Buscar

ESTADO: força coercitiva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estado: força coercitiva
Segundo Weber (1982), o Estado tem força coercitiva perante os indivíduos, e tem a função de formular leis para controlar o comportamento da sociedade. Para que ele exista, então, o povo deve cumprir suas ordens e aceitar a sua autoridade. O autor afirma que: 
“O Estado é uma relação de homens dominando homens, relação mantida por meio da violência legítima (isto é, considerada como legítima). Ele é uma comunidade humana que pretende, com êxito, o monopólio do uso legítimo da força física dentro de um determinado território”.
Ou seja, para Weber, a presença do Estado deveria ser forte perante a sociedade. Esse poder que o Estado tem é uma forma de dominação, uma maneira de se impor. Porém, os indivíduos aceitam isso pois a instituição tem como objetivo um bem comum, manutenção da dignidade humana, além da garantir a segurança aos cidadãos. 
O tema que envolve os desafios o dia a dia dos profissionais da segurança pública vem sendo pauta como um dos maiores problemas sociais, trazendo à tona a manutenção da ordem a partir da gestão da segurança e coloca em pauta os efeitos psicológicos da profissão para esses indivíduos. 
Os policiais estão na linha de frente, mantendo a ordem social e a segurança das cidades, logo a negligencia do Estado para com os impactos negativos na psique desses profissionais, pode significar o insucesso das políticas de segurança pública. 
WEBER, Max. A política como vocação. In: GERTH, H. H. & MILLS, Wright (Org.). Max Weber: ensaios de sociologia. 5ª Edição. Rio de Janeiro: Guanabara, 1982. pp. 97-153.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais