Buscar

Apol 05

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Botânica
Leia o fragmento de texto a seguir:  
“As angiospermas são um enorme grupo que abrange todas as plantas floríferas. Suas sementes se desenvolvem dentro de câmeras que se originam dentro das flores. O ciclo de reprodução das angiospermas inicia quando a flor do esporófito produz micrósporos, que formam gametófitos masculinos, e megásporos, que formam gametófitos femininos”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: STEIN, R. T.; et. al.. Morfologia vegetal. Porto Alegre: Sagah, 2018, p. 191. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595028432/>. Acesso em: 26.jan.2021.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Biologia Vegetal, analise as seguintes afirmativas sobre a reprodução das angiospermas:
I. Os grãos de pólen são revestidos por substâncias que conferem proteção contra a radiação, perda de água e o ataque de patógenos.
II. A parte da flor em que se formam os micrósporos se chama antera.
III. Os gametas masculinos são formados no interior do gineceu.
IV. Animais são dispersores de grãos de pólen pois estes apresentam substâncias nutritivas.
 
Está correto o que se afirma em: 
Nota: 10.0
	
	A
	I, II e IV, apenas. 
Você acertou!
Comentário: As afirmativas I, II e IV são verdadeiras, de acordo com o livro-base. “[II] A microsporogênese e a microgametogênese culminam na formação dos gametas masculinos. Dois processos distintos – microsporogênese e microgametogênese – levam à formação do microgametófito. A microsporogênese é a formação dos micrósporos (precursores unicelulares dos grãos de pólen), no interior do microsporângio ou saco polínico da antera. A microgametogênese é a formação do microgametófito até o estágio final, tricelular, do desenvolvimento [...]. A exina é composta pela esporopolenina, substância muito resistente [...] e que, aparentemente, é sintetizada principalmente pelo tapete. Esse polímero, composto principalmente por carotenoides, está presente na parede dos esporos de todas as plantas. [I] A esporopolenina fornece ao microgametófito uma barreira protetora forte contra a radiação UV, desidratação e o ataque de patógenos. [IV] Os grãos de pólen maduros podem ser liberados com amido ou óleo, dependendo do táxon considerado, constituindo uma fonte nutritiva para os animais". A afirmativa III é falsa. (livro-base, p. 456).
Questão 2/10 - Botânica
Leia o texto a seguir: 
As flores, além de seu valor ornamental e hortícola, correspondem a peça fundamental para a compreensão da taxonomia, sistemática e evolução das angiospermas. Sua função primordial na reprodução naturalmente tem sido o objeto de uma vasta quantidade de investigações, tanto morfológicas como fisiológicas e evolutivas. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão. 
Considerando o texto acima e os conteúdos do livro-base Biologia Vegetal, sobre as flores, analise as assertivas a seguir, marcando V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas: 
I.  ( ) As flores são estruturas perenes na maioria das plantas.
II. ( ) O termo “angiosperma” está relacionado com as estruturas da flor.
III.( ) Inflorescência é um agregado de flores.
IV.( ) A parte da flor na qual as peças florais são inseridas é denominada pedicelo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	E
	F – V – V – F
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é: F– V – V – F, de acordo com o livro-base. As afirmativas II e III são verdadeiras e as afirmativas I e IV são falsas, pois “[I] A flor é um sistema caulinar determinado – ou seja, um ramo que cresce por um tempo limitado – com esporófilos, os quais são folhas que portam esporângios[...] . [II] O nome 'angiosperma' deriva da palavra grega angeion, que significa 'vaso' ou 'recipiente' e sperma, que significa 'semente'. A estrutura que define a flor é o carpelo – o 'vaso'. O carpelo contém os óvulos, os quais se desenvolvem em sementes após a fecundação, enquanto o carpelo se desenvolve na parede do fruto. [III] As flores podem estar agrupadas de diversas maneiras, formando agregados denominados inflorescências [...]. O eixo da inflorescência ou da flor solitária é conhecido como pedúnculo, enquanto o eixo das flores individuais de uma inflorescência é denominado pedicelo. [IV] A parte do eixo na qual as peças da flor estão inseridas é denominada receptáculo” (livro-base, p. 456). 
Questão 3/10 - Botânica
Observe a figura a seguir: 
 
 
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem em seu contexto, ela está disponível em: RAVEN, P.H.; EVERT R.F. E EICHHORN S.E. Biologia Vegetal. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. p. 420.
Considerando a imagem acima e os conteúdos do livro-base Biologia Vegetal, assinale a alternativa correta que apresenta as características das estruturas reprodutivas samambaias: 
Nota: 10.0
	
	C
	A figura apresenta os soros, que são conjuntos de esporângios, os quais produzem esporos.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, de acordo com o livro-base. “Os esporângios comumente ocorrem em agrupamentos denominados soros [...], que podem aparecer como linhas, pontos ou manchas amplas com coloração amarela, alaranjada, castanha ou preta sobre a face inferior de uma fronde. Em muitos gêneros, os soros jovens são cobertos por apêndices especializados da folha, os indúsios [...], que podem murchar quando os esporângios estão maduros e prontos para dispersar seus esporos.” (livro-base, p. 418).
Questão 4/10 - Botânica
Leia o extrato de texto a seguir:  
“O crescimento primário é responsável pelo aumento em comprimento das raízes e dos caules, e o crescimento secundário, pelo aumento em espessura”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAVEN, P.H.; EVERT R.F. E EICHHORN S.E. Biologia Vegetal. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. p. 393.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do texto-base Biologia Vegetal, sobre o crescimento das plantas vasculares, é correto afirmar que: 
Nota: 10.0
	
	A
	O crescimento vertical das plantas ocorre devido a atividade dos meristemas apicais.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, de acordo com o livro-base. “O crescimento primário pode ser definido como o que ocorre relativamente próximo às extremidades da raiz e do caule. Ele se inicia nos meristemas apicais e está envolvido principalmente com o aumento em comprimento do corpo da planta – frequentemente o crescimento vertical da planta" (livro-base, p. 393).
	
	B
	O crescimento primário ocorre pela atividade dos meristemas laterais.
	
	C
	A largura das folhas de uma planta está relacionada ao crescimento secundário.
	
	D
	O crescimento em comprimento de raízes e caules ocorre devido ao câmbio vascular.
	
	E
	Os meristemas apicais são responsáveis pelo crescimento em espessura.
Questão 5/10 - Botânica
Leia o trecho de texto: 
“[...] as primeiras plantas superiores da Terra eram gimnospermas, surgindo há dezenas de milhões de anos, quando as samambaias gigantes ainda constituíam imensos bosques no interior dos continentes e os primeiros vertebrados iniciavam sua lenta evolução em terra firme”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: STEIN, R. T.; et. al.. Morfologia vegetal. Porto Alegre: Sagah, 2018, p. 164. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595028432/>. Acesso em: 26.jan.2021.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Biologia Vegetal, analise as seguintes afirmativas sobre evolução das plantas vasculares:
I. As plantas vasculares, assim como as briófitas, apresentam alternância de gerações heteromórficas.
II. Ao contrário das briófitas, as plantas vasculares possuem o esporófito mais proeminente que o gametófito.
III. Xilema e floema são exemplos de estruturas que se desenvolveram durante a evolução das plantas vasculares.
IV. Um evento importante na história evolutiva das plantas vasculares é a capacidade
de sintetizar lignina.
Está correto o que se afirma em: 
Nota: 10.0
	
	D
	I, II, III e IV.
Você acertou!
Comentário: As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras, de acordo com o livro-base. “[I] Tanto as briófitas quanto as plantas vasculares apresentam um ciclo de vida basicamente similar – a alternância de gerações heteromórficas – no qual o gametófito difere do esporófito. [II] Nas briófitas, no entanto, duas características são importantes: a presença de um gametófito de vida livre, que geralmente é a geração mais proeminente, e um esporófito que está permanentemente ligado ao seu gametófito parental, do qual é nutricionalmente dependente. Por outro lado, as plantas vasculares têm esporófitos de vida livre, que são mais proeminentes que os gametófitos [...]. [III] Relativamente cedo na história das plantas, o aparecimento de um sistema condutor de fluidos eficiente, consistindo em xilema e floema, solucionou o problema do transporte de água e de substâncias nutritivas na planta – uma séria preocupação para qualquer organismo grande, crescendo em ambiente terrestre. [IV] A capacidade de sintetizar lignina, que é incorporada às paredes das células de sustentação e das células condutoras de água, também foi um passo fundamental para a evolução das plantas” (livro-base, p. 391-392).
	
	E
	I, II e IV, apenas. 
Questão 6/10 - Botânica
Leia o excerto de texto a seguir:  
“Os tecidos condutores, também chamados de tecidos vasculares ou sistema vascular, estão relacionados com o transporte de solutos e água na planta. Sendo assim, são compostos pelo xilema, ou lenho, e pelo floema, ou líber. Em síntese, xilema e floema são os tecidos envolvidos na condução de substâncias e água nas plantas, sendo que ambos são encontrados juntos, tendo suas funções coordenadas [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: STEIN, R. T.; et. al.. Morfologia vegetal. Porto Alegre: Sagah, 2018, p. 84. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595028432/>. Acesso em: 26.jan.2021.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Biologia Vegetal, relacione os termos os termos listados abaixo as suas respectivas características: 
1. Tecido vascular.
2. Medula.
3. Estelo.
4. Eustelo.
( ) Cilindro vascular primário constituído por um sistema de feixes isolados presente na maioria das plantas com sementes.
( ) Cilindro central do corpo primário da planta formado por tecido fundamental e tecido condutor.
( ) Coluna central de tecido fundamental.
( ) Tecido primário localizado no cilindro vascular de raízes e caules. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	E
	4 – 3 – 2 – 1
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é 4 – 3 – 2 – 1, de acordo com o livro-base. [1] “Os tecidos vasculares primários – xilema primário e floema primário – e, em algumas plantas vasculares, uma coluna central de tecido fundamental conhecida como [2] medula constituem o [3] cilindro central, ou estelo, da raiz ou do caule no corpo primário da planta. São reconhecidos vários tipos de estelos, entre eles o protostelo, o sifonostelo e o eustelo [...]. [4] Se o cilindro vascular primário é constituído por um sistema de feixes isolados em torno de uma medula, como ocorre em quase todas as plantas com sementes, o estelo é chamado de eustelo [...]” (texto-base, p. 395).
Questão 7/10 - Botânica
Leia o extrato de texto a seguir: 
“Todas as plantas vasculares são oogâmicas — ou seja, elas apresentam grandes oosferas imóveis e pequenos anterozoides que nadam ou são conduzidos até a oosfera”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAVEN, P.H.; EVERT R.F. E EICHHORN S.E. Biologia Vegetal. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. p. 396.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Biologia Vegetal, a respeito da reprodução das plantas vasculares, assinale a alternativa correta: 
Nota: 10.0
	
	A
	Algumas plantas vasculares apresentam alternância de gerações heteromórficas.
	
	B
	O gametófito é maior e mais complexo que o esporófito.
	
	C
	A oosfera está presente no gametófito e o anterozóide faz parte do esporófito.
	
	D
	Os gametófitos das plantas com flores são mais reduzidos em comparação à outras plantas vasculares.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, de acordo com o livro-base. “Nas plantas vasculares, entretanto, a evolução do gametófito se caracterizou por uma tendência geral no sentido de redução no seu tamanho e na sua complexidade, sendo os gametófitos de plantas com flores, as angiospermas, os mais reduzidos de todos [...]” (livro-base, p. 396).
	
	E
	Anterozóides são popularmente conhecidos como grãos de pólen.
Questão 8/10 - Botânica
Leia a citação a seguir:  
"Em termos de sua história evolutiva, as angiospermas são um grupo de plantas com sementes com características especiais: flores, frutos e um ciclo de vida distinto, que as tornam diferentes de todas as outras plantas". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAVEN, P.H.; EVERT R.F. E EICHHORN S.E. Biologia Vegetal. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. p. 456.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Biologia Vegetal, sobre as sementes, assinale a alternativa correta: 
Nota: 10.0
	
	A
	A diferença entre a semente de angiospermas e de gimnospermas é a origem do material que nutre o embrião.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, de acordo com o livro-base. “As sementes das angiospermas diferem daquelas de gimnospermas quanto à origem de suas reservas. Em quatro filos de gimnospermas, o material armazenado provém do gametófito feminino. Em angiospermas, ele provém, pelo menos inicialmente, do endosperma, que nem é tecido gametofítico, nem esporofítico. Outra diferença interessante é que em Gnetum e nas angiospermas, o tecido nutritivo se forma após a fecundação ter ocorrido. Em outras plantas com sementes, de modo diferente, o tecido nutritivo é formado, parcialmente (em coníferas) ou inteiramente (outras gimnospermas), antes de ocorrer a fecundação” (livro-base, p. 456).
	
	B
	As sementes podem se desenvolver com ou sem fecundação, tanto em angiospermas quanto em gimnospermas.
	
	C
	A principal substância de reserva da semente é a água, para garantir a sobrevivência do embrião.
	
	D
	A semente de angiospermas dá origem ao gametófito e a semente de gimnospermas dá origem ao esporófito.
	
	E
	O que difere a semente de uma gimnosperma de uma semente de angiosperma é determinação sexual do embrião.
Questão 9/10 - Botânica
Leia o fragmento de texto a seguir:  
“As folhas são os principais apêndices laterais do caule. Independentemente de seu tamanho e estrutura final, elas se originam como protuberâncias (primórdios foliares) do meristema apical do sistema caulinar”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAVEN, P.H.; EVERT R.F. E EICHHORN S.E. Biologia Vegetal. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. p. 396.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Biologia Vegetal, relacione corretamente os termos referentes à evolução das folhas as suas respectivas definições:
 
1. Microfilo.
2. Megafilo.
 
( ) Folha relativamente pequena que contêm apenas um único feixe de tecido vascular.
( ) São encontradas na maioria das plantas vasculares.
( ) Folha que apresenta um sistema complexo de nervuras.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	E
	1 – 2 – 2
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, de acordo com o livro-base. “[1] Os microfilos são geralmente folhas relativamente pequenas, que contêm apenas um único feixe de tecido vascular. [2] Os microfilos são característicos de Lycophyta, enquanto os megafilos são encontrados em todas as outras plantas vasculares. [...] Diferentemente dos microfilos, o limbo, ou lâmina, da maioria dos megafilos tem
um sistema complexo de nervuras” (livro-base, p. 396).
Questão 10/10 - Botânica
Leia o excerto de texto a seguir:  
“Em geral, as flores das angiospermas eram diversas, tanto no número de peças florais como na disposição dessas peças. A maior parte das famílias atuais de angiospermas tende a ter padrões florais mais fixos e que não variam muito em suas características estruturais básicas dentro de uma família específica”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: STEIN, R. T.; et. al.. Morfologia vegetal. Porto Alegre: Sagah, 2018, p. 176. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595028432/>. Acesso em: 26.jan.2021.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Biologia Vegetal, relacione os verticilos florais listados abaixo as suas respectivas definições:
1. Gineceu.
2. Androceu
3. Corola.
4. Cálice. 
( ) Conjunto de partes masculinas da flor (estames).
( ) Conjunto de partes femininas da flor (carpelos).
( ) Conjunto de sépalas.
( ) Conjunto de pétalas. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 3 – 2 – 4
	
	B
	2 – 1 – 4 – 3
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é 2 – 1 – 4 – 3, de acordo com o livro-base. “Individualmente, as flores podem apresentar o total de até quatro verticilos de apêndices. [4] De fora para dentro, os verticilos são as sépalas (coletivamente, o cálice); [3] as pétalas (coletivamente, a corola); [2] os estames (coletivamente, o androceu); [1] e os pistilos ou carpelos (coletivamente, o gineceu)” (texto-base, p. 456).
	
	C
	3 – 2 – 1 – 4

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando