genética existente entre os organismos das diferentes espécies é muito importante para a ocorrência da evolução biológica. Sobre essa variabilidade é que atua a seleção natural, favorecendo a sobrevivência de indivíduos dotados de características genéticas adaptadas ao meio. Quanto maior a variabilidade gerada na meiose, por meio de recombinação gênica permitida pelo crossing-over, maiores as chances para a ação seletiva do meio.
8) Qual a diferença entre a mitose e meiose?
R= A diferença entre mitose e meiose está no fato de que, apesar de serem processos de divisão celular, elas geram um número diferente de células-filhas, as quais também possuem uma quantidade distinta de cromossomos.
9) Qual a fase da meiose que é mais propensa a ocorrer erros ou disfunção cromossômica?
R= Certos defeitos cromossômicos estão associados a erros que podem ocorrer durante a meiose, particularmente pela não separação de determinado par de cromossomos homólogos, fenômeno conhecido por não disjunção.
Embora geralmente a não disjunção aconteça na anáfase I pela não separação dos’ cromossomos homólogos de um certo par, também pode ocorrer na anáfase II, como resultado da não separação das duas cromátides-irmãs de um cromossomo. Em um caso ou no outro, a consequência será a formação de gametas anormais, contendo cromossomos a mais ou a menos.
10) Aponte as diferenças entre a meiose I e meiose II.
R= Na meiose I há separação de cromossomos homólogos, a primeira divisão da meiose ocorre em fases, como na mitose: prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I. O pareamento dos cromossomos homólogos e o crossing-over (ou permutação), na prófase I, e a separação dos cromossomos homólogos, na anáfase I, são três eventos exclusivos da meiose.
Na meiose II há separação de cromátides-irmãs , a meiose II é semelhante à mitose. Entre o final da primeira e o início da segunda divisão meiótica, pode haver um intervalo — chamado intercinese — sem replicação do DNA. Os cromossomos das duas células resultantes da primeira divisão ainda estão duplicados, com duas cromátides-irmãs cada um. Durante a produção de gametas femininos em vertebrados, a meiose se interrompe temporariamente no final da prófase I. Os cromossomos se descondensam em alguns pontos, onde há intensa produção de RNA; ocorre aumento do citoplasma e acumulação de reservas nutritivas, fundamental para o desenvolvimento do embrião que pode se formar desse gameta. A meiose só se completa se o gameta feminino for fecundado.

Outros materiais